DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA

Integrando o projeto mundial de comemoração do "Dia Internacional de Histórias de Vida a cada 16 de maio, a Patriotismo promoverá, em praça pública da cidade de Macatuba (SP), uma conversa de um antigo morador da cidade com a população, principalmente as crianças, oportunizando que o mesmo possa transmitir suas experiencias de vida e em particular a história do envolvimento de sua família com um personagem conhecidissimo na cidade: o Chicão.

Chicão é uma ave de rapina que vive pelas redondezas da residência do Sr. Salvador Santa Rosa da Costa, que ainda filhote, por familiares deste, foi salva de um incêndio no canavial em que estava o ninho. O filhote tinha uma das garras fraturada, o quê o impossibilitava fugir do fogo; certamente seria queimado. Bem cuidado e alimentado, o filhotinho tornou-se uma linda ave adulta, que diariamente alça voos pela região toda e retorna para o bairro, onde convive com as pessoas. Chicão é inconfundível em função da deficiencia na garra direita. Tornou-se, desde então, personagem principal de inúmeras histórias de vida. Chicão é um símbolo e referência para os macatubenses. Recentemente foi objeto de uma reportagem da Rede Record em Jornal Regional de grande audiência.

Projeto local:

A conversa, além de integrar as comemorações do Dia Internacional de Histórias de Vida, fornecerá material para publicação dessa história de vida em um livro, num projeto idealizado e coordenado pela Patriotismo desde dezembro de 2007, quando de uma homenagem prestada aos familiares do Sr. Salvador (vide neste sítio, à sua esquerda, no atalho "Agentes da Cidadania, notícia: " Palestras e Homenagens "), uma vez que o Sr. Salvador Santa Rosa da Costa, setuagenário, não domina a técnica da linguagem escrita.

O evento acontecerá a partir das 9h00m deste 16 de maio, defronte a residência do Sr. Salvador, na Av. Brasil, nº 4-34 (ao lado da bicicletaria), Vila Santa Rita, em Macatuba (SP).

O porquê do dia 16 de maio

A escolha do dia 16 de maio para o evento deve-se à campanha internacional de instituição desse dia como sendo o marco anual para valorizar, compartilhar, ouvir e coletar as histórias de vida de pessoas, num projeto desenvolvido pela Rede Internacional de Museus da Pessoa em parceria com o Center for Digital Storytelling, conforme notícia divulgada pelo sítio da organização Setor 3 do SENAC-SP no endereço indicado no final desta página:

_______________________________________________

Campanha mundial celebra 16 de maio, 1º Dia Internacional de Histórias de Vida
Da Redação
08/05/2008

A rede internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA) lançaram uma campanha mundial para celebrar em 16 de maio o 1º Dia Internacional de Histórias de Vida, que será comemorado pela primeira vez em todo o mundo como forma de lembrar a importância do registro e socialização de experiências de vida.

A campanha tem como objetivo mobilizar pessoas e organizações a apoiarem a data para que ela se torne referência e um marco anual para valorizar, compartilhar, ouvir e coletar as histórias de vida de pessoas e contará com ampla programação de eventos. Mais informações sobre a iniciativa em âmbito internacional podem ser obtidas no site oficial ( www.auscuti.org ), que também permite a troca de informações entre os participantes, como indica o próprio nome " auscultiem> ", que significa "escutar" em Esperanto, antiga língua universal.

As duas organizações estão convocando pessoas de todo o mundo para se encontrarem em locais públicos, praças, salas de aula, teatros ou até mesmo em ambientes virtuais no dia 16 de maio e compartilharem suas histórias. Outras organizações também estão convidadas para anunciar o dia em seus sites e organizarem atividades pela internet.

Alguns eventos já estão confirmados em diversos países, em cidades como São Paulo, Cidade do Cabo, Melbourne, Toronto, Estocolmo, Nova Zelândia, Los Angeles, Washington, Nova York, Cidade do México, Kenia, entre outras. Cerca de 80 organizações de 30 países demonstraram seu apoio ao Dia Internacional de Histórias de Vida. Confira o vídeo produzido pelo Museu da Pessoa para divulgar o evento no endereço: www.museudapessoa.net\oquee\comunicacao\oque_noticias36.shtml .


________________________________________

Serviço:
Informações sobre a programação e como participar entre em contato pelo e-mail internacional@museudapessoa.net ou por telefone (11) 2144-7170, com Ana Nassar, responsável pelas Relações Internacionais do Museu da Pessoa no Brasil.
Museu da Pessoa Brasil - www.museudapessoa.net

Programação do Museu da Pessoa no Brasil:
Roda de Histórias e Gravação de Histórias de Vida
Dia 12 de maio, segunda-feira: roda de histórias "Imigração Japonesa: sobreviventes da 2a guerra". Das 15h às 18h.
Dia 13 de maio, terça-feira: duas entrevistas no Museu Aberto, relacionadas ao tema da roda de histórias do dia anterior.
Dia 14 de maio, quarta-feira: roda de histórias "Histórias de Taxistas". Das 15h às 18h, no Museu da Pessoa.
Dia 15 de maio, quinta-feira: duas entrevistas no Museu Aberto relacionadas ao tema da roda de histórias.
Dia 16 de maio, sexta-feira, Dia Internacional de Histórias de Vida:
Mesa Redonda: "História Falada: Memória e Oralidade" às 19h30, sala 504 da PUC-SP
Visita de professores ao espaço Ponto de Cultura, Das 9h às 12h, no Museu da Pessoa. Limite de 20 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail sonia@museudapessoa.net
Roda de histórias com idosos - Das 15h às 18h, no Museu da Pessoa. - Limite de 12 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail: marcia@museudapessoa.net
Visita de jovens e círculo de histórias - Das 10h às 18h, na Praça do Pôr do Sol (bairro Vila Beatriz – SP) e no Museu da Pessoa. - Limite de 20 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail caio@ummilhaodehistorias.org.br
Mostra de vídeos e histórias de vida - Das 16h às 18h, no estúdio do Museu da Pessoa. Contação de histórias com apresentação do grupo Boca do Céu e lançamento do livro "Uma história muito linda: perpetuando a Rede LAC" - Das 19h às 20h30, no Museu da Pessoa.
Cabine de depoimentos - Das 11h às 19h, no metrô Santa Cecília. - O Museu da Pessoa vai colher depoimentos de pessoas na estação de metrô Santa Cecília, onde será instalada uma cabine.

Fonte: http://www.setor3.com.br/senac2/calandra.nsf/0/A8A4C150A8DEC0A9832574430014BE02?OpenDocument&pub=T&proj=Setor3

Rede Internacional de Museus da Pessoa - Dia Internacional de Histórias de Vida - 5/8/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática