PALESTRAS: DIREITOS, DEVERES E PATRIOTISMO

O tema de abertura da temporada 2009 de palestras no CRAS-Macatuba (Centro de Referência de Assistência Social) é adequado ao momento da comunidade, que busca o reconhecimento público de "Capital Nacional do Patriotismo".

Nos dias 24 e 26 de março, o presidente da OSC Patriotismo proferiu palestras naquele centro para as famílias participantes de projetos sociais da cidade. No dia 24 a palestra iniciou as 19h00 e no dia 25, às 14h00.

No início o público, predominantemente feminino (vide fotos), assistiu apresentação em vídeo, denominada "ATITUDE", utilizada pela Patriotismo nesses eventos e que aborda a necessidade de cada um ser um sujeito ativo no meio social em que vive.

O palestrante discorreu sobre deveres de cada um para com o exercício da cidadania, e que para a invocação dos direitos o cidadão deve estar consciente de ter cumprido e ser cumpridor dos seus deveres de cidadão.

Abordou o significado da expressão "patriotismo" e as razões historicas de Macatuba postular o reconhecimento público de "Capital Nacional do Patriotismo".

Outra abordagem foi a necessidade da comunidade organizar-se através de associações de bairro para ter voz ativa nas questões coletivas. O palestrante lembrou a todos que recentemente foi criada a AMAM - Associação dos Moradores dos Altos de Macatuba, organização essa que para cumprir seu papel social necessita da participação de significativo número de moradores, pois a comunidade é que deve orientar e legitimar as ações da associação.

Outros temas, como questões sociais e penais voltadas aos jovens e adolescentes e o drama de cada familia envolvida na problemática; jurídicas voltadas à família; estrutura dos poderes constituídos e meios para que o cidadão possa utilizar adequadamente os canais de comunicação com o Judiciário local, dentre outros assuntos, também foram abordados.

O CRAS-Macatuba está vinculado à pasta da Assistência Social, comandada pela Vice-Prefeita Maria Lucilla Nunes Gouveia. As responsáveis são Cleusa Aparecida Martins (Assistente Social), Márcia Teresinha Van Meli (Psicologa).
Participou da palestra do dia 26 a estagiária em psicologia, Cristiane Aparecida da Rocha, aluna do curso de graduação da UNIP-Bauru.

CRAS - Patriotismo - CRAS - Macatuba - 3/26/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática