REVOLUÇÃO CULTURAL - área e vagões abandonados

Após restauração e adequação das depredadas instalações da antiga Estação Ferroviária, no final de junho de 2008 a comunidade Pederneirense ganhou um novo e moderno centro cultural.

No local foi instalada a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pederneiras, cidade localizada no centro-oeste paulista.

A antiga estação, a exemplo de outras ao longo da linha férrea da extinta Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), é um marco arquitetônico e estava completamente abandonada, sofrendo depredações e servindo de abrigo à marginalidade. Esforços, viagens e muita negociação política pela Prefeita Municipal Ivana Maria Bertolini Camarinha possibilitaram a ocupação do prédio e resultaram na conquista de verbas públicas para a sua restauração e adaptação como novo centro cultural.

Essa retomada e destinação das instalações da antiga estação ferroviária representa um marco histórico de respeito à cidadania em Pederneiras.

No passado, a estação de Pederneiras desempenhou importante papel no sistema ferroviário do estado de São Paulo, com diversas áreas de manobra e circulação de trens. Hoje poucos trens de carga passam pelo local e apenas os ramais primário e secundário são utilizados. O restante do pátio há décadas está abandonado. Considerável parte dos trilhos foram retirados. Ali, cerca de 26 vagões de cargas estão parados, sofrendo a ação do tempo e do abandono.

Conhecendo essa triste realidade e o interesse do município em transformar aquilo que era o símbolo do descaso em espaço útil, voluntários da organização irão promover estudos e sugerir ações visando a utilização desses vagões em projetos educativos-culturais.

Nesta quarta-feira, feriado paulista de 9 de Julho, membros da Patriotismo estiveram visitando o Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”, a convite do Diretor de Cultura de Pederneiras, Jaime de Oliveira Assêncio.

Os sinais do abandono dos arredores da antiga Estação Ferroviária são evidentes, chocam e foram fotografados. Vagões e a área do pátio de manobras representam importante patrimônio que a cidade pode e deve utilizar. Esse registro fotográfico irá subsidiar os estudos e as propostas de projetos por voluntários da Patriotismo, para encaminhamento ao Poder Público Municipal de Pederneiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A área do pátio de manobras é imensa e pode ser utilizada como local de eventos. Os vagões, se reformados e postos lado a lado, com uma passarela de circulação entre eles, poderão servir como locais para realização de projetos educacionais e culturais, como salas de aulas, de leitura, reuniões, projeção de vídeo, brinquedoteca, enfim, inúmeras atividades culturais no município”, destacou um dos membros da Patriotismo durante a visita, complementando que “ enquanto há 76 anos atrás neste local os trens transportavam soldados da revolução constitucionalista, hoje estamos passando por aqui para apoiar e colaborar com uma outra revolução, cultural e de respeito à cidadania em Pederneiras”.

Patriotismo - Centro Cultural - Pederneiras (SP) - 9/7/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática