Desfiles cívicos movimentam região

Municípios da região de Bauru vão comemorar a independência do Brasil, no dia 7 de setembro, em grande estilo. Cidades como Barra Bonita, Botucatu, Garça, Jaú, Lins, Macatuba, Pirajuí e Santa Cruz do Rio Pardo vão mobilizar milhares de pessoas nos desfiles cívicos durante a manhã deste domingo.

O desfile em Jaú será realizado na rua Major Prado, a partir das 9h. Além dos integrantes do Tiro de Guerra 02-019 devem desfilar as escolas estaduais e municipais, viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, alunos da Escola Técnica (Etec) de Jaú e do Colégio Santo Exupery. .

Haverá também o desfile da Fanfarra da 3.ª Idade do Sesi e da Banda Aristocrata. “Este ano estamos fazendo uma divulgação maior e esperamos a presença de grande público”, comenta o 1.º Sargento do Exército Valdeni Chaves da Silva. .

Já em Santa Cruz do Rio Pardo, o tradicional desfile oficial de Sete de Setembro prevê cerca de 4 mil participantes que trarão diversos temas para as ruas da cidade. O trajeto do desfile, que começa às 8h, será a avenida Tiradentes, com saída na altura da Associação dos Deficientes Físicos (Adefis) e término na Praça da Matriz. .

Em Botucatu, o evento tem início previsto para as 9h, na avenida Dom Lúcio, tendo como ponto de partida o cruzamento com a rua Prefeito Tonico de Barros, com dispersão próxima à rua Monsenhor Ferrari. Como já é de costume, bandas marciais de escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições assistenciais e militares, participarão do evento. .

Repetindo o feito das últimas edições, em uma das pistas da avenida Dom Lúcio será montada uma arquibancada para maior conforto da população. .

Antes da realização do desfile está previsto a realização do ato cívico comemorativo à Independência do Brasil. O ato será realizado em frente ao prédio da Prefeitura de Botucatu, às 8h. .

Em Lins, o desfile cívico será a partir das 8h na rua Olavo Bilac com a participação de 300 a 350 homens do 17.º Batalhão de Infantaria Leve, além de alunos das escolas municipais e estaduais e entidades da cidade. Um palanque será montado na região central, onde haverá o hasteamento do Pavilhão Nacional. .

Pirajuí realiza o desfile de Sete de Setembro, em comemoração ao Dia da Proclamação da Independência, a partir das 8h, na rua 13 de Maio. As apresentações serão feitas pelo Tiro de Guerra, Polícia Mirim, Apae, Lar Santa Maria, Clube da 3.ª Idade, Clube dos Desbravadores e pelas escolas municipais, estaduais e particulares, além de creches e instituições. .

Em Macatuba, não haverá o desfile cívico no domingo. Porém, a ONG Patriotismo vem desenvolvendo várias atividades durante a Semana da Pátria. De acordo com Luís Eduardo Franco, presidente da ONG, cerca de 2.500 bandeirolas do Brasil foram distribuídas durante a semana com o mote da campanha desenvolvida pela ONG: “Macatuba, Capital Nacional do Patriotismo”. .

Segundo Franco, as bandeirolas acompanham folder estimulando as crianças a colocar bandeiras do Brasil em suas residências. No domingo, às 9h, os integrantes da ONG Patriotismo farão a substituição da bandeira nacional em frente à sede da organização, na rua Brasílio Artioli, 1-36. .

Garça.
A independência do Brasil também será comemorada em Garça, a partir das 8h, com desfile cívico-militar na rua Carlos Ferrari. A comissão organizadora definiu, juntamente com as várias instituições participantes, o tema do desfile deste ano: “Brasil, na diversidade a sua beleza”. Com base no tema, as escolas e entidades sairão à rua destacando Estados da federação, formando um amplo painel com as características que formam a nação brasileira. .
Assim como no desfile de 2007, um palanque será montado no cruzamento das ruas Carlos Ferrari e Sargento Wilson Abel de Oliveira, onde estarão hasteados os Pavilhões do Brasil, do Estado de São Paulo e de Garça. Defronte ao palanque terá uma área para o recuo de fanfarras. .
A abertura do desfile será feita com a execução do hino nacional brasileiro e, posteriormente, com a incorporação da bandeira brasileira por parte do Tiro de Guerra 02-014. Logo na seqüência, será iniciado o desfile propriamente dito, com a participação de 13 diferentes grupos.

Barra Bonita
Em Barra Bonita, dois eventos marcam o dia Sete de Setembro, o tradicional desfile cívico e o encerramento da Festa do Trabalhador Rural. O desfile, ao contrário da maioria das cidades, será realizado no domingo, às 15h, na rua Pedro Ometto.
Estima-se que cerca de mil pessoas participarão do evento, que contará com a presença de grupamentos militares, escolas municipais, estaduais, Faculdade de Educação Física (Faefi) e outras instituições da cidade.
No domingo também ocorre o encerramento da 7.ª edição da Festa do Trabalhador Rural. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para o evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com empresas e instituições. A festa teve início ontem e terminará neste domingo, na Ponte Alta.
Além de salto de pára-quedas, previsto para o domingo, às 12h, o evento terá várias atrações: casamento comunitário, torneios de truco e dominó, festival de músicas sertanejas, bailes, apresentações musicais, torneio de futebol e show de prêmios.

Matéria de Davi Venturino, publicada no Caderno Regional do Jornal da Cidade (JC – Bauru - www.jcnet.com.br) na edição de 6/9/2008

Davi Venturino - Jornal da Cidade - JC Bauru - 9/6/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática