MACATUBA FEZ FESTA COM CERIMONIAL 2008 - Confira!

O Dia da Bandeira foi comemorado com a realização do Cerimonial de Incineração de Bandeiras Inservíveis, que iniciou exatamente ao meio dia desta quarta-feira, 19 de novembro em Macatuba, e mobilizou a comunidade toda, com o comparecimento de um considerável público na praça central.

A escada "magirus" do Corpo de Bombeiros de Bauru, com a Bandeira Nacional no ponto mais alto foi um dos destaques da festa.



A festa cívica começou as 10h30m, com desfiles de fanfarras, revoada de pássaros, exposição de veículos, escada "magirus" com uma gigantesca Bandeira Nacional, desfile cívico, apresentações de danças, poemas, projetos sociais e muita demonstração de compromisso com a Pátria na Rua São Paulo, área central da cidade.

O Cerimonial militar, comandado pela Marinha do Brasil, contou com a participação do Exército e da Aeronáutica e foi realizado na praça Santo Antonio.

O comando do cerimonial foi do Capitão de Corveta Roque Espírito Santo, presentes o Coronel Vlademir Vieira (Exército Brasileiro) e o 1º Tenente Aviador Dayve Moraes Piva (Aeronáutica), além de comandantes e representantes das Polícias Militar, Ambiental, Rodoviária, Feminina e autoridades do município.

Veja no final desta notícia, um VÍDEO com a matéria jornalística da TV TEM, afiliada da Rede Globo no interior do estado de S.Paulo.

100 ANOS DE COMEMORAÇÕES

Em 19 de novembro de 1908, há exatos 100 anos, o Brasil começou a comemorar a Bandeira Nacional. Dai a importância das comemorações neste ano de 2008. Foi com todo esse significado que Macatuba comemorou o Dia da Bandeira neste 19 de novembro.

A revoada de 100 pássaros, seguida de 100 badaladas no sino da Igreja Matriz foi planejada para lembrar a população dessa comemoração especial dos 100 anos do Dia da Bandeira.

As professoras da rede municipal, Silvana, Andréa, Elizangela, Ilze e Ivone declamaram a composição de Olavo Bilac, que é a letra do "Hino à Bandeira".

RECONHECIMENTO e COMPROMISSO

No discurso, o prefeito reeleito Coolidge Hercos Júnior agradeceu a todos os parceiros-colaboradores e renovou o compromisso do empenho de toda sua equipe de governo no projeto que visa a conquista do reconhecimento público e oficial de Macatuba como sendo a "Capital Nacional do Patriotismo".

Na foto ao lado, um flagrante de Coolidge Hercos (Prefeito Municipal), Luiz Eduardo Franco (Patriotismo) e Clodoaldo Galli (Cerimonial e Secretário dos Negócios Jurídicos do Município), durante o cerimonial.

Além da Vice-prefeita Maria Lucilla Nunes Gouveia (também reeleita), inúmeras outras autoridades participaram das festividades.

A FESTA CÍVICA

Na praça a AMARTE - Associação Macatubense de Artesanato e Expositores promoveu uma concorrida exposição de produtos artesanais da cidade.

A Escola Estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição promoveu uma exposição literária, com cartazes e exemplares do recém lançado livro de poesias dos alunos e ex-alunos da escola: "A ARTE DE SER POETA .

O pessoal do projeto "LIXO RICO", coordenados por Osnil (Branco) Grecco e o biólogo Carlinhos, também participaram, estrategicamente alocando os carrinhos de coleta na praça para que, encerrada a festa, a praça voltasse a estar completamente limpa.

A Legião Mirim de Macatuba também teve participação importante no cerimonial, conduzindo os pavilhões Nacional, do Município, Estado de São Paulo e todos os demais estados brasileiros até os suportes instalados ao redor do coreto onde ocorreu a solenidade, de tal forma que no centenário de comemorações do Dia da Bandeira, esta teve a companhia de todas as bandeiras dos Estados e do Município de Macatuba. Esse foi um simbolismo importante para a comunidade que postula o reconhecimento público de "Capital Nacional do Patriotismo".

É presidente da Legião Mirim de Macatuba o SR. Miguel Dias e o coordenador é o SD PM Silvano

ESCOLAS

A fanfarra da Escola Municipal "Odila Galli", comandada pela instrutora Profª Carmem, abriu o desfile cívico pela rua São Paulo. A diretora dessa escola é a Profª Ediane Aparecida Cruzeiro Leda.



A Escola Estadual "Dr. Osmar Francisco da Conceição", cujo diretor é o Prof. Ideraldo Sérgio Borsoleto também apresentou sua fanfarra, com apresentações e evoluções na Rua São Paulo.

A Escola Estadual "Fernando Valezi", brindou os presentes com uma apresentação do Coral de Alunos, sob a regência da Profª Eliane Daniel. Também trouxe o depoimento da aluna Maria Gabriela Cavalheiro, de 17 anos e estudante do terceiro ano do ensino médio, uma dos dez alunos selecionados nas redes pública e privada de São Paulo para o "Parlamento Jovem 2008" na Câmara dos Deputados em Brasília. A Diretora dessa escola é a Profª Taisa Nara Vicente Chiari.

O projeto EDUCARTES, da Escola Municipal CAIC Cristo Rei, apresentou a dança "Hino Remix". 15 alunos dançaram, comandados pela professora Andressa. O projeto tem a coordenação da Profª Cidinha.

O Centro Cultural de Macatuba exibiu uma dança integrante de projeto cultural em curso, sob o comando do Prof. Luiz Henrique. A cultura também ficou responsável pelos ornamentos no coreto central, onde ocorreu o cerimonial.

A Escola Estadual Fanny Altafim Maciel trouxe uma delegação de alunos, além de professores e da Diretora, Profª Maria José Mazon Queiroz.

Por sua vez, a Escola Municipal Waldomiro Fantini, que no dia anterior (18 de novembro), concluiu projetos voltados ao Dia da Bandeira no páteo da escola, compareceu com alunos, Professores e a Diretora, Profª Silvana Alves Nunes Tonelo. A Patriotismo foi convidada e participou dos dois eventos na escola.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

As comemorações do Dia da Bandeira em Macatuba contou com significativa cobertura dos órgãos de imprensa, fala e escrita.

Pela manhã o programa "Bom Dia em NotíciasAurélio Saffi, da 89 FM, entrevistou o presidente da Patriotismo, Luiz Eduardo Franco, ao vivo.

Jornais da região cobriram o evento, enviando jornalistas e fotógrafos (matérias serão replicadas neste sítio).

A TV TEM, retransmissora da Rede Globo na região centro-oeste paulista, exibiu matéria jornalística feita durante as festividades, com entrevistas dos organizadores e do público em geral.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E PATRIÓTICA

No final do evento, quando os organizadores encerravam as atividades na praça, a aluna Danieli Lopes (Escola Municipal "Waldomiro Fantini") se dirigiu ao Presidente da Patriotismo portando uma caixa de papelão nas mãos.

Informou que ela e mais 10 amigas haviam recolhido as bandeirolas deixadas pelo público no chão da praça, e que estavam preocupadas em deixar a praça limpa e que as bandeirolas de plástico fossem destinadas aos projetos da organização.

O fato emocionou a todos e bem demonstra o nível de consciência e comprometimento das crianças macatubenses com os projetos que justificam a busca do reconhecimento público de Macatuba como a Capital Nacional do Patriotismo.

AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos especiais são para todos que tornaram possível essa grande comemoração em Macatuba. Destacamos o Capitão de Fragata Rogério Paulo Vaz de Araújo; Capitão de Corveta Roque Roberto Lima do Espírito Santo; Coronel Vlademir Vieira; Brigadeiro do Ar Marco Antonio Carballo Perez; Sr. Angélico, proprietário da Funerária São Francisco (revoada de pássaros); Plínio de Toledo Arruda (sino); Dábila, Edilene e Mariana (Cerimonial); Rádio Comunitária, Sr. Funes; Jornal de Macatuba; TV Tem; Jornal O Eco; Dupla Sertaneja Cezar&Paulinho; Qualigraf, artes gráficas; EverSom; FM 89.

As autoridades e colaboradores presentes no evento e que no último ano colaboraram com ações efetivas da organização "Patriotismo", receberam um Certificado de Agradecimento (foto) emoldurado em vidro e alumínio.

O Certificado é criação do estudante de comunicação visual do Centro Universitário do SENAC Santo Amaro, Luiz Eduardo Franco Júnior, membro fundador e voluntário da OSC Patriotismo.

TV REGIONAL

A TV TEM, afiliada da Rede Globo de Televisão que faz cobertura no centro-oeste paulista, cobriu o evento em Macatuba. VEJA A MATÉRIA levada ao ar na 2ª edição do TEM NOTÍCIAS:

Patriotismo - Dia da Bandeira - 11/19/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática