QUAL O LOCAL PARA QUEM HASTEIA A BANDEIRA?

Usualmente a posição de quem hasteia a Bandeira Nacional é a de postar-se atrás do dispositivo de mastros, tendo à frente deste o público.

A Lei 5.700 não detalha essa posição, apenas diz que em todas as apresentações em território brasileiro a Bandeira Nacional deve ocupar sempre o lugar de honra e sua posição deve ser central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes.

Para a hipótese consultada, em que há pouco espaço entre o mastro e o local usualmente destinado a quem hasteia, a orientação é de que essa pessoa/autoridade permaneça o mais próximo da linha do cordão de hasteamento e à esquerda do mastro, de frente para o público (para maior liberdade para puxar/acionar o cordão).

Nesses casos o responsável pelo cerimonial deve ter bom senso e adequar a situação, evitando desconforto às autoridades.

Contudo, não havendo alternativas a lei não impede essa pessoa fique de costas para o público, pois em solenidades como tais o lugar de honra é reservado pela lei à Bandeira Nacional.

Atenciosamente,
Patriotismo.org.br

============== MENSAGEM RESPONDIDA ===============

Mensagem do site Patriotismo.org.br
-------------------------------------------
Contato
-------------------------------------------
Data : 9/7/2008 22:51:15
-------------------------------------------
Nome : Carlos Eduardo --------
Email : -------
Cidade : Lins/SP
Mensagem: Prezados senhores.
Em seu site sobre posição das bandeiras consta: ..... Ou seja, lado direito, nesse caso, corresponde à direita de quem hasteia a bandeira e não de quem está de frente para ela.
Pergunto:
A pessoa que hastear a Bandeira deve fazê-lo de costas ou de frente para o público? É comum ver-se nas repartições públicas (prefeituras, câmaras) os mastros serem colocados junto a parede, sobrando pouco espaço para os hasteadores se colocarem de frente para o público.
Agradeço a gentileza da resposta

Carlos Eduardo - Lins (SP) - Fale Conosco - 7/10/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática