Na cidade floresce o verde-amarelo

As ruas de Macatuba (SP) estão diferentes neste início de setembro.

A curiosidade é que essa diferença não está só na primavera, que se aproxima.

Além da impressionante limpesa urbana, da organização do comércio, beleza das praças, outro atrativo floresce na cidade: o verde-amarelo.

Residências começam a receber bandeirolas nos muros, nos postinhos de luz, nas janelas, nos batentes das portas, nos telhados.

Bicicletas cruzam as ruas com bandeirolas fixadas na garupa. Veículos circulam com elas. Crianças acenam suas bandeiras nas janelas das casas, nas ruas, nos eventos esportivos, nas atividades escolares.

É a cidade comemorando a Pátria e conquistando o reconhecimento de "Capital Nacional do Patriotismo

"No dia que ganhei uma bandeirinha, fizemos uma festa aqui em casa para colocar ela no postinho de luz. Ficou linda. Meus primos vieram para ver nossa bandeira", declarou a pequena Bruna, moradora do Jardim Sonho Meu, nos altos da cidade.

"Depois que colocamos a bandeira na janela, nossos vizinhos também querem uma na casa deles", diz Paulo Sérgio, trabalhador rural residente no Jardim América.

"Meu pai está orgulhoso com o que vem acontecendo em Macatuba. Ele lembra que antigamente as festividades cívicas eram muito comuns aqui na cidade. Hoje isso voltou e ele, orgulhoso, faz questão de participar de tudo. Em casa já tem uma bandeirinha na janela da frente. Nossos parentes de outras cidades ficam surpresos com essa transformação. Estamos dando bons exemplos. Fazendo a diferença. Construindo a história de um Brasil moderno", declara uma funcionária pública que prefere não divulgar seu nome, declarando que esse modo de pensar não é só dela, mas de muitos dos seus conhecidos que residem na cidade e fazem questão de participar ativamente na transformação em curso.

Esses depoimentos bem demonstram a transformação que ocorre na cidade.

As comemorações cívicas que ocorrem entre o início da semana da pátria (1 a 7 de setembro), passa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa (5 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e encerram no Dia da Bandeira (19 de novembro), estimulam as pessoas e o verde-amarelo passa a ser as cores da estação.

Nesse período acontecem palestras nas escolas, clubes de serviços e associações, não só para conscientizar as pessoas quanto a importância dessas datas, mas também para dar exemplos de cidadania.

Parabéns Macatubenses!

Patriotismo - Paisagem urbana - 9/15/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática