O HINO NACIONAL BRASILEIRO

O Hino Brasileiro é o nosso cântico de guerra e de paz e concentra os arrebatamentos e estros de um povo, emocionando os nossos corações na paz, inspirando e drapejando todo o heroísmo no campo de batalha.

É um dos símbolos nacionais de nossa Pátria, que com a Bandeira nos revela, nos excita e nos comanda o sentimento forte de patriotismo e cidadania.

Essa majestosa composição musical, que tanto faz tanger e emocionar a alma, com a linguagem convincente e expressiva do seu canto é uma criação magna do compositor Francisco Manoel da Silva.

Na celebração do primeiro aniversário da Independência, o Congresso Nacional qualificou e adotou a letra de Osório Duque Estrada, pelo Decreto de 6 de setembro de 1922.

O Hino Nacional constitui adjacente com os demais símbolos, a efígie maviosa do nosso país. É a força moral que identifica e assenta nossa coesão e aderência de pensamentos, desvendando de modo claro e vibrante a reverência a nossa pátria, refletindo na suscetibilidade popular como uma convocação de energias cívicas, nos mostrando a sobrançaria em pertencer a esta terra, com seu porte de continente, de riquezas e belezas inumeráveis.

No cântico de nosso Hino, ao ouvi-lo executado e olhar com acendimento e orgulho, o tremular do panejamento de nossa Bandeira com suas dobras ao vento, pensamos na Pátria, em honrá-la, e em trabalhar por ela, e vê-la desenvolvida e respeitada. Todos os seus acordes falam, nos invocam, nos proclamam e nos estremecem com seus efeitos dúlcidos e maviosos.

O nosso Hino maior representa para todos nós a asseveração de nossa história e da nossa nacionalidade. Ele nos excita uma afinidade penetrante, como uma aquiescência anterior ao nosso entendimento, sem necessidade de códigos verbais para se revelar, comovendo e mobilizando o nosso coração.

Entoado ou executado, ele nos incende e nos faz uma súplica de amor e respeito. Ele é uma oração cívica e desde seus acordes iniciais, qualquer brasileiro de qualquer paragem do país, o identifica. É o nosso hino, que nos professa a grandeza e a soberania do Brasil, e nos dá a energia, o sentimento doce como um gambelo e vigores imperiosos.

Quando ensoado cativa a expressão do vínculo recíproco, do sentido moral que amolda o cidadão e que se mistura numa única revelação. O testemunho inclusivo da crença em nosso país.

A sua escrita nos incita à fé, à confiança, à afirmação, ao trabalho, à disciplina, à solidariedade e ao civismo e cidadania.

Constituí a exteriorização de um sentimento de consciência, conectando e alcançando a expressão comunitária em todas as classes e regiões do país, pela grandeza de nossa terra, nos lembrando que precisamos lutar por ela, numa ampla disseminação dos resultados do progresso em todas as camadas sociais.

Portanto, ter ciência da letra do Hino Nacional é um dever cívico de todos os brasileiros, e o seu desconhecimento o acondiciona a não ser considerado um cidadão pleno, pois nosso hino define a nossa nacionalidade, nossa crença e nossas tradições comuns.

O Hino Nacional nos arrebata, nos congrega, nos excita e nos emociona na escrita extasiante e contemplativa de Joaquim Osório Duque Estrada:

Gigante pela própria natureza

És belo, és forte, impávido colosso

E o teu futuro espelha essa grandeza


Terra adorada

Entre outras mil,

És tu Brasil,

Ó Pátria amada!


O Hino Nacional, música de Francisco Manoel da Silva e poema de Joaquim Osório Duque Estrada, foi composto em 1831 por ocasião da abdicação de D.Pedro I. Foi revisado por Alberto Nepomuceno, Frederico Nascimento e Francisco Braga e inserido no decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, conforme consta dos anexos nºs 3,4,5,6 e 7, ficando aprovada a letra atual do hino. Nova oficialização ocorreu por decreto em 1942.

A marcha batida, de autoria do mestre de música Antão Fernandes, integra as instrumentações de orquestra e banda, nos casos de execução do Hino, devendo ser mantida e adotada a vocalização, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno.

(O Autor é Membro do Lions Clube de Bauru Centro, assessor de civismo e cidadania do distrito lc-8-Lions clubes, doutorado em ciências policiais de ordem pública e segurança)

Iracy Vieira Catalano (Cel - Bauru, SP) - FALE CONOSCO - 1/2/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática