COMEMORAÇÕES 2008

Nossa organização concentra as atividades festivas anuais no período compreendido entre a Semana da Pátria (1º a 7/9) até o Dia da Bandeira (19 de Novembro).

Neste ano de 2008 serão realizadas as seguintes atividades:

Campanha “Agentes da Cidadania, com distribuição de bandeirolas e material impresso para trabalho em sala de aula, voltado à temática da cidadania e do projeto de reconhecimento público de Macatuba como Capital Nacional do Patriotismo. São 2.500 bandeirolas para serem fixadas em residências, empresas, escolas, etc.
fase: em curso, já confeccionado material, em distribuição e palestras junto aos professores;

Na foto acima, defronte o Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, as crianças do projeto EDUCARTES exibem as primeiras bandeirolas distribuídas nessa Campanha.
Abaixo, a foto do jovem que interpretou D.Pedro nas comemorações do Dia da Independência, pela Secretaria de Educação de Macatuba, que preparou uma peça interpretada pelas crianças do projeto EDUCARTES.

A conversa com uma coruja (sabedoria) momentos antes de adormecer, desperta na pequena Ritinha um sonho onde D.Pedro, José Bonifácio, Tiradentes e Teodoro da Fonseca discutem sobre qual seria mais importante para a história do Brasil. Um vídeo com imagens temáticas das regiões do Brasil, trouxe parsa o palco danças típicas de cada uma delas.

Cerimonial de abertura da Festa do Peão de Macatuba, que inicia hoje, quarta (3-set) e vai até domingo (7-9) no recinto de exposições. Toda a parte cerimonial, de execução dos Hinos e de entrega das Bandeiras está a cargo da organização.
obs: ao lado do recinto onde acontece a festa, no GINÁSIO MUNICIPAL BRASÍLIO ARTIOLI, acontece:

b.1) evento cultural, com exposição de FOTOS ANTIGAS do projeto “Contando nossa história

” b.2) exposição de obras do artesanato local e de artistas plásticos, sob a coordenação da AMARTE (Associação Macatubense de Artesanato e Expositores).

b.3) exposição de produtos industriais e de serviços da cidade, com especial destaque às sacolas ecologicamente corretas, fabricadas na cidade;

b.4) projetos cívicos, com a conclusão do projeto “Construindo Nossa Pátria com as Mãos”, realizado durante 2007/08 e exposição de um dispositivo com a Bandeira Nacional e bandeiras dos Estados (essas bandeiras é que farão a abertura da Festa do Peão, nas mãos de 27 crianças, que entrarão na arena de rodeios com elas para a solenidade de recepção da Santa protetora dos Peões (N.S.Aparecida), pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, e execução do Hino Nacional.)

Esses eventos culturais foram possíveis graças a parceria entre a Secretaria da Cultura, Câmara Municipal, AMARTE e PATRIOTISMO e acontecem de hoje à domingo, com entrada gratuita.

c) VII ANTOLOGIA POÉTICA – Concurso Cultural fruto da parceria das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura e Patriotismo. O tema escolhido por votação das escolas participantes será: NOSSO FUTURO, que será subdividido em categorias: infantil, juvenil, adulto
Fase atual: Reuniões preparatórias da comissão organizadoras realizadas;
Sugestões e escolha do tema: já realizado;
Reunião com os professores (Municipais, já realizadas; Estaduais, em curso)
Produção de textos pelos participantes: em curso (entrega até o dia 3/10 – no máximo 20 poesias por Escolas (3 municipais e 3 estaduais + 20 de cidadãos/participantes fora da rede de ensino)
Julgamento e editoração do livreto do concurso: de 04/10 a 4/11)
Encerramento e premiação – noite de autógrafos: 5/NOVEMBRO (Dia internacional da Língua Portuguesa).

Palestra na Escola Estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição, em conclusão a uma etapa do projeto “Agentes da Cidadania”, com orientação aos jovens sobre o futuro profissional e explanação sobre o projeto “Macatuba Capital Nacional do Patriotismo” fase: realizada (de 10-6-2008 a 3/9/2008)

Projeto “Agentes da Cidadania”. Evento: apoio e orientação para fundação da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DOS ALTOS DE MACATUBA (AMAM). Assembléia de fundação: 6/9/2008, 19hs, no CRAS – Altos da Cidade;
fase: editais de convocação já publicados;
reuniões com moradores já realizadas;
reunião de material para a assembléia: em curso;

TROCA DA BANDEIRA na Sede do Patriotismo. Evento comemorativo dos 3 anos de fundação da organização (1º de setembro de 2005). Horário: 9 hs; Endereço: Sede da Patriotismo, Av. Brasílio Artioli, 1.36);

Dia Internacional da Língua Portuguesa – conclusão da VII ANTOLOGIA POÉTICA – NOSSO FUTURO (ver acima)

15 de Novembro –– Realização da “Corrida da República”. Trata-se de uma corrida para pedestres (Adultos e crianças), com circuíto pelos principais pontos da cidade. Faz parte das comemorações da Proclamação da República. Parceria entre o Depto Municipal de Esportes e a Patriotismo.

CERIMONIAL DE INCINERAÇÃO DE BANDEIRAS INSERVÍVEIS – Cerimonial realizado anualmente em praça pública, este ano na PRAÇA SANTO ANTONIO (Centro), a partir das 10h30m do dia 19 de Novembro (Dia da Bandeira), sob o comando da MARINHA DO BRASIL e participação de representação das demais forças armadas, polícias militares, escolas, clubes de serviços, comunidade em geral. Com esse cerimonial encerramos as comemorações anuais desse período.

Patriotismo - Semana da Pátria Lingua Portuguesa e Dia Bandeira - 8/30/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática