FOGO SIMBÓLICO COMEMORA A INDEPENDÊNCIA

Nesta época vários eventos comemoram do Dia da Independência (7 de setembro), nas mais diversas regiões do país. Publicamos aqui algumas dessas atividades na medida em que colaboradores nos enviaram as respectivas matérias ou ainda replicando algumas publicas em jornais da região centro-oeste paulista e de outros locais.

No final desta notícia publicamos algumas atividades do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação,Cultura e Ciência, sediado na cidade de Niterói, RJ.

JAÚ, SP

A abertura da Semana da Pátria em Jaú (SP) contou com a realização da tradicional corrida do Fogo Simbólico, com participação de atiradores do Tiro-de-Guerra 02-019 e de alunos das escolas municipais da cidade, que percorreram ruas da cidade até o CAIC- Centro de Atendimento Integral a Criança, onde foi realizada a solenidade das comemorações (foto), com o hasteamento da Bandeira Nacional, acendimento da pira, leitura da mensagem aos jovens e canto do Hino da Independência.

O evento é tradicional e está na 72ª edição desde sua criação. Em Jaú, contou com a participação do Secretário de Educação do Município, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, da Diretora do CAIC, Profª Terezinha Sabio e da EMEF Prof. Enéas Sampaio de Souza, Maria Olivia, autoridades militares, público, alunos e atiradores.

História

O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu no Rio Grande do Sul em 1937, como idéia de um grupo de patriotas que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. A partir de então foi adotado como mote colaborador na formação dos cidadãos do amanhã, com foco no amor à terra que nos tem como filhos, à Nação que construímos com o nosso trabalho .

O TG 02-019 tem como Chefe da Instrução o 1º Sgt VALDENI CHAVES DA SILVA, Instrutor o 1º Sgt ABEL EMÍLIO TERAN e o Diretor é o Prefeito Municipal de Jaú (SP), Dr. OSWALDO FRANCESCHI JÚNIOR.

======///======

GRIPE SUÍNA REDUZ DESFILE CÍVICO NA REGIÃO

Prorrogação das férias e medida preventiva para evitar aglomeração são justificativas para suspender o 7 de setembro
Davi Venturino

Devido a circulação do vírus Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, e para evitar aglomerações, algumas cidades da região cancelaram o Desfile Cívico do Dia da Independência. Outras, no entanto, já estão com tudo organizado para o evento que acontece na segunda-feira.

Os municípios da região, que cancelaram o desfile, justificaram que a medida é para evitar aglomerações de pessoas e porque não houve tempo hábil para organizar o evento, já que as férias escolares dos estudantes foram prorrogadas e não houve tempo para ensaiar o desfile.

É o caso, por exemplo, dos municípios de Barra Bonita e Garça. Em Barra Bonita, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, está sendo estudada a possibilidade de transferir o desfile para o aniversário da cidade. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas e tentar conter a disseminação da doença. De acordo com a assessoria, cinco casos da nova gripe já foram confirmados na cidade e outros suspeitos aguardam confirmação do Instituto Adolfo Lutz.

Em Garça, o evento também foi cancelado porque os alunos não tiveram tempo para ensaiar. Apesar disso, a data não passará em branco. A cidade realiza na segunda-feira a 1ª Prova da “Independência” de mountain bike. O evento inclui o percurso na zona urbana e rural. A prova determina completar um percurso, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas e trilhas estabelecidas pelos organizadores do evento. Ao contrário do desfile, o evento não gera aglomerações, o que diminuiria os riscos de contágio.

Em Jaú, o Desfile Cívico acontece normalmente na segunda, a partir das 9h, no bairro Jardim de Baixo. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o evento terá a presença da Marinha com Jipe e embarcações, Polícia Militar com cães e viaturas, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Mirim, Tiro de Guerra, Fanfarra e Aeronáutica (a confirmar).

Já em Botucatu, o desfile cívico-militar terá algumas modificações neste ano devido ao recesso prolongado das escolas, como prevenção à gripe suína. De acordo com o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, apenas duas instituições de ensino do município e duas privadas irão participar do ato. “Os alunos não tiveram tempo para ensaiar com as fanfarras, por isso os próprios diretores tomaram essa decisão”, explica Minetto.

Além dos alunos, as instituições botucatuenses também vão desfilar pela avenida Santana no feriado, entre elas o Tiro de Guerra, a Polícia Civil, Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Coorporação Musical. O evento terá início às 8h em frente ao prédio da Prefeitura com ato cívico, seguido pelo desfile, previsto para as 9h. Como recomenda o Ministério da Saúde, não serão montadas arquibancadas para evitar aglomeração.

Em Dois Córregos, o Departamento de Educação do município espera a presença de seis mil pessoas prestigiando o evento pelas ruas da cidade na segunda-feira. O tema escolhido, “Aquarela do Brasil”, tem como objetivo mostrar as cores, história, artes, tons e belezas do Brasil. O evento terá início às 8h30 e será realizado na rua XV de Novembro, com palanque montado na avenida Padre Domingos Cidade, em frente da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares vão participar. Também foram convidados, e já confirmaram a participação, os pelotões do Tiro de Guerra de Jaú e de Bariri, a Polícia Militar Rodoviária de Jaú, a banda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Limeira e Bariri, as fanfarras da terceira idade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Jaú, Interação de Brotas e da cidade de Pederneiras.


(matéria do JC - Jornal da Cidade - www.jcnet.com.br - Ano XLIII, edição nº. 15.388, sábado, 5 de setembro de 2009, Caderno REGIONAL, assinada por Davi Venturini)

======///======

IGUALDADE NA DIVERSIDADE

No estado do Rio de Janeiro, o IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação,Cultura e Ciência promove desde 2002 várias ações educativas, culturais e de mídia, voltadas, dentro de um clima de legalidade, à conscientizar os cidadãos acerca de sua importância para o estabelecimento e manutenção de uma sociedade efetivamente democrática aonde o direito de todos seja respeitado. É o movimento "Igualdade na Diversidade".

Neste ano na internet está sendo divulgado um movimento cívico denominado “Esta é a Hora”, que propõe ações para as 17 horas do Dia da Independência, 7 de setembro.

Diante disso, o IFEC nos enviou nota para divulgação, conclamando aos cidadãos que incorporem naquele dia, sobretudo, o clima do coletivo, demonstrando para todos os homens públicos que não vêm honrando os seus compromissos com a nação e cidadania, que é preciso um basta nos velhos expedientes imorais e que a sociedade brasileira exige uma nova época de paz, ética e justiça para todos.

Veja mais no sitio do IFEC – clique aqui

7 DE SETEMBRO – IFEC

Para marcar as comemorações do Dia da Independência, na Semana da Pátria o IFEC distribui cartilha cidadã nos municípios cariocas em que atua, ou mesmo a qualquer interessado mediante solicitação.

O IFEC vem, desde sua fundação em 2002, promovendo a valorização do civismo como forma de reforçar os laços de nosso coletivo nacional.

Uma das Cartilhas que fazem parte da série Cartilhas da Cidadania do IFEC, intitulada "Símbolos e Hinos Nacionais", está sendo distribuída e utilizada nas comemorações deste ano.

A Cartilha é fruto da parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

É distribuída gratuitamente para escolas, associações de moradores, movimentos sociais e cidadãos. Quem desejar recebê-la, pode fazer contato através do telefone do IFEC: (21)2610-0953 e/ou através do correio eletrônico institucional: ifec@ifec.org.br

O IFEC tem sede em Niterói, RJ, na rua Noronha Torrezão, nº 204 c/1, Santa Rosa, CEP. 24.240-182; Os telefones de contato são: (21) 2610-0953 (tel/fax) / 8535-0914 (Secretaria Geral)

Vários - TG 02-019, JC e IFEC - 9/5/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática