17ª FESTA DO PEÃO - CIVISMO FORTALECIDO

A 17ª edição da Festa do Peão de Macatuba começou neste 3 de setembro e será encerrada no feriado da Independência (7 de setembro).

Pelo segundo ano consecutivo a Patriotismo é parceira nessa festa e está encarregada da parte solene e inicial dos rodeios, quando acontece o ingresso das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal na arena e a execução do Hino Nacional.

No final desta matéria, veja um -V-Í-D-E-O- ilustrativo da abertura da festa e da nossa participação.

A entrada de todas as bandeiras dos estados brasileiros na arena de rodeios foi uma inovação implantada no ano de 2008 (Veja matérias Clicando aqui ou Aqui). “Essa foi forma que encontramos para homenagear o público e os peões nascidos nos mais distantes lugares do país”, ressalta o presidente da festa, ADO GALLI (Clodoaldo Roberto Galli), lembrando que “isso é inédito nos rodeios que acontecem Brasil afora e que em Macatuba já foi incorporado à tradição dessa grande festa popular. Outro detalhe importante, é que aqui não é cobrado ingresso, pois achamos que manter os portões abertos ao público é respeitar o direito básico de todos ao lazer. Esse respeito é a base da administração municipal do "Dr. Coolidge”, que conhece as dificuldades dos macatubenses e sabe que a população gosta e necessita de atividades de lazer voltadas à cultura e tradições. A participação da população em eventos como este é que realmente faz acontecer o projeto de transformação da cidade”.

NOVIDADES DESTE ANO

Neste ano de 2009 algumas novidades foram implantadas por sugestão da Patriotismo:

1) Hasteamento de uma Bandeira Nacional de 8 panos (3,6 metros de largura) no mastro principal, na área central do recinto da festa.


2) Afixação de outra grande Bandeira Nacional em local de destaque e devidamente iluminado, dentro do ginásio de esportes, onde acontecem exposições de artesanato, amostra histórico-fotográfica e estandes de empresas locais. Essa bandeira também é de 8 panos (3,6 metros de largura).


3) No corredor principal de acesso do público ao recinto da festa, foram afixadas a Bandeira Nacional e todas as 27 bandeiras dos estados, dando um clima cívico e de homenagem a todos os brasileiros, vindos de todos os estados, que ajudam a construir a cidade que busca o reconhecimento de “Capital Nacional do Patriotismo”.


4) Distribuição de 3.500 publicações “Símbolos e Hinos Nacionais”, doados pelo SENAC São Paulo a pedido do voluntário e diretor da Câmara Municipal de Macatuba, JOÃO SÉRGIO PIMENTEL, como campanha de conscientização do público participante sobre a importância dos Símbolos Nacionais e do esforço individual no projeto de transformação da cidade em ícone da cidadania.

5) Distribuição de 3.000 hastes confeccionadas com madeira reciclada, com uma bandeirola, montada pelos alunos do projeto “Educartes.


6) Exposição de fotos dos Cerimoniais de Incineração realizados em 2007 e 2008, com divulgação da data, horário e realização do Cerimonial 2009. Um monitor, ao lado dos painéis das fotos explica aos visitantes os detalhes do Cerimonial, como o porquê de sua realização ao meio dia do Dia da Bandeira, necessidade de incineração, competência para fazê-lo, etc.


7)Divulgação da logo com a divisa oficial do Município, instituída pela Lei Municipal nº. 2.266/08 ( para consultar o texto da lei, Clique aqui )



LEI e EDUCAÇÃO

Não só no ingresso de cada bandeira na arena de rodeios, como no hasteamento e na fixação das bandeiras no corredor de entrada do público, houve rigorosa observância da ordem legal de precedência e apresentação das bandeiras ( Clique aqui ). No ensaio e trabalho de afixação, cada participante tomou conhecimento dos detalhes legais e histórico relacionados com as Bandeiras, festa e o projeto local de transformação. Essa atividade integra nosso calendário de comemorações da semana da pátria, com encerramento no dia 7 de setembro”, observa o presidente da Patriotismo, lembrando que a distribuição de panfletos sobre os símbolos nacionais arremata essa preocupação em não apenas cumprir a lei, mas, também, educar e formar cidadãos conscientes da importância e detalhes sobre os Símbolos Nacionais.

PARTICIPANTES

EDILSON JOSÉ VELOSO, JAIR MONTANHOLI (Côco), que aparecem na fotografia ao lado, coordenados pelo encarregado JOSÉ ROBERTO VALARDÃO, realizaram o trabalho de instalação de 28 bandeiras no corredor de acesso ao recinto da festa.

Muitas outras pessoas e organizações auxiliam nesse trabalho, como voluntários. São colaborações importantes nos projetos que a Patriotismo desenvolve em Macatuba e na região centro-oeste paulista.

Especial destaque deve ser dado à Rádio Comunitária SAM/VILANOVA (FM 87,9) dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador ODAIR ÁLVARES FUNES e locução da radialista MÉRCIA DE ALMEIDA, que além de colaborar no evento, está auxiliando na organização do Cerimonial de Incineração de Bandeiras 2009.

Veja a relação dos outros voluntários que participam ativamente na parte conduzida pela Patriotismo nessa festa:

CAVALEIROS
Bandeira Nacional – Cavaleiro ARI AGOSTINHO DE OLIVEIRA JÚNIOR
São Paulo = Cavaleiro JOÃO PEDRO MALAVASI
Macatuba = Cavaleiro MARCOS TULIO CAMPOS


BANDEIRAS ESTADUAIS

Os jovens voluntários que ingressam com as bandeiras dos estados na arena de rodeios, desfilam pelo recinto até chegar ao local de concentração.

As condições para essa participação é que estejam matriculados na rede municipal de ensino e participem do ensaio geral e de e todas as apresentações. A coordenação dessa parte coube à REGINA A. MIGUEL SILVA

Veja a relação de bandeiras/participantes:

Bahia – GUSTAVO BATISTA DE OLIVEIRA
Rio de Janeiro – EMILE BARBOSA AGUIAR
Maranhão – JOSÉ EDUARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Pará – SARAH SOARES SHIMITH
Pernambuco – LUAN DE ALMEIDA MATOS
Minas Gerais – MARIANA APARECIDA MANTUAN
Goiás – LUCAS DA SILVA MARIANO
Mato Grosso – BEATRIZ MELO GARCIA
Rio Grande do Sul – MAYKE HENRIQUE SILVESTRINI DE PAULO
Ceará – RAYANE MAIARA DA SILVA
Paraíba – LUIS HENRIQUE DA ROSA LOPES
Espírito Santo – LAURA LEME
Piauí – BRUNO FELIPE MANTUAN
Rio Grande do Norte – MARIA ISABELA BENTO SILVA
Santa Catarina – GILSON BISPO SOARES
Alagoas – LARISSA BARBOSA DE LIMA
Sergipe – MATEUS HENRIQUE PRADO
Amazonas – JESSICA REGINA SILVA
Paraná – CARLOS ALBERTO MOREIRA
Acre – MICHELE FERNANDA ARAÚJO
Distrito Federal – WELLINGTON DA SILVA
Mato Grosso do Sul – SKARLAT THALIA RODRIGUES DO PRADO
Rondônia – MAHYRA VALÉRIO DA ROSA
Tocantins – KEREN MOREIRA DOS SANTOS
Amapá – KELLEN BIANCA GONÇALVES
Roraima – JAQUELINE BARBOSA

No encerramento das participações, foi sorteada uma Bandeira Nacional (1,35 x 1,93 metros) entre os jovens.

O sorteio foi feito pelo pequeno Mateus Alexandro Barbosa e o ganhador foi CARLOS ALBERTO MOREIRA (no centro da foto)

Ao receber o prêmio, contente, Carlos Alberto declarou: “Essa ficará no meu quarto, aberta, lindona.”.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA

A Santa é tida como a protetora dos peões e, tradicionalmente sua imagem é introduzida nas arenas de rodeios pelo país afora. Na 17ª Festa de Macatuba, essa parte contou com a participação de

- JÚLIO CESAR DA CRUZ
- IASMIN CRISTINA DE ALMEIDA
- LAISA AMANDA FERRAZ DA COSTA

FUTURAS GERAÇÕES

O pequeno MATEUS ALEXSANDRO BARBOSA , representando as futuras gerações que garantirão a continuidade dos projetos de transformar MACATUBA na Capital Nacional do Patriotismo, com uma bandeirola nas mãos entrou na arena de rodeios na companhia do Prefeito Municipal, Dr. COOLIDGE HERCOS JÚNIOR.

EXPOSIÇÕES DE FOTOS, TROFÉUS, ARTESANATO e OBJETOS ANTIGOS

Logo na entrada do recinto da festa, no local onde estão guardadas as Bandeiras utilizadas na parte cívica, existem dois painéis, com fotografias dos cerimoniais de incineração de bandeiras inservíveis realizados em praça pública nos anos de 2007 (clique aqui) e 2008 (clique aqui) .

Em 2009 o cerimonial, sempre realizado no Dia da Bandeira (19 de Novembro), terá o comando da Aeronáutica Brasileira (Clique aqui) e acontecerá na área defronte a Estação Rodoviária de Macatuba (clique aqui).

Dentro do recinto da festa, nas dependências do Ginásio de Esportes “Brasílio Artioli” , inúmeras outras atividades acontecem por iniciativa do Depto. de Educação e Cultura do município, sob a coordenação da Diretoria de Cultura (ELLEN SOARES). Também acontece uma interessante exposição e venda de produtos artesanais conta com os integrantes dos diversos grupos de artesãos e artistas plásticos de cidades da região que compõem o circuito turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista” (Agudos, Arealva, Avai, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Piratininga). A Secretaria de Esportes e Lazer, coordenada pelo Secretário ADRIANO A. QUEIRÓZ expõe memórias de suas atividades desenvolvidas no município e região, como troféus e fotos.

Também há uma exposição de fotografias, utensílios, equipamentos e objetos antigos que contam parte da história das famílias macatubenses. Essa exposição é coordenada pelo JOÃO SÉRGIO PIMENTEL, Macatubense voluntário de diversos programas sociais e diretor de secretaria na Câmara Municipal.

Nesse recinto, agradavelmente ornamentado com galhos enfeitados com papel crepom, simulando "Ypês Amarelo, a Patriotismo participa com a afixação de uma grande Bandeira Nacional de 8 panos, em lugar de destaque e com foco de iluminação direta.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Para as barracas da praça de alimentação, a Patriotismo entregou uma haste plástica com um exemplar da Bandeira Nacional especialmente confeccionada com a divisa oficial do Município de Macatuba (Macatuba – Capital Nacional do Patriotismo - Lei Municipal nº. 2.266/08), que ficarão afixadas em lugar de destaque. Além de ornamentar cada barraca no contexto da festa, esse brinde ficará com cada barraqueiro, divulgando o projeto da cidade em outras cidades e festas país afora.

Além disso, a organização da festa providenciou, com o apoio do projeto Educartes a confecção e montagem de 3.000 hastes com material da reciclagem, contendo uma bandeira plástica, como ornamentação das mesas instaladas na praça de alimentação da festa. Os jovens voluntários LUCAS HENRIQUE DA MOTA, ROGÉRIO APARECIDO PEREIRA, CAIO AMARILDO VIANA e JHEYCE KELLY CARDOSO, fizeram a distribuição das hastes pelo recinto da festa.

Um bom público prestigiou o 1º dia de Rodeios. Na sexta, sábado, domingo e no encerramento no feriado de 7 de setembro é esperado um público recorde para a festa.

LOCAL, PROGRAMAÇÃO e ENCERRAMENTO

A 17ª Festa do Peão de Macatuba acontece no Centro de Laser, ao lado do Ginásio de Esportes “Brasílio Artioli", na quinta (3/9), sexta (4/9), sábado (5/9), domingo (6/9) e no feriado de 7 de setembro de 2009, quando acontecerá o rodeio final, seguido do show de encerramento. Veja detalhes da festa, imagem do cartaz de divulgação e programação de shows clicando aqui: 17ª Festa do Peão de Macatuba .

VÍDEO




IMPRENSA REGIONAL

Da imprensa regional, especial destaque deve ser dado à fotografia utilizada como manchete pelo Jornal O Eco, de Lençóis Paulista (SP), na Edição nº. 6574 que circula no sábado, 5 de setembro de 2009.

Essa imagem, do cavaleiro conduzindo a Bandeira Nacional, resume o espírito que envolve a organização e participação popular na 17ª Festa do Peão de Macatuba.

Para ver a última edição desse jornal, clique aqui.

Estão no painel de fotos: JÚLIA GALLI, OTÁVIO GALLI, GUSTAVO ROSA, ROSELI APARECIDA ALVES DOS SANTOS, LAUANDA TATIANA GOMES DO NASCIMENTO, JOÃO VITOR PEREIRA, WILIAM APARECIDO PEREIRA, WELLINGTON RICARDO DOS SANTOS, GABRIEL ESTRADA, VITOR BELASCO, LUCAS SCARMELOTO, GIOVANA PEREIRA, LUIZA MAURÍCIO, MARIANA MAURÍCIO, JOÃO PEDRO BELPHMAN ORTI LOPES, MEVIA PAULA BELPHMAN ORTI LOPES, GABRIELA DOS SANTOS, STEFANI DA SILVA LEMOS, VITOR SILVA DE FARIA, FABIOLA DA SILVA CAMPOS, ELIENAI TAMBORIM BUENO, LARISSA DA SILVA CANSOMIDE, MICHAEL DE OLIVEIRA, RAFAELA APARECIDA SILVA, LUANA APARECIDA DA SILVA, CAMILE DA SILVA CANSOMIDE, JEFFERSON MATEUS MANFIO, INELA BEATRIZ MIGLIORINI, MARIA FERNANDA MIGLIORINI, ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA e LUIZ PAULO DA SILVA:



VOLTAR ao topo

Patriotismo - 17ª Festa do Peão de Macatuba - 9/3/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática