NOITE DE AUTÓGRAFOS DA VII ANTOLOGIA POÉTICA


A imagem ao lado reproduz a capa do livro com as poesias classificadas na VII Antologia Poética - "Nosso Futuro". No final desta notícia está publicado o briefing dessa Capa.

No atalho "ANTOLOGIA POÉTICA", à esquerda nesta página, você pode consultar todas as poesias classificadas, uma vez que a obra está publicada na íntegra, em arquivo "pdf". CONFIRA!

A premiação aconteceu neste domingo, 21 de Dezembro, às 19h30m no saguão do Teatro Municipal "Renata Lycia dos Santos Ludovico"

O som ambiente ficou a cargo do Professor Waldir Beteto, que brindou os presentes com um repertório variado, de obras musicais clássicas a um tour pelos sucessos da música popular brasileira, encantando a todos.

Foram distribuídos livros com as poesias classificadas aos Poetas, Poetizas e todos os presentes, seguida da sessão de autógrafos.

O fac-símile do Convite para a noite de autógrafos dá uma noção do clima festivo e natalino que tomou conta do Teatro Municipal "Renata Lycia dos Santos Ludovico", com o saguão tomado pelos participantes, seus familiares, amigos e organizadores.

O Presidente da OSC PATRIOTISMO revelou aos presentes que as Antologias Poéticas realizadas pelo Município em parceria com a organização não são pensadas como um concurso, mas, sim, como OPORTUNIDADES: Ao pensarmos a VII Antologia Poética, não pensamos num CONCURSO propriamente dito, mas, sim, em OPORTUNIDADES
Oportunidades à crianças que estão despertando para a poesia.
Oportunidades aos jovens para, através da poesia, extravasar todas as dúvidas e questionamentos naturais dessa importante fase da vida [A compreensão desse momento é porque nós também já passamos por isso].
Oportunidade aos adultos em ver publicados versos que muitas vezes resgatam a criança, o jovem que temos no fundo d´alma.
Oportunidade para que todos possamos pensar no futuro, não como futuro individual, mas coletivo.
Talvez o futuro pensado por
Mark Strand, citado pela Secretária de Cultura Ellen Soares no prefácio desta obra: O futuro está sempre começando agora.
Tivemos alguns problemas técnicos que não possibilitaram esta solenidade de encerramento da VII Antologia no dia programado, 5 de novembro, Dia Internacional da Língua Portuguesa. Pedimos desculpas a todos pelo atraso e, principalmente aos Poetas e Poetizas finalistas, pela expectativa deste dia.
Esta é a segunda Antologia que a Patriotismo realizada em parceria com o Poder Público Municipal e na pessoa do Prefeito Municipal, Dr. Coolidge Hercos Júnior, agradecemos o empenho e apoio pessoal e de toda sua equipe administrativa. Esse apoio em projetos culturais é que nos autoriza a antecipar que outras Antologias virão, quem sabe num futuro breve, com temas interessantes, como “
Nosso Passado” ou “Nosso Presente” dentre outros, a despertar o cidadão para a reflexão sobre o meio e contexto de vida em sociedade e sobre as necessidades inerentes ao ser humano.
A Patriotismo agradece o fundamental apoio dos Macatubenses nos projetos que visam transformar a cidade num ícone da cidadania. Especial destaque deve ser dado às pessoas que diretamente colaboraram com a obra que a partir desta noite passa da condição de Oportunidades para Realização a cada um de vocês, Poetas e Poetizas autores dessa obra, cujos nomes vão publicados na página 39 do livro.
Parabéns a vocês, Poetas e Poetizas, seus familiares e amigos e, a todos que nos honram com as presenças nesta noite e à comunidade Macatubense, desejamos um Feliz Natal!


PREFÁCIO

O prefácio da obra foi assinado pela Diretora da Divisão de Cultura do Município Ellen Soares de Oliveira:
Conjugar nossas ações apenas no futuro é esperar passivamente por dias melhores. Devemos construir hoje o alicerce ideal para alcançarmos o futuro que todos buscamos e sonhamos. E é justamente com essa filosofia que desenvolvemos o projeto da VII Antologia Poética de Macatuba, com o tema ‘Nosso Futuro’.
Ao promovermos a cultura, a reflexão e a criticidade literária, estamos, na realidade, trazendo para o presente a responsabilidade pela construção do futuro das nossas vidas.
Sempre ao encontro deste propósito, a Organização de Sociedade Civil Patriotismo, parceira em mais este projeto, tem trabalhado assiduamente para o despertar cívico e conclamando os cidadãos para que sejam atuantes e conscientes da responsabilidade de cada um com o futuro da nossa sociedade.
Assim, unindo poder público e sociedade civil em projetos como este, estamos por meio das ações presentes dando firmes passos rumo a um futuro promissor, que sempre sonhamos.
Nossos agradecimentos a todos os que ajudaram na concretização de mais esta Antologia.
Ellen Soares de Oliveira
Divisão Municipal de Cultura

"O futuro está sempre começando agora"
( Mark Strand )


==============//==============

RELAÇÃO DOS POETAS E POETIZAS QUE INTEGRAM A OBRA VII ANTOLOGIA POÉTICA DE MACATUBA

Categoria Infantil


Amanda Gimenes. Moraes Dias Barbosa
José Felix Ferreira
Izabela Mariano
Ana Carolina Arantes Mateozi
Rafaela Galassi Padovan
Bruna Carolina Pereira Valadão

Categoria Infanto- Juvenil

Kellen Cristina Andrade
Vânia Helen da Cruz
Raniela Samanta da Silva
Luana da Silva
Jaqueline Rodrigues Nunes
Caio Moreti Martins

Categoria Juvenil

Marcela Vanni (Rosa Formosa)
Carolina Fernandes (Mira Elvira)
Aline Ribeiro de Farias (Josefa de Fá)
Camila do Carmos Sanches (Alimac)
Bruna Alana Estefani Martins
Maria Gabriela CavalheiroMaria (Maranhão)

Categoria Adulto

Álvaro Antonio Valvassore
Maria José AP. Moreti
Cláudia de Cássia M. V. Masseran
Aninha Gualter
Danilo Santiago Moraes
Isabela Caroline de Carvalho

observações:
- relação segundo nome e/ou pseudônimo indicado pelo autor
- 6 classificados por categoria

=================///===================

AGRADECIMENTOS

A obra trás a lista de agradecimentos aos colaboradores que tornaram possível a realização da VII Antologia Poética de Macatuba, homenageados na noite de autógrafos:

Aparecida Cristina Ferraz Franco
Clodoaldo Roberto Galli
Conceição Aparecida Soares
Ediane Aparecida Cruzeiro Leda
Ellen Soares de Oliveira
Erika Regina Ribeiro Avante
Fábio Tadeu Guarido
Gabriela Cristina Franco
Ideraldo Sérgio Borsoleto
José Aurélio Paschoal
José Carlos Ferreira de Souza
Luana Ribeiro
Lucinéia Paffetti
Luiz Eduardo Franco
Márcio Valadão
Maria José Mazon
Mariana Pursino dos Santos
Mitsuco Tanaka
Silvana Alves Nunes Tonelo
Sandro Daniel Minetto de Carvalho
Taisa Nara Vicente Chiari

BRIEFING DA CAPA


Nos poemas desta antologia o futuro é tratado como tempo de mudanças.
Apoiada nesse conceito e na pureza da expressão de cada obra, surgiu a idéia de triângulos que se trans¬formam em círculos.
Como forma geométrica, com as extremidades bem definidas, o triângulo é a referência ao agora. É a ide¬alização do momento que estamos imersos.
Por sua vez o circulo, elemento contínuo, sem ex¬tremidades, representa o futuro, que foge ao nosso controle. É expectativa de transformações.
A repetição da transformação acontece pela antologia não ter sido escrita por apenas uma pessoa, mas por várias; cada uma procurando uma forma poética para demonstrar suas expectativas quanto ao futuro.
(Luiz Eduardo Franco Júnior é bacharelando em Design no Centro Universitário SENAC (São Paulo), Voluntário e Membro Fundador da OSC Patriotismo).

VII Antologia Poética - Patriotismo - 1/21/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática