Palestra aos Legionários Mirins de Pederneiras

O tema “A Pátria somos nós” e a importância dos pequenos gestos como um dos elementos de inserção no mercado de trabalho, foi debatido com cerca de 110 legionários membros da LEGIÃO MIRIM DE PEDERNEIRAS (www.legiaomirimpederneiras.com.br) na manhã deste domingo (27-7-2008), nas dependências do salão do Lions Club, em Pederneiras (SP).

A motivação participativa e voluntária foi o eixo da palestra-debate.

Após a exibição de um vídeo-motivador com imagens ao som do Hino Nacional cantado pelos presentes, foram discutidos aspectos da importância da participação de cada um na vida ativa da nação, do estado, do município, do bairro, quarteirão e residência familiar; também a influência de cada pequeno gesto na formação do cidadão. O objetivo foi motivar reflexão dos jovens participantes sobre a diferença entre patriotismo, nacionalismo e fanatismo esportivo e a importância dos pequenos gestos para a formação do cidadão-profissional.

No final da palestra, legionários auxiliaram o palestrante, estendendo uma faixa com o tema da palestra: “A Pátria somos nós”, em resposta à pergunta sobre qual seria a conclusão daquela conversa. Em seguida foram distribuídos adesivos com a logomarca da Patriotismo, como convite para visitação no sítio da entidade na rede mundial de computadores.

Além dos legionários mirins, participaram do evento, os dirigentes da Legião Mirim de Pederneiras, Nestor Neves Júnior e o pessoal de apoio Antonio Caffeu, Juliana Barbosa G. Avante, Rafaela Ivelize Bertizoli, Tamires Fernanda Sales da Silva e Denis Wilson Bessi.

O palestrante foi apresentado pelo ex-presidente da Legião Mirim, Eduardo Angelo Pavanato, que informou um breve currículo do presidente da Patriotismo, advogado Luiz Eduardo Franco aos jovens. Pavanato ressaltou o início da carreira do palestrante ainda jovem, na década de 70, no Forum Benedicto Sória em Pederneiras, quando a Legião Mirim ainda não existia, enfatizando que ele, palestrante, “não foi legionário, mas assistiu ainda jovem o surgimento da Legião em 1974, nascida nos corredores do Forum local”, e renascida mais recentemente com sua reativação enquanto presidente da entidade. Nesta foto, um flagrante da entrega do Certificado de Destaque do Mês à Legionária que mais se destacou durante o mês de junho de 2008.

HISTÓRIA

A Legião Mirim de Pederneiras foi fundada em novembro de 1974. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o atendimento educacional, formação profissional e pessoal ao adolescente da faixa etária entre 14 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, residentes na cidade e freqüentadores do ensino fundamental ou médio. A prioridade é o adolescente de nível sócio econômico mais carente e em situação de risco pessoal e social. Especial destaque é dado à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, com o fim de encaminhar o legionário no mercado de trabalho educativo na cidade.

Os objetivos-fins da entidade são: a redução da exclusão social; o fortalecimento do vínculo familiar; o exercício da cidadania dos adolescentes legionários.

A Legião Mirim de Pederneiras é reconhecida no Estado como de utilidade pública (Lei nº. 13.053, de 6.6.2008), inscrita no PRO-SOCIAL da Assistência Social do Estado (SEADS 29 NOV2006) e no âmbito municipal, reconhecida como de utilidade pública (Lei nº. 2.347/2003) e registrada nos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (nº. 08/2005) e de Assistência Social (nº. 15/2005).

A sede da entidade é na Rua Fausto Furlani, nº. O-783, Jardim Alvorada, CEP 17.280-000 (telefones: 3283-3584 e 8146-8041). O atendimento pessoal é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h00m às 17h00m. O endereço eletrônico é o: contato@legiaomirimpederneiras.com.br.

O membro fundador e voluntário-colaborador da Patriotismo, Domingos Dias Sorze, também faz parte da diretoria da Legião Mirim de Pederneiras.

Maiores detalhes e informações, visite o sítio www.legiaomirimpederneiras.com.br

Patriotismo - Legião Mirim de Pederneiras - 7/27/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática