BANDEIRA é a lembrança dos Turistas no Rio

O Jornal da Globo, edição do dia 5 de novembro de 2009, divulgou pesquisa inédita no Brasil, revelando mudança no comportamento do turista estrangeiro que visita o Rio de Janeiro.

O que o turista mais gosta é o povo brasileiro e a violência o maior ponto negativo.

A tradicional foto ou cartão com imagens do Corcovado ou outra beleza natural da cidade vem perdendo espaço nas malas dos turistas para a Bandeira Nacional.



Isso mesmo. O Turista vem demonstrando preferir levar na bagagem a bandeira brasileira (Bandeira Nacional), demonstrando que sua vontade é de levar um pedaço do Brasil para casa.

Veja a matéria e vídeo da reportagem no portal G.1 (atalho no final desta página).

A seguir, defronte o logotipo do programa jornalístico, reproduzimos texto da reportagem disponibilizada no sitio Globo.com e, no final, uma imagem da publicação no portal G.1:

Exclusivo: pesquisa revela o que pensam os turistas que visitam o Brasil

O povo brasileiro é o que o turista estrangeiro mais gosta no Brasil. A violência é o principal ponto negativo. É o que revela uma pesquisa inédita.

FLÁVIO FACHEL
- Rio de Janeiro, RJ


A preocupação com a imagem do Rio de Janeiro no exterior levou o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame a uma espécie de desabafo na CPI da violência urbana.

Na opinião dele, o que acontece em algumas áreas da capital carioca não reflete a situação no estado todo. "É um número muito pequeno de pessoas pra causar um pânico em 16 milhões de pessoas e para isso correr o mundo. O Rio de Janeiro não é violento. Os senhores moram lá, o Rio de Janeiro tem núcleos de violência. Nós temos índices de criminalidade em determinados áreas do Rio de Janeiro europeus".

A Secretaria de Segurança não soube informar que áreas são essas, mas o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, concorda com a opinião do secretário. "Os turistas estrangeiros vêem isso com uma preocupação, mais uma sensação do que objetivo, mas é uma sensação. Agora, o que é diferente? É que as coisas positivas são muito superiores, por isso que 90% querem voltar aqui, portanto, isso não é impeditivo da viagem".

A confiança vem do resultado de uma pesquisa que você vai conhecer agora, em primeira mão, sobre como os turistas estrangeiros vêem o Brasil. Para eles, o que temos de mais positivo, em primeiro lugar, é o povo. Em seguida são as belezas naturais, depois, as praias, o sol e o clima tropical.

Para 22%, quase um quarto dos entrevistados, a violência e os assaltos são o que menos agrada. Logo após vem a pobreza, a falta de policiamento e a falta de sinalização no trânsito.

Segundo a pesquisa, a imagem do Brasil melhorou no exterior. Aos olhos dos visitantes que vêm de fora, já não somos mais um lugar de samba, futebol e mulheres e o Cristo Redentor, quem diria, perdeu o posto de número um na lembrança dos turistas estrangeiros.

O primeiro lugar, agora, é da nossa bandeira. Sinal de que até eles, quando vão embora, querem se sentir um pouco brasileiros. “.

g1.GLOBO.COM

Veja a notícia e vídeo direto do sitio da Globo.com, na página do: JORNAL DA GLOBO – clique aqui

Essa reportagem é de 05/11/09 - 23h59 - Atualizado em 06/11/09 - 01h05

VOLTAR ao topo

Flávio Fachel - Jornal da Globo - G1 - Globo.com - 11/6/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática