Novo mastro paulistano tem 60 metros de altura

Novo mastro tem 60 metros de altura e hasteamento eletrônico. Também nova, uma bandeira do Brasil com 12 metros de altura por 17 de largura foi hasteada pelo prefeito ao som do Hino Nacional.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste sábado (09/02) o novo mastro da praça da Bandeira, no Centro da cidade. Uma nova bandeira do Brasil, com 12 metros de altura por 17 de largura, foi hasteada pelo prefeito ao som do Hino Nacional durante a cerimônia, que contou ainda com os secretários de Coordenação das Subprefeituras e de Esportes, Lazer e Recreação.

"A praça da Bandeira tem um simbolismo muito grande na cidade. Além desse simbolismo histórico, temos também o da recuperação da região central, mostrando a preocupação da Prefeitura em cuidar dos equipamentos públicos", disse o prefeito. "Basta circular por esta região para, com poucas horas de observação, perceber que o Centro já está diferente".

A instalação do novo mastro, que tem 60 metros de altura e hasteamento acionado por um mecanismo eletrônico especial, teve como prioridade a segurança. "O material é pregado e toda a base é de concreto: tudo dentro das especificações necessárias para oferecer segurança para as pessoas", disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras. Segundo ele, a bandeira brasileira deverá ser trocada de três em três meses, ou dependendo da necessidade. "Ela é um componente da cidade, da mesma forma que uma biblioteca, os bancos de uma praça ou uma praça específica. Faz parte da estrutura da cidade a sua manutenção", completou.

Antigo mastro

Instalado em 1970, o antigo mastro apresentava séria deterioração. Técnicos do instituto Falcão Bauer fizeram um estudo que apontou diversos pontos de corrosão na estrutura, feita de chapas de ferro dobradas interligadas por solda, e concluiu que o mastro deveria ser substituído. O equipamento danificado foi retirado no início de 2007.

Segundo o prefeito, a renovação do mastro representa a importância do Centro para a atual gestão e se torna um símbolo dos vários programas de revitalização executados nesta região histórica. "Quando cada cidadão paulistano observar essa nova bandeira, com esse esse novo mastro, vai lembrar que aqui surge uma nova cidade, um novo Centro".

Fonte: Site da prefeitura: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=21382
ou http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/homec.jsp


Assessoria de Imprensa - Prefeitura da Capital - São Paulo - 2/1/2008

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática