Nacional, Estadual, Municipal e Empresa

Qual a ordem de hasteamento da Bandeira Nacional junto com a Estadual, Municipal de da Empresa?
Com a bandeira do Estado, Município e da empresa, a Bandeira Nacional deve ser hasteada no CENTRO-DIREITO; a do Estado à ESQUERDA da Nacional, dividindo as duas o centro; a do Município à DIREITA e a da Empresa à ESQUERDA, ao lado da bandeira do Estado.

Em resposta à sua mensagem, abaixo transcrita, informamos que no nosso sítio na rede mundial de computadores (www.patriotismo.org.br), no atalho “SIMBOLOS NACIONAIS”, está publicado o texto da Lei 5.700/71, que disciplina o uso dos Símbolos Nacionais. Dessa lei, para resposta à sua indagação, destacamos os artigos 10, 15, 16, 19, 20, 22, 30, 31 e 33.

Também naquele sitio, no atalho “Depoimentos”, estão publicados alguns textos que interessam à sua questão.

--------------------------------//////////////////------------------------------------

LEI 5.700: CAPÍTULO III - Da Apresentação dos Símbolos Nacionais - SEÇÃO I - Da Bandeira Nacional
Art. 10. A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
Art. 15. A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. Parágrafo Primeiro - Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. Parágrafo Segundo - No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais. Parágrafo Terceiro - Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.
Art. 16. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o tope e a última a dele descer.
Art. 19. A. Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendido como uma posição:
I - Central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes.
II - Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles.
III - À direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho. Parágrafo único. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo.
Art. 20. A Bandeira Nacional, quando não estiver em uso, deve ser guardada em local digno.
Art. 22. Quando distendida e sem mastro, coloca-se a Bandeira de modo que o lado maior fique na horizontal e a estrela isolada em cima, não podendo ser ocultada, mesmo parcialmente, por pessoas sentadas em suas imediações.
CAPÍTULO V - Do Respeito Devido à Bandeira Nacional e ao Hino Nacional
Art. 30. Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Parágrafo único. É vedada qualquer outra forma de saudação.
Art. 31. São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:
I - Apresentá-la em mau estado de conservação.
II - Mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições.
III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.
Art. 33. Nenhuma bandeira de outra nação pode ser usada no País sem que esteja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de realce, a Bandeira Nacional, salvo nas sedes das representações diplomáticas ou consulares.
---------------------------------------------------/////////////---------------------------------------------------
Atalhos:
É obrigatório alinhamento de mastros ?
Ricardo - Junqueirópolis - Fale Conosco - 10/10/2007
Qual o significado da expressão À DIREITA ?
Célia S.B. - Santos SP - Fale Conosco - 1/9/2007
Desfiles - Posição da Bandeira Nacional
H. L. - Pindamonhangaba - Fale Conosco - 15/8/2007

==================//////=====================
Mensagem RESPONDIDA
-------------------------------------------
Contato
-------------------------------------------
Data : 7/12/2007 07:20:37
-------------------------------------------
Nome : DIRCEO B....
Email :
Cidade : Bento Gonçalves
Mensagem: Eu tenho que hastear quatro bandeiras,do Brasil,do estado , do município e da empresa , qual seria a ordem das mesmas? Um abraço.

Dirceo - Bento Gonçalves - RS - Fale Conosco - 12/7/2007

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática