SEMANA DA PÁTRIA - AGENDA LOCAL E REGIONAL

A nossa agenda de comemorações da Semana da Pátria em 2009 consistiu em dois programas: um local e outro regional.

REGIONAL

Tanto a abertura das comemorações do Dia da Independência, ocorrida no dia 1º de setembro Clique aqui e leia a notícia , como o seu encerramento, no dia 7, aconteceu em Bauru (SP), cidade-polo regional que integra o esforço comum de 10 municípios do centro-oeste (Agudos, Arealva, Avai, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Piratininga) em tornar realidade o Turismo Regional através do Circuito "CAMINHOS DO CENTRO-OESTE PAULISTA".


O encerramento das comemorações aconteceu em desfile realizado no sambódromo em Bauru no dia 7 de setembro. Acima, fotos acima registram essa participação com carro preparado pelo município de Macatuba para os eventos dos municípios do circuito, levando as Bandeiras de todos os Estados Brasileiros como homenagem aos brasileiros e brasileiras vindos de outros estados e que ajudam a construir o progresso dos 10 municípios que compõem o aludido circuito “Caminhos do Centro-oeste Paulista”. Confira aqui as imagens dessa participação:



LOCAL

Em Macatuba (SP), onde a organização tem sua sede, a parceria entre a Patriotismo e a comissão organizadora da 17ª Festa do Peão de Macatuba possibilitou que a própria festa adotasse o civismo e o verde-amarelo como mote principal Veja mais, clique aqui . A população gostou e aprovou.

Confira!

PROXIMO EVENTO

A próxima realização importante que integra as comemorações cívicas, será o CERIMONIAL PECULIAR DE INCINERAÇÃO DE BANDEIRAS INSERVÍVEIS, que acontecerá no próximo dia 19 de Novembro (quinta-feira), às 12h00m, na área defronte a Estação Rodoviária de Macatuba (SP) Veja detalhes

Participe!

IMPRENSA REGIONAL

O JC Bauru (Jornal da Cidade - www.jcnet.com.br) , na edição de 8 de setembro de 2009 (nº. 14.391, ano XLIII), noticia o encerramento da Semana da Pátria que aconteceu no dia anterior no Sambódromo, em Bauru:

Desfile de 7 de Setembro reúne 4,5 mil

Famílias aproveitaram a manhã de sol e encheram as arquibancadas do Sambódromo no evento que durou três horas
Karla Beraldo

Instituições civis e militares, escolas, bandas e integrantes de projetos assistenciais tomaram o Sambódromo de Bauru, ontem, com as cores da bandeira brasileira. A festa verde e amarela foi acompanhada por milhares de famílias que encheram as arquibancadas em comemoração aos 187 anos da Independência do Brasil. Segundo estimado pela Polícia Militar (PM), mais de 4,5 mil pessoas - quase o dobro do ano anterior - aproveitaram a manhã ensolarada do feriado para acompanhar o desfile de 7 de Setembro.

Iniciado pontualmente às 9h, o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), abriu com a apresentação dos Grupamentos Militares ao comandante do desfile e o hasteamento dos pavilhões. Ao som da Banda da Polícia Militar, o público acompanhou a passagem de ex-combatentes, Tiro de Guerra e o efetivo do 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPMI).

Imponente, a Cavalaria da PM esteve entre as atrações que roubaram a atenção da criançada. “Eles são grandes e muito bonitos”, resume seu fascínio diante dos cavalos a pequena Emily Santos Valeriano, 8 anos. Ela, o irmão Patrick, 5 anos, acompanhados da mãe Regiane Valeriano, chegaram cedo ao Sambódromo. “Sempre estamos presente. É um evento gostoso e bonito de ver e esse ano está bem mais organizado. Além do tempo ter ajudado a gente sair de casa”, comenta a recuperadora de crédito.

Já Priscila dos Santos, há 11 anos sem comparecer aos desfiles, aproveitou o sol para voltar a prestigiar a data, ao lado do marido e a filha de 4 anos. “Na época em que eu vinha nem era casada ainda. Deu curiosidade de voltar e ver como estão os desfiles. Estamos gostando, principalmente minha filha, que veio pela primeira vez”, conta.

Para Jorge Luis Nóbrega e a mãe Antônia Ramos Nóbrega, que também acompanharam o desfile, a participação da população é importante para uma demonstração cívica de cidadania. “Esses são valores muito esquecidos, principalmente pelos mais jovens. Esse resgate é muito importante para que todos tenham conhecimento da história do nosso País”, afirma Luis Nóbrega.

Além dos militares, o evento contou com a participação de grupos de escoteiros, capoeiristas, jipeiros do Jeep Club de Bauru, Igrejas Agnus, do Evangelho Quadrangular e Força Jovem Universal e do Circuito Turístico-Caminho das Águas, que apresentou as bandeiras de todos os municípios integrantes do centro-oeste paulista.

Depois de duas horas de desfile – o evento durou aproximadamente três horas-, Eugênia Costa, 54 anos, apelou para a proteção da sombrinha para terminar de ver as apresentações que seguiram com as bandas, como a do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Bauru (Senai), um dos pontos altos do desfile cívico. “O sol está forte mas tem que vir prestigiar, de qualquer jeito, ainda mais que minha neta está desfilando”, comenta. O evento, que finalizou a Semana da Pátria, foi encerrado com a apresentação da banda da escola Liceu Noroeste.

Feliz com o desfile, o tenente-coronel Benedito Roberto Meira, comandante do 4.º BPMI, afirma, porém, que pela importância da data, ainda é pequeno o número do público participante. “Eu gostaria da participação de mais pessoas. Acho que ainda estamos deixando a desejar. Essa é a data histórica mais importante, quando ganhamos a liberdade e começamos a caminhar com as próprias pernas”, comenta.

“As pessoas ainda não têm o hábito de prestigiar essa comemoração. A maioria dos que estão aqui veio acompanhar familiares ou conhecidos que estão desfilando. São pessoas que merecem todo nosso respeito”, finaliza.

____________________

Autoridades

Presente no desfile cívico-militar, o prefeito Rodrigo Agostinho gostou de ver tantas famílias reunidas para prestigiar o evento. “O tempo ajudou e a festa está bem legal, muito bonita”, afirma.

Para ele, o patriotismo não é uma característica marcante no brasileiro. “Somos um povo que não enfrentamos grandes guerras e por isso o patriotismo não é uma questão forte. A comemoração é importante porque resgata esse valor”, completa.

Autoridades como as secretárias de Educação e do Bem-Estar Social, Majô e Darlene Martin Tendolo, respectivamente, os secretários da Semel e de Desenvolvimento, José Carlos Batata e Nico Mondelli, e os vereadores Fernando Mantovani e Gilberto dos Santos, o Giba, além da vice-prefeita Estela Almagro, marcaram presença.

--------------
NOTA DA PATRIOTISMO<: A menção ao Circuito das Águas foi erro da planilha do desfile. Na realidade, a representação foi do “CIRCUITO CAMINHOS DO CENTRO-OESTE PAULISTA”

Patriotismo - Sambódromo Bauru e Macatuba - 9/7/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática