Impacto do Dia Internacional de Histórias de Vida

A participação da Patriotismo nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA esta registrada no relatório mundial divulgado pela organização Ausculti (www.ausculti.org/may16report.pdf). Confira. Nossa atividade naquele dia está registrada na página nº 13 do arquivo, que está em formato "pdf").

O Comitê Organizador do Dia Internacional de Histórias de Vida, Museu da Pessoa & Center for Digital Storytelling divulgou, nesta terça-feira, o relatório das atividades e comemorações 2008.

Introdução

Tudo começou com duas pessoas em continentes diferentes com a mesma idéia: mobilizar pessoas e organizações ao redor do mundo para utilizar o poder das histórias de vida com o intuito de promover o diálogo e a diversidade. A partir dessa visão inicial Joe Lambert do Center for Digital Storytelling (EUA) e Karen Worcman do Museu da Pessoa (Brasil, Portugal, Canadá e EUA) desenvolveram a campanha Escute! Dia Internacional de Histórias de Vida – um dia para comemorar e fortalecer o crescimento do movimento de histórias de vida que funciona como energia para a mudança.

O dia escolhido para a inauguração deste evento anual foi o 16 de maio de 2008. Mais de 90 eventos aconteceram em 20 países, além de ambientes virtuais. As pessoas reuniram-se em salas de aulas, salas de estar, nos salões da comunidade, em parques públicos, bibliotecas, auditórios e teatros e também por meio de sites da internet, com troca de e-mails e ambientes virtuais para ouvir as histórias uns dos outros. Desde um festival de filmes de histórias pessoais digitais realizado em Wageningen na Holanda até um círculo de contação de histórias de sobreviventes da violência pós-eleição em Kibera no Quênia, milhares de pessoas juntaram-se na antiga tradição de compartilhar, escutar e aprender com as histórias de vida.

O Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa tornaram-se parceiros para fornecer a estrutura e o suporte para o Dia Internacional de Histórias de Vida. Utilizando a vantagem da internet eles desenvolveram um site dedicado a esse dia, completo com um calendário mundial dos eventos, um mapa das organizações participantes, idéias de eventos de contação de histórias, atualizações do anfitrião do blog participante e fotos de diversos eventos locais.

Contação De Histórias para Mudança Social

Compartilhar histórias de vida é uma parte crítica do processo democrático. Conforme as pessoas e as organizações contam e ouvem as histórias pessoais e coletivas, elas entregam-se a um diálogo baseado na autenticidade de suas experiências. Isso fornece a oportunidade de aprenderem uns com os outros e de relacionarem-se através das diferenças.

O Dia Internacional de Histórias de Vida reúne o movimento internacional dos contadores de história de vida, que utiliza uma ampla gama de práticas, em torno de um objetivo compartilhado objetivo compartilhado. Seja fomentando um projeto de história local, seja encorajando pessoas a compartilharem suas vidas, escrevendo e produzindo histórias, por meio da mídia digital ou analógica, essas histórias servem ao processo crítico de democratização da cultura e de promoção da mudança social.

Conectando Pessoas e Comunidades Mundialmente

Os mais de 90 eventos em 20 países, inclusive o virtual, refletem a natureza global dessa iniciativa. Além do Brasil e dos EUA, os eventos aconteceram na Índia, Palestina, Noruega, Canadá, Austrália, Reino Unido e África do Sul, entre outros. Cada organização adotou suas próprias ferramentas e aproveitou a inspiração do Dia Internacional de Histórias de Vida para criar um evento adaptado exclusivamente às suas próprias necessidades, recursos e objetivos.

As atividades realizadas abrangeram desde eventos conectados pela alta tecnologia até reuniões familiares. Montana nos EUA e Alberta no Canadá, por exemplo, reuniram-se via videoconferência para receberem o autor Ben Mikaelsen, que encorajou prazerosamente as crianças do ensino fundamental em ambos os países a darem forma a uma história pessoal. Jovens e senhores uniram as gerações para compartilharem suas perspectivas em Cornella na Catalunha. Em São Paulo, no Brasil, sobreviventes da bomba atômica da comunidade Japonesa compartilharam suas experiências dentro de um círculo de histórias. Já no mundo virtual, pessoas no Second Life reuniram-se para compartilhar algum fato milagroso que aconteceu em sua vida.

Impacto do Dia Internacional de Histórias de Vida

Os resultados de uma análise da participação dos coordenadores dos eventos realizados demonstraram que 84% concordam fortemente que o Dia Internacional de Histórias de Vida pode ajudar a criar uma mudança social. A grande maioria – mais de 95% – declarou que o evento correspondeu ou superou as expectativas e um número similar afirmou que planeja participar do evento no próximo ano.

Apoio da Comunidade Global dos Contadores de História

Os endossos do Dia Internacional de Histórias de Vida vieram de todas as partes do globo. Mais de 240 organizações e indivíduos deram seu apoio à iniciativa, incluindo a Oslo University College (Oslo, Noruega), PANOS Oral History Programme (Londres, Reino Unido), Dave Isay (StoryCorps, EUA) e Sonke Gender Justice Network (África do Sul). A ampla gama de organizações e de indivíduos atesta a capacidade do Dia Internacional de Histórias de Vida em conectar uma rede de contadores de histórias locais trabalhando com a mídia.

Um Mundo Formado pelas nossas Histórias de Vida

O primeiro Dia Internacional de Histórias de Vida é o começo de um movimento crescente para utilizar a sabedoria e o poder das nossas experiências de vida para mudar nossas comunidades de maneira positiva. Esperamos que você junte-se a nós no dia 16 de maio de 2009 para compartilhar suas histórias de vida, escutar as dos outros e para fazer parte desse movimento para a mudança social.

Visite www.ausculti.org/may16report.pdf para ver o relatório completo do Dia Internacional de Histórias de Vida,de 16 de maio de 2008

Museu da Pessoa - www.ausculti.org - 7/29/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática