EDUCAÇÃO – pedagógico coletivo e palestra

Neste mês de outubro de 2009 a Secretaria de Educação do Município de Macatuba reservou o dia 6 para trabalho pedagógico coletivo com todos os professores da rede municipal de ensino, promovendo palestra de capacitação sobre o Hino Nacional.

O palestrante foi o presidente da Patriotismo, que discorreu sobre aspectos legais, formais e práticos dos Símbolos Nacionais, com especial foco no Hino Nacional Brasileiro. Durante a palestra houve apresentação de slides e no final foi sugerida atividade sobre o hino em classe, direcionada para os alunos das 1ª a 8ª séries. A proposta foi distribuida a cada parcipante e é replicada no final desta notícia.

Nas fotografias a seguir, flagrantes das reuniões ocorridas. No turno da manhã, a abertura contou com a participação do Prefeito Municipal Dr. Coolidge Hercos Junior (de camisa azul), que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Patriotismo no município e a busca do reconhecimento da cidade como um ícone da cidadania no país. Destacou também o papel fundamental dos professores nessa construção.


As fotos são de Anderson José Berbone

ENTENDENDO O HINO NACIONAL

Durante as palestras circulou na assistência o livro “A História dos Símbolos Nacionais”, de Milton Luz (Edições do Senado Federal, vol. 47), para ilustrar a complexidade dos símbolos gráficos e a limitação dos registros históricos sobre os Símbolos Nacionais na maioria dos livros didáticos utilizados pelos professores no dia-a-dia; e quão necessário é o aprofundamento da pesquisa em fontes seguras.

CUIDADOS NA INTERNET

O palestrante procurou focar e destacar a necessidade de muito cuidado com a maioria das matérias disponibilizadas na rede mundial de computadores sobre os Símbolos Nacionais, uma vez que nem sempre a fonte é conhecida ou merece o crédito que naturalmente os internautas vêm dando.

Destacou a indispensabilidade de pesquisas em obras acadêmicas tradicionais, destacando no último slide da apresentação preparada para o evento, a bibliografia e fontes de consulta para a coletânea de dados e informações transmitidas na palestra.

Os slides da apresentação foram disponibilizados aos professores que desejarem consultá-los ou mesmo para replicação em outros projetos ou trabalhos.

PALESTRAS e ATIVIDADES

Foram duas palestras nesse dia. Uma no período matutino e outra no vespertino, com turmas diferentes. No final de cada palestra aos professores foi sugerida atividade em classe, com objetivo de valorizar e significar o ato de cantar o Hino Nacional, através de um trabalho coletivo de pesquisa e compreensão de seu conteúdo expressivo.

A base para essa atividade é a sugestão do sítio “Amigos da Escola, que foi reprografado e entregue aos professores.

Segundo concepção original, essa atividade visa análise e interpretação prática do Hino Nacional e é direcionada às crianças matriculadas da 1ª a 8ª séries.

No final da notícia, divulgamos o conteúdo sugerido para essa atividade.

CUMPRINDO A LEI

Nas palestras foram exibidos e discutidos slides contendo o texto da Lei Municipal nº. 2.266/08, de 22 de setembro de 2008, que instituiu no âmbito municipal a divisa “MACATUBA – Capital Nacional do Patriotismo” . LEI MUNICIPAL 2.266/08 – clique aqui

O palestrante destacou que as reuniões desse dia representam o estrito cumprimento dos termos dessa lei municipal, conforme estabelecido nos artigos 1º (parágrafos 1º e 2º) e 2º (parágrafo 2º), que prevê atividades dessa natureza. Agradeceu as parcerias já realizadas e o apoio aos projetos em curso.

CALENDÁRIO ANUAL

O palestrante também informou aos presentes que sob o foco da organização, as palestras integram atividades que a OSC Patriotismo realiza a cada ano, dentro das comemorações das datas cívicas que vão desde o Dia da Independência, até as comemorações do Dia da Bandeira - ou seja, de setembro a novembro - lembrando que neste ano o Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras Inservíveis acontecerá defronte a Rodoviária de Macatuba e será comandado pela Aeronáutica Brasileira.
Também discorreu da importância das comemorações cívicas da cidade para o turismo regional, visto que o município integra o circuito turístico “CAMINHOS DO CENTRO –OESTE PAULISTA” e o desafio é transformar as festas cívicas em atrativos turísticos.

ROTEIRO para ATIVIDADE SUGERIDA

Fonte: AMIGOS DA ESCOLA – Todos pela Educação

OBJETIVO DA ATIVIDADE

Valorizar e tornar significativo o ato de cantar o Hino Nacional, por meio de um trabalho coletivo de pesquisa e compreensão de seu conteúdo expressivo.
Cumprir a Lei Municipal 2.266/08 e contribuir no projeto de reconhecimento da cidade como um ícone da cidadania no país.

MATERIAL NECESSÁRIO

Dicionário, lousa/giz, papel pardo/pincéis atômicos.
Copias reprográficas com a letra oficial do Hino Nacional (opcional).

• Converse com seus alunos, perguntando a eles se sabem por que se executa o Hino Nacional cada vez que um atleta é premiado ou cada vez que uma coisa importante está por acontecer.

• Comente com eles a importância de um atleta – e de qualquer cidadão – saber a letra do hino de seu país.

• Diga que para cantar bem e se emocionar com o hino é preciso compreender o significado da letra.

• Pergunte se eles compreendem a letra do Hino Nacional. Proponha que juntos façam um trabalho de “tradução” e compreensão do Hino Nacional, lembrando que nosso hino é considerado um dos mais belos do mundo.

• Apresente a letra do hino escrita em papel pardo ou na lousa e peça para que anotem (se possível, uma cópia para cada aluno)

• Faça com eles uma primeira leitura em voz alta, durante a qual indicarão as palavras cujos significados são desconhecidos. Grife essas palavras na lousa ou no papel pardo.

• Divida a classe em grupos e peça para cada grupo pesquisar no dicionário o significado das palavras de um determinado trecho ou estrofe.

• Feita a pesquisa, representantes de cada grupo irão à lousa para registrar o sinônimo encontrado (é importante que discutam e escolham o sinônimo mais adequado no contexto analisado).

• Todos anotam e então é possível fazer uma leitura em coro, substituindo as palavras grifadas pelos sinônimos encontrados (os alunos perceberão que o texto já está bem mais claro)

• Mostre a eles que o hino pode ainda ficar mais compreensível, se colocarem as frases em ordem direta (contextualizar no tempo o uso da ordem indireta)

• Explique que a inversão é um recurso literário bastante usado na época em que o hino foi feito e que possibilita um ritmo bastante expressivo.

• Inicie então o processo de registro dos versos na ordem direta. Trabalhe agora no grande grupo, solicitando aos alunos que ajudem:
- você questiona e orienta
- eles sugerem respostas possíveis

• Cada vez que o grupo chegar a um consenso, alguém registra a versão em ordem direta ao lado de cada estrofe.

• Divida novamente a classe, agora em 8 grupos. Distribua três estrofes para cada grupo, de tal forma que 2 grupos ficarão com as mesmas estrofes.

• Estimule a interpretação, para que eles expliquem o que o autor quis dizer em cada estrofe.
- Ex: explique que na primeira estrofe possivelmente o autor queria dizer que a natureza é um personagem importante no momento em que D. Pedro proclama a Independência, sintetizando os anseios de liberdade do povo brasileiro.

• Em seguida, cada grupo apresentará a sua interpretação e comparará com o do grupo que recebeu as mesmas estrofes.

• Só então os demais grupos poderão complementar.

• A melhor interpretação será registrada na lousa e, depois de corrigida, publicada num painel no pátio ou distribuída às outras classes.

• Se desejarem, os alunos também poderão ilustrar as estrofes.

• Terminado esse processo, é bastante significativo fazer uma nova leitura em coro do Hino Nacional, na sua letra original.

Finalizando a atividade, todos cantam o Hino Nacional.


AGRADECIMENTO ENVIADO

Encerradas as palestras, a organização Patriotismo endereçou a cada um dos Professores participantes, um ofício de agradecimento nos seguintes termos:

Ofício Especial nº. 064-115/2009

Macatuba, 07 de outubro de 2009

Ref: Agradecimentos e convites

Ilustríssima(o) Professor(a):

Agradecemos seu interesse em conhecer detalhes de nossas atividades, dos projetos desenvolvidos e das pesquisas que realizamos sobre os Símbolos Nacionais, manifestado durante a reunião de trabalho pedagógico coletivo realizada ontem, 6 de outubro no auditório da Escola Municipal Caic Cristo Rei.

Lembramos que todo o material utilizado nessa reunião (apresentação de slides e mensagem “ATITUDE”) encontra-se disponível para aproveitamento em projetos de atividades pedagógicas. Da mesma forma, no que diz respeito às fontes de pesquisas mencionadas na apresentação de slides, disponíveis para empréstimo temporário, uma vez que dispomos de apenas um exemplar de cada obra.

Na rede mundial de computadores o sítio da Patriotismo (www.patriotismo.org.br) contém publicações de notícias, matérias e respostas a dúvidas de visitantes, tudo relacionado a questões de cidadania e dos Símbolos Nacionais. Esse material pode ser transformado em importante ferramenta de pesquisa e de apoio a trabalhos em classe. Além do mais também pode ser tomado como importante instrumento de apoio para projetos que auxiliem na busca do reconhecimento público de Macatuba como “Capital Nacional do Patriotismo”.

Para esses fins oferecemos nossa cooperação, no que for possível. Da mesma forma se o objetivo for viabilizar a aplicação da atividade sugerida no final da reunião. Essa atividade para o projeto da cidade é importante, pois visa valorizar e tornar significativo o ato de cantar o Hino Nacional através de um trabalho coletivo de pesquisa e compreensão de seu contexto expressivo. Sob nossa ótica a aplicação prática da sugestão poderá ser o diferencial que nos transformar em comunidade única, com imagem diferenciada frente a outros municípios do País nas questões de cidadania.

Finalmente, renovamos o convite para as comemorações do Dia da Bandeira, lembrando que neste ano acontecerá defronte a Rodoviária, com início as 11h30m do próximo dia 19 de novembro. Lembramos que o Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras Inservíveis em praça pública só acontece em Macatuba, e neste ano estará sob o comando da Aeronáutica Brasileira.

Detalhes do que é o cerimonial e registros fotográfico e em vídeo dos cerimoniais anteriores estão publicados no sitio da Patriotismo na rede mundial de computadores (www.patriotismo.org.br). Nesse mesmo local está publicada notícia da reunião inicialmente referida neste ofício.
Atenciosamente,
Adv. Luiz Eduardo Franco
Presidente OSC PATRIOTISMO

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Patriotismo - Caic - Secretaria da Educação - 10/6/2009

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