Campanha local dá início às comemorações 2008

Como tradicionalmente ocorre, as comemorações cívicas da Patriotismo anualmente são concentradas entre o início da Semana da Pátria (1º de Setembro) até o Dia da Bandeira (19 de Novembro).

Em Macatuba (SP), neste 2008, essa comemoração contará com um diferencial: início de uma nova etapa da campanha voltada à conquista do reconhecimento público do município como "Capital Nacional do Patriotismo".

Atendendo a expectativa e sugestões da população, serão distribuídas na cidade duas mil bandeirolas para ornamentar as residências. Acompanhará cada bandeirola um material didático, especialmente criado para atividades das crianças. Nele estão desenhos para serem pintados, retratando situações sugerindo várias formas para colocação das bandeirolas nas residências.

As bandeirolas, que medem 28 x 43 cm, foram confeccionadas pela empresa de brindes Ictus (www.ictusbrindes.com.br) em tecido faileti, 100% polister, com impressão em silkscreen em 4 cores, acabamento em costura overlok, com alça para haste em plástico injetado, em cores diversificadas.

O material impresso que acompanhará as bandeirolas na distribuição é criação da agência de publicidade "PROPAGARE DIGITAL" (www.propagaredigital.com.br f:14 - 3263-5901), que tem em sua equipe um voluntário da Patriotismo, o publicitário Beto Galassi.

A distribuição dessas bandeirolas dentro do projeto de transformação da cidade num ícone do civismo, tornou-se possível graças ao empenho do empresariado e voluntários da organização em Macatuba.

O trabalho didático desse material impresso em quadrinhos ilustrativos será feito pelas Professoras da cidade e objetiva, além de orientar a melhor forma de fixação nas residências, também proporcionar atividades educativas para as crianças da rede pública de ensino, que pintarão os quadrinhos em sala de aula e farão exposições do resultado nas escolas.

A campanha relacionada com esse projeto busca o reconhecimento público de "Capital Nacional do Patriotismo" para Macatuba, com o resgate e estímulo da vocação histórica da comunidade macatubense nas questões cívicas e, com foco nisso, demonstrar a importância do amor à Pátria na vida de cada cidadão. "É visível a preocupação dos macatubenses em demonstrar respeito às coisas da Pátria, ao bem público e à organização urbana. Com bons exemplos, conquistaremos o reconhecimento que buscamos e, com isso, certamente virão turistas e recursos para a cidade", ressalta o Vice-presidente José Henrique Soares, que recentemente representou a organização em solenidade dos jovens Reservistas Macatubenses.

Sensível ao movimento cívico coordenado pela Patriotismo, os Poderes Executivo e Legislativo estão escrevendo a história com o envio e discussão de um projeto de lei instituindo o patriotismo como eixo central de todas as ações cívico-administrativo-político-educacional no âmbito do município. "A aprovação dessa lei será um marco histórico em Macatuba, pois além de demonstrar a sintonia fina existente entre os Poderes Executivo e Legislativo com a história e o anseio da população, resgata marcante vocação cívica dos fundadores da cidade", observa o presidente da organização, Adv. Luiz Eduardo Franco, que encaminhou ofício de apoio ao Legislativo:

Ofício nº. 0442008
Macatuba, 26 de agosto de 2008
Ref: Manifestação sobre Projeto de Lei; disponibilidade dos Membros da Patriotismo para assessoramento aos Vereadores sobre o assunto; convite para o Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras inservíveis 2008.
Excelentíssimo Vereador Presidente:
Tomando conhecimento da tramitação do Projeto de Lei que propõe instituir a divisa “
Capital Nacional do Patriotismo" e o patriotismo como eixo central de todas as ações cívico-administrativo-político-educacional no âmbito do município, tomamos a liberdade de encaminhar o presente ofício à Vossa Excelência e demais Membros da Mesa e desse Legislativo, para aplaudir a iniciativa e adiantar nosso testemunho de que a sua aprovação, além de inserir com láureas o Legislativo Macatubense mais uma vez como um ativo e decisivo personagem na construção da história positiva de Macatuba, será de fundamental importância à nova etapa que se pretende dar ao projeto coletivo de transformação de Macatuba num ícone do civismo nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional. As ações que culminaram nessa proposta já estão trazendo benefícios à comunidade, o quê demonstra que estamos no caminho certo. O turismo é uma força mundial que pode gerar importantes receitas ao comércio, artesanato, aos serviços, e outros setores locais. Fruto das diversas ações voltadas ao projeto coletivo, Macatuba já atrai a atenção da região e atrairá - como no passado saudosamente já atraiu - multidões de turistas que para cá virão participar e assistir nossas festividades cívicas. Não obstante a natureza não tenha dotado o município de grandes atrativos turísticos naturais – fator decisivo no competitivo mercado turístico regional – temos um diferencial importante que a história dos Macatubenses registra com letras de ouro: nosso elevado espírito cívico. Aliás, oportuno lembrar que esta Casa de Leis tem no registro de sua primeira reunião após a fundação do Município, a histórica preocupação em bem demonstrar nosso espírito patriótico. Esse é o nosso grande diferencial.
Temos confiança de que o elevado espírito participativo e histórico desta Casa de Leis mais uma vez será decisivo, fazendo com que os trâmites dessa proposta seja o mais breve possível, aprovando-a com ou sem aprimoramentos, mas num curto espaço de tempo, pois neste ano ocorre o CENTENÁRIO das comemorações do Dia da Bandeira.
Embora criada em 1889, a primeira festa dedicada ao Pavilhão Nacional ocorreu em 1908, por iniciativa do poeta e jornalista, Olavo Bilac. Nesse contexto, no dia da Bandeira (19 de Novembro), realizaremos aqui em Macatuba, em praça pública e pela segunda vez, o
CERIMONIAL PECULIAR DE INCINERAÇÃO DE BANDEIRAS INSERVÍVEIS. Neste ano o comando do cerimonial ficará à cargo da MARINHA DO BRASIL, com a participação das demais Armas e Forças. Será uma festa cívica marcante para que se torne tradicional e atrativa aos brasileiros que anseiam por conhecer detalhes desse Cerimonial e do esforço coletivo dos Macatubenses em conquistar o reconhecimento público como sendo a “Capital Nacional do Patriotismo". Assim, também é o presente para convidar Vossa Excelência e todos os demais Membros do Legislativo a participarem e contribuírem com mais essa realização.Para maiores detalhes sobre o projeto coletivo e cerimonial, continuamos à disposição dessa Casa de Leis.
Adv.
Luiz Eduardo Franco
Presidente da OSC Patriotismo

Ao
Exmo. Vereador
MOACIR SILVESTRINI
DD. Presidente da Câmara Municipal de Macatuba
Em mãos.


COMEMORAÇÕES NA CAPITAL PAULISTA

Veja a "Campanha de Embandeiramento" do centro velho de São Paulo, promovida pela associação VIVA CENTRO, naquela Capital:

VIVA O CENTRO – clique aqui

Propagare Digital - Ictus- Patriotismo - Semana da Pátria - 8/28/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática