RESULTADO FINAL DO CONCURSO DA LOGO - Veja aqui


Essas são as imagens das três logos mais votadas no blog do concurso para escolha das indicações para a divisa oficial “MACATUBA – Capital Nacional do Patriotismo”.

A votação pública no blog do concurso está encerrada e o resultado final proclamado nesta notícia.

Todo o conteúdo dos envelopes relacionados com essas três logos vencedoras serão encaminhados ao Poder Executivo Municipal de Macatuba, com a solicitação de que uma delas seja adotada como sendo a logomarca oficial da divisa oficial, nos termos do que dispôs o parágrafo 3º do artigo. 2º da Lei Municipal nº. 2.266/08.

Como informado nas regras do concurso, a ordem de classificação final não vincula a escolha automática, nem do trabalho, nem pela ordem classificatória, uma vez que trata-se de sugestão da sociedade civil ao Poder Público

Essa ordem classificatória apenas garante a entrega dos prêmios, um notebook para cada autor de cada trabalho classificado entre os três finalistas.

VENCEDORES

A classificação final dos trabalhos concorrentes que receberão um notebook cada, é a seguinte:

1º) Anderson Ferreira, 26 anos de idade, é Relações Públicas, reside em Macatuba. Seu trabalho recebeu 112 votos.
2º) Juliano Paulino Ono, 28 anos de idade, é Tecnólogo em Informática e reside em Lençóis Paulista. Seu trabalho recebeu 97 votos.
3º) Mariana Casali Moreto, 21 anos de idade, é estudante e reside em Lençóis Paulista. Seu trabalho recebeu 72 votos.

CONCORRENTES

O sistema de votação, postado no blog do concurso, recebeu 379 votos validos. Veja abaixo os concorrentes, seus autores, classificação técnica e votação final:

Este trabalho, de autoria de JULIANO PAULINO ONO, foi pré-classificado pela Comissão Julgadora técnica com a média 8,7 ficou em segundo lugar na votação popular, recebendo 97 votos através do blog do concurso.


Este trabalho, de autoria de ANDERSON FERREIRA, foi pré-classificado pela Comissão Julgadora técnica com a média 7,8 foi o mais votado na votação popular, recebendo 112 votos através do blog do concurso.
.
.
.

Este trabalho, de autoria de EMERSON DEMARCHI, obteve a média 7,6 da Comissão Julgadora técnica e 42 votos através do blog do concurso.
.
.
.
.
.
.

O trabalho em frente, de autoria de MARIANA CASALI MORETO, foi pré-classificado pela Comissão Julgadora técnica com a média 7,4 ficou em terceiro lugar na votação popular, recebendo 72 votos através do blog do concurso.

.
.
.
.
.

.
.
.
Este trabalho, de autoria de ANDRÉ RICARDO DA SILVA, obteve a média 7,3 da Comissão Julgadora técnica e 18 votos através do blog do concurso.
.
.
.
.
.
.

Por sua vez, o trabalho em frente, de autoria de RODOLFO POMINI PRADO DE LIMA, obteve a média 7,1 da Comissão Julgadora técnica e 38 votos através do blog do concurso.
.
.
Todos os briefing dos concorrentes estão publicados no blog do concurso, com atalho neste sítio, à direita.

PROXIMO PASSO

Conforme divulgado no edital, as três finalistas serão indicadas ao Poder Público Municipal, como opções para escolha da logo oficial instituída pela Lei Municipal nº. 2.266/08.

Como o concurso foi para a escolha das indicações, não significa que o Poder Público Municipal esteja obrigado a adotar uma ou outra logo dentre as indicadas.

Contudo, segundo a referida Lei Municipal, a logomarca oficial deverá ser instituída até o próximo dia 25 de março (parágrafo 3º do artigo 2º.).

Definida a logo oficial esta deverá ser adotada em todos os papéis, ações administrativas, frota, prédios públicos, etc.

Veja neste sítio o texto da Lei Municipal nº. 2.266/08, em “PROJETOS”, a publicação “CAPITAL NACIONAL DO PATRIOTISMO: LEI 2.266 - Lei institui essa divisa em Macatuba .

AGRADECIMENTOS

A Comissão organizadora do concurso agradece a todos que colaboraram nessa realização, inclusive aos concorrentes e público que votou através do blog do concurso.

Agradecimentos especiais vão para o patrocínio da EDITORA POSITIVO LTDA (www.editorapositivo.com.br), que doou o valor dos notebooks ofertados aos três finalistas.

Também agradecemos os colaboradores diretos Prof. Dr. Osmar Vicente Rodrigues, Luciana Raquel Gonçalves Silva Bergamini, Renato Senis Cardoso, Luiz E. Franco Júnior, Kátia Sartori, Isabela Maria Vicente Lorenzetti, Valdenir A. Belphman, Sandro Daniel Minetto de Carvalho, José Carlos Ferreira de Souza, Clodoaldo Roberto Galli, Vandré Venâncio Pires, José Aurélio Paschoal, Fábio Tadeu Guirado, João Sérgio Pimentel e Profª. Aparecida das Graças dos Santos Canduzim.

Agradecimentos também ao Jornal de Macatuba (www.jornaldemacatuba.com.br ), Tribuna de Lençóis Paulista ( http://www.tribunasite.com.br ), o ECO ( http://www.jornaloeco.com.br ), Jornal da Cidade (http://jcnet.com.br ), Jornal Comércio do Jahu (http://comerciodojahu.uol.com.br ), Jornal SRádio Comunitária de Macatuba, Rádio Difusora, 1010 MHz – AM (Lençóis Paulista - SP) e Rádio Emissora da Barra, 1030 KHz (Barra Bonita, SP), Governança e participantes do Circuíto Turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista”, ao SEBRAE-bauru, CODER (Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional), Instituto Soma e CIESP-Bauru, que auxiliaram na divulgação do concurso.

APURAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

Nos termos do edital, a votação pelo blog foi encerrada exatamente às 8h00m desta segunda, 23 de março de 2009, com a inabilitação do formulário-cédula de votação.

Imediatamente foi dado início ao trabalho de apuração dos votos válidos, e a publicação do resultado nesta notícia ocorreu exatamente as 8h15m.

ESCOLHA FINAL CONTOU COM SUPORTE TÉCNICO

Depois de votação popular, feita pela internet, e o comunicado do resultado ao Prefeito Municipal Dr. Coolidge, a pedido deste, as três melhores logomarcas passaram pela avaliação de uma equipe de especialistas, com notória experiência nas áreas de design e planejamento publicitário.

Todos participaram como voluntários, atendendo a pedido do gabinete do Prefeito, que fez questão de que a escolha final fosse técnica, muito embora sua preferencia pessoal por uma das logos finalistas.

Na avaliação do professor e empresário da área de comunicação Marcelo Gonçalves Miguel , de 36 anos de idade, formado em Design Gráfico pela Unesp, professor universitário em Bauru, integrante do corpo docente de cursos de graduação na Unip e FIB e na, USC, no curso de pós-graduação em Comunicação das Organizações. É fundador e diretor de criação da Aero Comunicação. Já recebeu importantes prêmios da área, como APP Ribeirão Preto (2001), e em três anos venceu o concurso da revista Recall, o trabalho 1 recebeu nota 6; o trabalho 2 nota 8; e a maior nota, 9, para a proposta 3, da finalista Mariana Casali Moreto.

Segundo ele, a jovem autora desse trabalho conseguiu traduzir visualmente o conceito proposto. “As mãos em torno da esfera (que representa a bandeira nacional) consegue sintetizar a noção de patriotismo, sem abusar de cores e de outros elementos. Também destacou que a solução em círculo é agradável e fácil de aplicar a marca como Selo. Mas o profissional coloca uma sugestão. “Sugiro apenas uma melhora no desenho final da mão verde (braço) e da curva mais precisa das letras “Capital Nacional do Patriotismo”, que não estão desenhadas um círculo equidistante da esfera”.

Por sua vez, a avaliação da professora-mestra Susy N. Silva R. Amantini, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, mestre em Desenho Industrial “Design” e atualmente professora e pesquisadora da mesma universidade, que também ministra aulas na Universidade Paulista e no Instituto de Ensino Superior de Bauru, dos trabalhos avaliados, destaca a proposta 3 como sendo a que, segundo sua valiação, mais se aproxima da proposta pois “seus traços simples e minimalistas oferecem efetiva leituralidade e boa pregnância visual. Tal leitura nos leva ainda aos arcos muito utilizados na arquitetura de nossa Capital Nacional, pois existe um movimento intrínseco e as elipses remetem ao dinamismo, algo não estagnado e sim em evolução”.

A terceira colaboração nas avaliações veio do professor e consultor em comunicação Fábio Guarido, que tem 29 anos de idade, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista. Cursou pós-graduação em Comunicação nas Organizações e MBA em Gestão Estratégica de Marketing. No serviço público municipal em Macatuba, atua como Assessor de Comunicação e Imprensa. É consultor de marketing e Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Paulista, em Bauru, onde também exerce atividades de coordenação da Agência Modelo da mesma universidade.

Na avaliação do professor Fábio, o destaque foi para a aplicabilidade da logomarca do macatubense Anderson Ferreira – trabalho 3, já que é a que mais potencial revelou no que diz respeito às possibilidades de pequenos ajustes técnicos, pela Divisão de Comunicação da municipalidade, e com isso figurar em documentos oficiais e outras aplicações impressas. “A simplicidade dos traços e a quantidade de cores favorecem a aplicação em reduções e o baixo custo no processo de impressão”, avalia o Prof. Fábio, que observa a a necessidade de adaptações na logo para utilização tridimensional, como monumentos em praças e parques. Destaca, ainda, que a formação em arcos sugere aplicações visualmente agradáveis. “As outras propostas apresentadas têm uma base mais concreta, de leitura mais direta e objetiva, enquanto que a logo referida tem uma leitura mais lúdica, convidando para o imaginário, possibilitando o desenvolvimento de atividades nas escolas municipais e sobre a temática e o sentido da divisa”. O prof. Fábio faz questão de ressaltar que as avaliações técnicas feitas pelos colaboradores, a pedido do Prefeito, não desmerecem, de forma alguma, os trabalhos não escolhidos. Muito pelo contrário: todos têm méritos e revelam que o certame atingiu sua finalidade de motivar as pessoas e mobilizar a comunidade regional num tema pouco comum para esse tipo de concurso.

RESULTADO ACOLHIDO

Com base nas avaliações dos três convidados colaboradores-voluntários, a logomarca escolhida, com 2 votos, como noticiado neste blog, foi a do macatubense Anderson Ferreira, 27 anos, formado em Relações Públicas pela Unesp de Bauru.

AGORA É OFICIAL

Agora, a logomarca escolhida fará parte de todos os materiais institucionais da Prefeitura Municipal de Macatuba, conforme determina a Lei Municipal nº 2.266/08 (confira seu texto neste sítio e no blog do concurso).

AGRADECIMENTOS

A Comissão organizadora do concurso agradece a todos que colaboraram nessa realização, inclusive aos concorrentes e ao público que votou pelo blog do concurso. Agradecimentos especiais vão para o patrocínio da EDITORA POSITIVO LTDA (http://www.editorapositivo.com.br), que doou o valor dos notebooks ofertados aos três finalistas, e aos professores doutores e demais cidadãos e profissionais que colaboraram nas diversas avaliações realizadas.

Neste sítio está publicada a relação contendo os nomes de todos os que participaram do certame e do processo de escolha da logo.

A todos, os agradecimentos da COMISSÃO ORGANIZADORA

Comissão Organizadora - BLOG do Concurso da Logo - 3/23/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática