Homenagens às Secretarias de Educação e de Cultura

Neste domingo, durante a solenidade de inauguração das novas instalações das Secretaria Municipal de Educação e da Biblioteca Municipal, a Patriotismo entregou mimos a essas pastas, como agradecimento pelas parcerias que vêm sendo firmadas em diversos projetos desenvolvidos no município-sede, Macatuba (SP), desde 2005, ano da fundação da Patriotismo.

Na foto ao lado, flagrante das respectivas Secretárias, de Educação, Profª Lucinéia Paffetti , e de Cultura, Ellen Soares de Oliveira , sentadas e com os mimos no colo, durante a solenidade.

Desde a construção, o antigo prédio, localizado no centro da cidade, ao lado da praça Santo Antonio, abrigou as instalações da Prefeitura Municipal. Neste ano de 2007, após a sua desocupação em decorrência da inauguração do novo Paço Municipal 13 de Junho, o prédio original foi reformado e adequado para receber os dois importantes órgãos municipais.

Na foto ao lado, um flagrante do prefeito Dr. Coolidge Hercos Júnior , em meio as crianças do projeto EDUCARTES, que formam um Coral que, sob a regência da Maestrina e Profº Andréa Tamborim , tocou e cantou o “ Hino Nacional ” e o “Hino de Macatuba”. Esse projeto está sendo desenvolvido no município e consiste na permanência das crianças em período integral na escola na rede municipal de ensino, onde além de aulas, participam de inúmeras atividades recreativas e culturais. Em 2008 mais classes passarão a integrar esse projeto que, segundo o prefeito “é um compromisso que temos com as mães das crianças que estudam nos altos da cidade e que não tinham onde deixar os filhos enquanto estão no trabalho. Se não tivesse realizado mais nada na educação, só isso me faria dormir com o sentimento do dever cumprido”, complementou o prefeito em seu discurso na solenidade.
Nessas outras duas fotos, imagens das duas Secretárias, Lucinéia Paffetti e Ellen Soares de Oliveira segurando o mimo recebido da Patriotismo por mãos de alunos do projeto EDUCARTES. Nesses mimos estão impressos em plaquetas douradas os seguintes dizeres: “ AGRADECIMENTO pelo apoio e parceria em projetos. Macatuba, 09-dez-2007


CONHEÇA A HISTÓRIA DESSE PRÉDIO

Além de estar devidamente adaptado às necessidades da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal, e localizado numa região estratégica, no centro da cidade, o que mais chama a atenção nesse prédio é que a sua modernização foi pensada e executada de tal forma que o prédio original não perdesse sua principal característica de fachada, que remete à lembrança do Palácio do Alvorada, em Brasília.

Segundo Wladimir Humberto Vicente, ex-vereador, ex-vice prefeito por duas gestões em Macatuba e presente nessa solenidade, Sebastião Daré antigo funcionário da prefeitura, encarregado dos pedreiros e serventes, foi o construtor da antiga fachada do prédio, “muito embora não tivesse ido à Brasília, DF, logo após sua inauguração na década de 60. Encantado com o relato dos amigos que visitaram a recém inaugurada Capital Federal, Daré desenhou e executou essa linda fachada da prefeitura através dos relatos de seus amigos, que lá estiveram. Essa linha arquitetônica desse prédio faz parte da nossa história e deve, como foi, ser preservada, completou o “Wladi”, como é carinhosamente conhecido na cidade, involuntariamente trazendo à reflexão mais um exemplo prático da forte vocação cívica do Povo Macatubense, entranhada na nossa gente e na nossa história.

Outra preocupação nessa reforma e adequação foi a acessibilidade, de tal forma que na porta principal e nos calçamentos laterais do prédio, próximo à esquina, foram disponibilizadas três rampas para cadeirantes e pessoas portadoras de dificuldades motoras para subir e descer degraus. “ São esses pequenos detalhes que bem demonstram o elevado grau de comprometimento e respeito para com o Cidadão, pelos responsáveis pela preservação da nossa história passada e construção da história do nosso futuro “ , complementa Luiz Eduardo Franco, presidente da Patriotismo, também presente nessa solenidade.

As instalações da Secretaria Municipal de Educação receberam o nome de "Vera Lúcia Simon França Nogueira" , carinhosamente chamada de "Dona Vera", e que é professora no município há 38 anos. Presente na solenidade e acompanhada de familiares, a Profª Vera agradeceu a todos por meio de um emocionado e emocionante discurso.

As instalações da Biblioteca Municipal tem o nome do escritor "Carlos Drummond Andrade" .

Patriotismo - Secretarias de Educação e de Cultura - 12/9/2007

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática