Dia do Exército Brasileiro - 19/4 - BAURU (SP)

No dia 19 de abril o Exército Brasileiro completará 361 anos, data da 1ª Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648, em Jaboatão/PE, quando brancos, índios e negros uniram-se em torno de um ideal: expulsar o invasor do solo pátrio.

Segundo os historiadores, neste episódio, pela primeira vez é que foi mencionada e exaltada a Pátria Brasileira e plantadas as sementes da Nação.

O Exército de hoje é uma síntese de sua trajetória histórica: o mesmo povo em armas comprometido com a integração e o progresso nacionais.

Na semana do Exército em todo o país são realizadas atividades com o objetivo de exaltar valores como o patriotismo, o civismo e o culto das tradições históricas.

BAURU (SP)

Dia do Exército

O Exército Brasileiro surgiu com a vitória do País na 1.ª Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, expulsando os invasores holandeses, nos Montes Guararapes, no Estado de Pernambuco.

Desde os primórdios da colonização portuguesa na América, desenvolveu-se em terras brasileiras uma sociedade marcada pela intensa miscigenação. O sentimento nativista aflorou na gente brasileira, a partir do século XVII, quando brancos, índios e negros, em Guararapes, expulsaram o invasor estrangeiro.

Os momentos épicos ali vividos encerram profundo significado para o Exército. Representam ideais cultuados há 361 anos no coração e na alma de cada um dos seus integrantes: fé, bravura, honra e Pátria.

O Exército, sempre integrado por elementos de todos os matizes sociais, nasceu com a própria Nação e, desde então, participa ativamente da história brasileira.

Na atualidade, o Exército Brasileiro consolida sua individualidade. Exercita e desenvolve uma doutrina militar genuinamente nacional, gerada com base em perspectivas de emprego realistas, e tem procurado evoluir sua concepção estratégica de maneira compatível com as demandas do futuro.

No dia 19 de abril, o Exército comemora o aniversário de sua formação. Fará este ano 361 anos e a 6.ª Circunscrição de Serviço Militar (6.ª CSM) e o Tiro de Guerra de Bauru (TG 02-054) comemorarão a data com uma formatura hoje, 17 de abril de 2009, às 9h15, no Pátio de Formatura do Tiro de Guerra. A atividade contará com a participação da Banda de Música do 37.º Batalhão de Infantaria Leve (37.º BIL), de Lins/SP, e de uma exposição de material militar. O evento será aberto ao público e às escolas.

O autor, Tenente-coronel Henrique Ribeiro Rhoden, é chefe da 6.ª Circunscrição do Serviço Militar - CSM

- Artigo publicado no JC (Jornal da Cidade - www.jcnet.com.br), edição de 17-4-2009

Confira a matéria em: http://www.jcnet.com.br/detalhe_opiniao.php?codigo=154445

Dia do Exército Brasileiro - Datas Comemorativas - 4/19/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática