VEJA A LOGO DA CAPITAL NACIONAL DO PATRIOTISMO

Essa é a logomarca oficial da divisa "MACATUBA - Capital Nacional do Patriotismo".

Na segunda, 30 de março, o resultado da avaliação técnica realizada por professores doutores da área de comunicação foi anunciado ao Prefeito Coolidge Hercos Júnior, que imediatamente acolheu e declarou escolhido o trabalho finalista de autoria de Anderson Ferreira.


Anderson Ferreira

Completa 27 anos de idade no próximo dia 2 de abril

É Aluno especial do Programa de Mestrado em Comunicação Midiática na UNESP-Bauru
Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela UNESP-Bauru
Diretor Financeiro da Organização Santo Antonio de Ação Social
cursou Ensino Fundamental e Médio - EE Fernando Valezi
Reside em Macatuba, na rua Pará, 152.
Mais informações tem no lattes, http://lattes.cnpq.br/1656462339698479


PRÓXIMAS AÇÕES

Os próximos passos visando a implantação prática da logo serão:

• ato administrativo instituindo a logo oficial;
• comunicação aos poderes constituídos, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e departamentos internos.
• realização de aprimoramentos no layout da logo vencedora e projetos de mídias impressas, adesivadas e eletrônica;
• realização de solenidade para apresentação pública da logo;
• outras ações práticas.

BRIEFING

Segundo o autor, a logo vencedora foi concebida com traços simples e modernos; retrata uma proposta de fácil reprodução nas diversas tipologias de mídias.
Ostenta ao centro a divisa oficial do município.
O traço superior remete a forma estilizada da folhagem adulta da cana-de-açúcar, principal produto agrícola do município e responsável pelo desenvolvimento econômico da região centro-oeste paulista.
O traço inferior é a sombra do superior, projetada em sentido inverso, para que o conjunto sugira a forma de um coração, símbolo universal do amor.
Patriotismo está intrinsecamente condicionado aos laços de apreço pela pátria.
São utilizadas as cores nacionais, sendo o texto grafado em verde, em desenho simples e objetivo, de fácil leitura mesmo em escalas reduzidas.
O nome do município é grafado em negrito e caixa alta, destacando-se na divisa, posicionada imediatamente abaixo, na horizontal, mesmo tamanho, garantindo harmonia à composição

ESCOLHA FINAL CONTOU COM SUPORTE TÉCNICO

Depois de votação popular, feita pela internet, e o comunicado do resultado ao Prefeito Municipal Dr. Coolidge, a pedido deste, as três melhores logomarcas passaram pela avaliação de uma equipe de especialistas, com notória experiência nas áreas de design e planejamento publicitário.

Todos participaram como voluntários, atendendo a pedido do gabinete do Prefeito, que fez questão de que a escolha final fosse técnica, muito embora sua preferencia pessoal por uma das logos finalistas.

Na avaliação do professor e empresário da área de comunicação Marcelo Gonçalves Miguel , de 36 anos de idade, formado em Design Gráfico pela Unesp, professor universitário em Bauru, integrante do corpo docente de cursos de graduação na Unip e FIB e na, USC, no curso de pós-graduação em Comunicação das Organizações. É fundador e diretor de criação da Aero Comunicação. Já recebeu importantes prêmios da área, como APP Ribeirão Preto (2001), e em três anos venceu o concurso da revista Recall, o trabalho 1 recebeu nota 6; o trabalho 2 nota 8; e a maior nota, 9, para a proposta 3, da finalista Mariana Casali Moreto.

Segundo ele, a jovem autora desse trabalho conseguiu traduzir visualmente o conceito proposto. “As mãos em torno da esfera (que representa a bandeira nacional) consegue sintetizar a noção de patriotismo, sem abusar de cores e de outros elementos. Também destacou que a solução em círculo é agradável e fácil de aplicar a marca como Selo. Mas o profissional coloca uma sugestão. “Sugiro apenas uma melhora no desenho final da mão verde (braço) e da curva mais precisa das letras “Capital Nacional do Patriotismo”, que não estão desenhadas um círculo equidistante da esfera”.

Por sua vez, a avaliação da professora-mestra Susy N. Silva R. Amantini, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, mestre em Desenho Industrial “Design” e atualmente professora e pesquisadora da mesma universidade, que também ministra aulas na Universidade Paulista e no Instituto de Ensino Superior de Bauru, dos trabalhos avaliados, destaca a proposta 3 como sendo a que, segundo sua valiação, mais se aproxima da proposta pois “seus traços simples e minimalistas oferecem efetiva leituralidade e boa pregnância visual. Tal leitura nos leva ainda aos arcos muito utilizados na arquitetura de nossa Capital Nacional, pois existe um movimento intrínseco e as elipses remetem ao dinamismo, algo não estagnado e sim em evolução”.

A terceira colaboração nas avaliações veio do professor e consultor em comunicação Fábio Guarido, que tem 29 anos de idade, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista. Cursou pós-graduação em Comunicação nas Organizações e MBA em Gestão Estratégica de Marketing. No serviço público municipal em Macatuba, atua como Assessor de Comunicação e Imprensa. É consultor de marketing e Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Paulista, em Bauru, onde também exerce atividades de coordenação da Agência Modelo da mesma universidade.

Na avaliação do professor Fábio, o destaque foi para a aplicabilidade da logomarca do macatubense Anderson Ferreira – trabalho 3, já que é a que mais potencial revelou no que diz respeito às possibilidades de pequenos ajustes técnicos, pela Divisão de Comunicação da municipalidade, e com isso figurar em documentos oficiais e outras aplicações impressas. “A simplicidade dos traços e a quantidade de cores favorecem a aplicação em reduções e o baixo custo no processo de impressão”, avalia o Prof. Fábio, que observa a a necessidade de adaptações na logo para utilização tridimensional, como monumentos em praças e parques. Destaca, ainda, que a formação em arcos sugere aplicações visualmente agradáveis. “As outras propostas apresentadas têm uma base mais concreta, de leitura mais direta e objetiva, enquanto que a logo referida tem uma leitura mais lúdica, convidando para o imaginário, possibilitando o desenvolvimento de atividades nas escolas municipais e sobre a temática e o sentido da divisa”. O prof. Fábio faz questão de ressaltar que as avaliações técnicas feitas pelos colaboradores, a pedido do Prefeito, não desmerecem, de forma alguma, os trabalhos não escolhidos. Muito pelo contrário: todos têm méritos e revelam que o certame atingiu sua finalidade de motivar as pessoas e mobilizar a comunidade regional num tema pouco comum para esse tipo de concurso.

RESULTADO ACOLHIDO

Com base nas avaliações dos três convidados colaboradores-voluntários, a logomarca escolhida, com 2 votos, como noticiado neste blog, foi a do macatubense Anderson Ferreira, 27 anos, formado em Relações Públicas pela Unesp de Bauru.

AGORA É OFICIAL

Agora, a logomarca escolhida fará parte de todos os materiais institucionais da Prefeitura Municipal de Macatuba, conforme determina a Lei Municipal nº 2.266/08 (confira seu texto neste sítio e no blog do concurso).

AGRADECIMENTOS

A Comissão organizadora do concurso agradece a todos que colaboraram nessa realização, inclusive aos concorrentes e ao público que votou pelo blog do concurso. Agradecimentos especiais vão para o patrocínio da EDITORA POSITIVO LTDA (http://www.editorapositivo.com.br), que doou o valor dos notebooks ofertados aos três finalistas, e aos professores doutores e demais cidadãos e profissionais que colaboraram nas diversas avaliações realizadas.

Neste sítio está publicada a relação contendo os nomes de todos os que participaram do certame e do processo de escolha da logo.

Comissão Organizadora do Concurso - Gabinete do Prefeito - 3/30/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática