Visita a TABOÃO DA SERRA (SP)

Recepcionada pelo Prefeito Municipal de Taboão da Serra (SP), Dr. Evilásio de Farias, a delegação macatubense, liderada pelo Prefeito Dr. Coolidge Hercos Júnior, foi até aquela cidade, localizada na região metropolitana da capital paulista, conhecer detalhes do premiado "Programa de Interação Família Escola".

Pioneiro no país, o programa foi implantado em 2005 como eixo central do programa de governo, visando garantir substancial melhoria no ensino municipal pelo estreitamento da relação entre a família e a escola, com envolvimento de todos os agentes do ensino público. Com isso, houve substancial diminuição da evazão escolar e da repetência.

Detalhes do programa podem ser obtidos no atalho da Secretaria da Educação e Cultura, no endereço eletrônico http://www.taboãodaserra.sp.gov.br

Além do Prefeito Dr. Coolidgeor, e dos Secretários Municipais José Carlos Ferreira de Souza (Administração), Profª Lucinéia Paffetti (Educação), a delegação macatubense contou com o presidente Luiz Eduado Franco (Patriotismo).

Coolidge informou ao Prefeito Evilásio que o objetivo da visita foi o de colher informações e detalhes do projeto taboanense, indiscutivelmente bem sucedido, útil e fundamental para transformação do ensino e da relação Escola-Família. Adiantou a intenção de seu governo em aplicá-lo em Macatuba, com o importante suporte da experiência de Taboão da Serra e de parcerias que pretende buscar para tornar realidade em Macatuba a educação que todos nós sonhamos para os brasileiros.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Cesar Calegari [que está em missão técnica fora do país] foi representado pela Profª Vera Salles, que organizou a agenda dessa visita e com técnicos e professores, recepcionou a delegação na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra.

Liderada pelo Diretor de Divisão de Educação Infantil, Prof. Oderlan Pereira de Souza, a equipe responsável pelo programa naquele municipio acompanhou a delegação durante toda a visita, passando detalhes técnicos, práticos e pedagogicos do programa. Houve uma apresentação em vídeo, com relatos técnicos pela líder de equipe pedagógica Dirce Matiko Takano. A Secretária de Educação, Profª Lucinéia Paffetti anotou detalhes e contatos para transmiti-los à equipe da educação em Macatuba, acrescentando que a interação "é o sonho de todo educador"salientando a importância dessa experiência e do estabelecimento de políticas públicas sérias como essa como meio para a transformação da sociedade.

Após a exibição de um vídeo detalhando o programa e uma exposição técnica da sistemática de implantação, capacitação dos agentes, gerenciameno e parcerias para que a interação Família-Escola seja efetiva e alavanque profundas modificações no sistema de ensino no município, a delegação foi convidada a visitar uma escola da rede municipal de ensino.

Durante o almoço-trabalho, oferecido pela Divisão de Educação Infantil na EMEF "Prof. Oscar Ramos Arantes", a delegação pode ouvir das professoras as experiencias e avanços que o programa possibilitou e possibilita, e os respectivos números. Houve uma visita a uma das classes daquela escola, onde a Profª Vânia Santana Barros transmitiu aos alunos o endereço eletrônico deste sítio, para que eles possam visitá-lo e entender o porque da visita.

A Patriotismo, parceira da sociedade civil macatubense nessa visita, agracede a acolhida dos taboanenses e a oportunidade de conhecer detalhes tão importantes desse projeto. "Realizar o objetivo social da nossa organização - de transformar o cidadão - passa necessariamente pela educação. O programa de interação família-escola é uma importante alavanca nessa transformação. Parabenizamos a todos os taboanenses que construiram essa realidade na cidade que, esperamos, rapidamente se propague por todo o país", salientou o presidente da Patriotismo no encerramento da visita.

Patriotismo - Taboão da Serra (SP) - 3/25/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática