Por que e quando foi proibido cantar a introdução

Visitante, de Campinas, indaga sobre o motivo e desde quando teria sido proibida a introdução do Hino Nacional.

Na verdade, a pouco conhecida letra que se atribui como sendo uma primitiva introdução do Hino Nacional nunca chegou a ser oficialmente adotada. Dessa forma, jamais houve proibição de canto de introdução porque simplesmente na história oficial do Hino Nacional nunca houve tal introdução.

Conhecer o contexto histórico da época facilita a compreensão dessa conclusão.

Em 1906 Coelho Neto propôs à Câmara dos Deputados que fosse dado ao Hino Nacional um só poema, visto que até então versos diferentes tinham sido juntados a composição do maestro Francisco Manuel da Silva , muitos deles adaptações inadequadas, com regionalismos e que comprometiam a beleza e a dignidade que deveria ser a principal marca do hino.

A letra definitiva do Hino Nacional foi escrita em 1909 por Osório Duque Estrada. Porém só foi oficializada por Epitácio Pessoa em 1922, às vésperas do 1º Centenário da Independência, quando a música foi adaptada para ser cantada, vez que originalmente criada para execução em orquestra.

O fato é que os versos que ainda hoje algumas pessoas creditam como sendo a introdução expurgada do Hino Nacional, nunca foram oficiais. Resultaram da falta de regramento que existia antes de 1906, quando cada Estado da União adotava letras diferentes para o hino, nem sempre ajustadas ao bom gosto ou ao ritmo da composição musical original do maestro Francisco Manuel da Silva.


Desde 1890 havia sido conservada essa composição musical original como Hino Nacional.

O Decreto nº. 171 (de 20 de janeiro de 1890), redigido pelo Ministro do Interior, Aristides Lobo foi referendado pelos demais Ministros presentes no Teatro Lírico na noite em que estavam reunidos para audiência das quatro obras finalistas num concurso então promovido para escolha do novo hino. Esse decreto de conservação aconteceu após os Ministros ouvirem de Deodoro da Fonseca: “ Ainda assim, prefiro o velho!

Sugestão de leitura e como fonte de pesquisa de detalhes históricos: A História dos Símbolos Nacionais, MILTON LUZ, Edições do Senado Federal, volume 47, 2005.

=========// =========

Mensagem do site Patriotismo.org.br
-------------------------------------------
Contato
-------------------------------------------
Data : 24/9/2009 10:06:27
-------------------------------------------
Nome : Aloysio -----
Email : alo-------@yahoo.com.br
Cidade : Campinas-sp
Mensagem: Gostaria de saber por que e desde quando foi proibido cantar a introdução do Hino Nacional Brasileiro.
Obrigado pela atenção,

Aloysio - Campinas (SP) - FALE CONOSCO - 9/24/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática