Reconhecimento nacional

Mais uma vez a OSC Patriotismo, em parceria com a Prefeitura de Macatuba, realizou ato cívico para marcar o dia da bandeira. O evento ocorreu ontem, na Praça Santo Antonio (local onde há um monumento em homenagem aos nove pracinhas macatubenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial), com a presença de representantes das três forças armadas do Brasil: Marinha, Aeronáutica e Exército, além das polícias Militar, Civil e Rodoviária, professores e alunos das escolas do município. Antes da cerimônia militar houve desfile de fanfarras e apresentação de danças e coral. Todos ganharam uma bandeirinha do Brasil. O caminhão bomba auto-escada do Corpo de Bombeiros de Bauru hasteou uma enorme bandeira nacional a uma altura de quase 50 metros.

A cerimônia cívica foi comandada pelos marinheiros da Capitania Flubial Tietê-Paraná de Barra Bonita, e teve início com desfile das bandeiras que representam os 26 estados brasileiros. Na sequência, a bandeira nacional foi descerrada, entregue a um marinheiro que a colocou num recipiente para ser cremada. Uma nova bandeira foi hasteada, ao som do hino nacional.

"Esta forma como Macatuba tem entendido o valor que se dá ao símbolo nacional e, neste dia, à bandeira, é espantoso dentro do contexto nacional, visto que iniciativas como esta são poucas", elogiou o coronel do Exército, Vladimir Vieira, chefe do 6o CSM (Circunscrição de SErviço Militar) de Bauru. "Creio que a cidade de macatuba seja pioneira neste tipo de solenidade. Agradeço e me sinto honrado de estar aqui. Parabenizo o prefeito pelo apoio a esse tipo de evento e o idealizador Luiz Eduardo Franco, que de forma tranquila e inteligente conseguiu agregar as pessoas para esse tipo de evento", complementou o coronel.

Para o capitão de Corveta da Marinha, Roque Roberto Lima do Espírito Santo, a iniciativa de Macatuba deveria ser exemplo para outros municípios. "As outras prefeituras poderiam utilizar outras formas parsa desenvolver o espírito de patriotismo na nossa população e especialmente nas crianças", comentou. "As pessoas precisam saber reconhecer os símbolos nacionais, independente de existir lei ou não para isso, porque é uma questão de formação e educação", ressalta o capitão.

TRABALHO SÉRIO

Para o advogado Luiz Eduardo Franco, presidente da OSC Patriotismo, fundada há três anos em Macatuba, a cada ano as pessoas estão mais engajadas no projeto de fortalecimento do espírito patriótico. "Começamos de forma modesta, apenas com alguns amigos e, o que era um sonho de poucos, hoje é o sonho de uma comunidade que quer resgatar a história de Macatuba", ressalta. "Nós não estamos inventando nada. A história nos conta que nossos antepassados já se preocupavam com essa questão de cidadania e nossa OSC apenas coordena o resgate dos nossos valores históricos", complementa Franco.

Este foi o segundo ano do evento coordenado pela Patriotismo, que pretende expandir o raio de atuação em 2009. "Nesses primeiros anos trabalhamos basicamente aqui em Macatuba e agora nós pretendemos expandir para a região, mas sem perder o foco local", informou Franco. "No passado, muitos turistas vinham ver nossas festas regiliosas. Hoje queremos resgatar esas festas, mas também apresentar nossas comemorações cívicas, principalmente esta do dia 19 de novembro".

Um dos objetivos da OSC é que Macatuba seja a `Capital Nacional do Patriotismo´, fato reconhecido pela Câmara dos Vereadores com a criação da lei nº 2.266, em 25 de setembro deste ano. " Todas as ações administrativas são voltadas para isso. As escolas, o Executivo, o Legislativo, as emeprsas, todo mundo está empenhado em conquistar esse reconhecimento. Ibitinga é a capital do bordado, Jaú a capital do calçado, Lençóis é a capital do livro, então nós queremos o reconhecimento de capital nacional do patriotismo para Macatuba", exemplificou Franco. " Hoje (quarta-feira) temos a informação de que no Congresso Nacional o Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS) está registrando em ata para que a nação olhe para o que está acontecendo aqui em Macatuba e o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) também faria isso na Assembléia Legislativa. São iniciativas bastante importantes, resume.

(matéria do caderno Regionais do Jornal O ECO (www.jornaloeco.com.br), página A6 da edição 6.453, de 20-11-2008)

Sandro Alponte - Jornal O ECO - 11/20/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática