JC Regional destaca Macatuba e projeto turístico

REGIONAL

VIVA MAIS O SEU MUNDO

10/06/2008
Macatuba investe no patriotismo para ser referência turística
Davi Venturino


Macatuba - No ano em que comemora os seus 108 anos de fundação, o município de Macatuba (46 quilômetros de Bauru) pleiteia o título de Capital Nacional do Patriotismo para atrair turistas. Para conseguir o feito, a prefeitura conta com o apoio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 2005.

O presidente da Oscip “Patriotismo”, o advogado Luís Eduardo Franco, explica que esta foi a forma que a cidade encontrou para criar uma atração turística e atrair visitantes. “Nós temos 11 municípios dentro do Coder (Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional) que estão com trabalhos regionais de turismo, no projeto Caminhos do Centro Oeste Paulista. Como nós não temos belezas naturais para atrair turistas para a cidade, nós vamos atraí-los com as nossas festas cívicas”, revela.

O objetivo, segundo Franco, é também reforçar, junto à população, a idéia de Macatuba ocupar o título de capital nacional do patriotismo com a realização do Desfile Cívico, no dia 15. “A comunidade vem desde 2005 participando dos trabalhos da Patriotismo. Ela vem desenvolvendo vários projetos para estimular as questões de valores, de pátria e civismo”, comenta.

A proposta conta com o apoio do prefeito Coolidge Hercos Júnior, que acredita que o desfile cívico será um marco. “Esse desfile será um marco na história de Macatuba, que registra ao longo desses 108 anos aspectos marcantes do perfil e formação patriótica da nossa comunidade. É a história que nos credencia a buscar o reconhecimento de Capital do Patriotismo”, explica o prefeito.

Coolidge aprovou a idéia e determinou a elaboração de um ato administrativo designando uma comissão especial preparatória das festividades, para que essa temática esteja presente não só nas comemorações deste ano, mas, também, em todas as comemorações cívicas do município. Franco ressalta que a Oscip “Patriotismo” vem realizando nestes três últimos anos várias ações em Macatuba com a intenção de torná-la o município mais patriótico do Brasil. “Nós estamos tentando conquistar o título. Na verdade, o desfile é um marco para trazer a comunidade para integrar um projeto maior que é o reconhecimento oficial da nossa cidade como capital nacional do patriotismo.

Nós queremos o reconhecimento estadual, nacional e internacional”, confirma. De acordo com Franco, nenhum município do País detém este título ainda.

O presidente da organização lembra ainda que, no ano passado, foi reinaugurado o monumento aos pracinhas na Praça Santo Antônio, no Centro. “E temos o projeto da praça da Bandeira”, completa.

José Carlos Ferreira, Secretário de Administração, salienta que a idéia é montar o desfile geral com cinco grupos temáticos, cada um deles representando uma região do País. O Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade será realizado no dia 15, às 19h, na avenida Coronel Vergílio Rocha.

No dia 13, aniversário da cidade, será inaugurado o novo prédio do Destacamento da Polícia Militar, que será cedido pelo Prefeitura Municipal. A banda regimental da polícia participará do evento. As novas instalações da PM ficam na rua São Paulo, na entrada da cidade pelo trevo da Aguinha.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_regional.php?codigo=132272

Davi Venturino - JC Regional - 6/10/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática