É obrigatório o Hino na entrada da Bandeira?

Visitante, de Santos (SP), indaga a respeito da obrigatoriedade da execução do Hino Nacional no ingresso da Bandeira Nacional em solenidade. Também quer saber sobre a ordem de entrada dos pavilhões Nacional e Municipal.

É comum as pessoas pensarem que para o ingresso da Bandeira Nacional numa cerimônia ou recinto, obrigatoriamente deve haver a execução ou canto do Hino Nacional.

Não há na lei essa obrigatoriedade.

E é relativamente fácil entender o porque disso. Basta observar que tanto a Bandeira quanto o Hino são Símbolos Nacionais, sem hierarquia entre si.

A Bandeira Nacional pode ser usada em quaisquer manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, tanto em caráter oficial, quanto particular.

Algumas organizações adotam a execução do Hino à Bandeira para o ingresso do pavilhão nacional no recinto da solenidade.

Contudo, não há obrigatoriedade de execução de um, outro ou qualquer música para essa “entrada” da Bandeira Nacional.

O que a Lei exige é que todos adotem postura de respeito frente aos Símbolos Nacionais.

POSIÇÃO

Junto com outras bandeiras, a Bandeira Nacional deve sempre ter posição de destaque ou honra (destacada à frente de outras bandeiras quando conduzida em desfiles ou formaturas; central ou mais próxima do centro e à direita, quando com outras bandeiras em pavilhões ou linha de mastros; à direita de tribunas, púlpitos ou mesas de reunião ou trabalho).

Cada detalhe da solenidade ou recinto que ocorrerá a “entrada” é importante. O profissional qualificado para organizar isso é o Cerimonialista (www.cncp.org.br).

Não havendo disponibilidade para essa consulta profissional, é importante saber que a regra geral é que a Bandeira Nacional deve sempre entrar em primeiro lugar (destacada à frente) da Bandeira Estadual, Municipal, empresa ou organização e será sempre a última a ser retirada.

Nesta seção (DEPOIMENTOS), estão publicadas as principais questões e respostas da nossa organização às perguntas enviadas pelo FALE CONOSCO.

Consulte!

======= MENSAGEM RESPONDIDA =======

Mensagem do site Patriotismo.org.br
-------------------------------------------
Contato
-------------------------------------------
Data : 10/2/2009 7:01:28 PM
-------------------------------------------
Nome : Josi
Email : ---------@igrapho.com.br
Cidade : Santos
Mensagem:
1) Em cerimônias em que a bandeira brasileira faz entrada toca-se alguma música, ou ela entra em silêncio?
2) E se entrar a bandeira brasileira e a bandeira do município qual a forma correta de entrada?

Josi - Santos (SP) - FALE CONOSCO - 10/2/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática