Ato cívico marca o Dia da Bandeira em Sorocaba

O Dia da Bandeira, celebrado ontem, foi lembrado em Sorocaba com um ato cívico que teve início ao meio-dia, na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

A cerimônia, que reuniu tropas do Exército, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de autoridades civis, chamou a atenção de vários sorocabanos que acompanharam atentos a tradicional incineração das bandeiras inservíveis.

O orador do ato cívico, convidado pela Secretaria Municipal da Cultura, foi o jornalista e advogado João Dias de Souza Filho, membro da Academia Maçônica de Letras. A cerimônia contou ainda com a participação de jovens membros dos Capítulos Sorocabanos da Ordem Demolay.

A bandeira nacional foi criada no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada por Décio Vilares.

Segundo o comandante da 14ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar), coronel Francisco Pedro de Azambuja Vieira, o hasteamento da bandeira em atos cívicos ocorre ao meio-dia por este ser o horário de máxima luminosidade.

Mausoléu

Durante a cerimônia, foi anunciado que Sorocaba contará, em breve, com um mausoléu para o depósito das cinzas das bandeiras incineradas. Hoje, elas são enterradas na sede da 14ª CSM. O mausoléu será construído na praça Roberto Mange, na avenida Roberto Simonsen.

Matéria assinada por Silvia Arruda, Cotidiano, Jornal BOM DIA (Sorocaba), edição de quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Silvia Arruda - Jornal BOM DIA (Sorocaba) - 11/20/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática