DIA HISTÓRICO PARA A CIDADANIA

O dia 19 de novembro de 2009 será lembrado como um dia especial na historia de Macatuba

Turismo e Serviço


Pela manhã, a cidade sediou uma reunião ordinária do grupo gestor do circuito turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista”, com participação de representantes dos 10 municípios integrantes (Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Piratininga e Pederneiras), mais do Sebrae-Bauru, Instituto Soma, CODER e do Delegado de Turismo de Bauru, Dr. Ricardo Franceschi.

Essa reunião fez parte do calendário anual do grupo gestor e estava marcada desde janeiro de 2009. Após a reunião todos puderam participar das comemorações do DIA DA BANDEIRA, defronte a rodoviária. A estratégia de trazer a reunião ordinária de novembro para Macatuba é porque na cidade o projeto de transformação num ícone da cidadania contempla também prepará-la como atrativo do turismo cívico no Circuito Turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista”.

No período da tarde o Município entregou ao Poder Judiciário as instalações do Prédio do Forum totalmente reformadas e adequadas às necessidades da recém-criada Comarca.

Ao meio-dia, tal como determina a Lei nº. 5.700/71, aconteceu o Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras Inservíveis.

DIA DA BANDEIRA

As bandeiras desgastadas, sem condições de uso, não podem ser jogadas no lixo. Fazer isso é considerado crime. A Bandeira Nacional sem condições de uso deve ser encaminhadas para incineração. No sítio da Patriotismo na rede mundial de computadores (www.patriotismo.org.br) existem detalhes e informações sobre como e quando desse encaminhamento para a incineração.

A lei que regulamenta os Símbolos Nacionais (nº. 5.700/71) é que determina a realização de um cerimonial peculiar para incineração de bandeiras inservíveis. Segundo a lei, esse cerimonial deve ser realizado a cada Dia da Bandeira (19 de Novembro), exatamente ao meio-dia.

Somente as Forças Armadas é que podem incinerar bandeiras inservíveis. Esses eventos geralmente acontecem dentro dos quartéis. Daí o porquê do cerimonial de Macatuba, único no país em que a iniciativa partiu da sociedade civil e é realizado numa solenidade cívico-militar.

O Cerimonial de Incineração que acontece em Macatuba foi idealizado em 2007 pela organização Patriotismo, para haver alternância no comando militar, sempre com uma das forças militares promovendo a incineração a cada ano. Em 2007 foi o Exército. Em 2008 a Marinha e neste ano coube à Força Aérea Brasileira. Em 2010 será a vez do Exército Brasileiro.

Ontem mesmo, durante o cerimonial, foram discutidos os primeiros detalhes para o evento de 2010 com os militares do Exército brasileiro.

Inovações

Dois detalhes são inovações do Cerimonial de Incineração 2009.

LIBRAS

A participação de alunos da 4ª série “a” da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Idalina Canova de Barros”, de Lençóis Paulista, executando o Hino à Bandeira em LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) foi uma delas. Não se tem notícia de qualquer outra participação desse gênero no país.

Participação Civil

A incineração por cidadão não integrante das carreiras militares, um civil, foi outra inovação.

O regulamento das Forças Armadas reserva ao praça mais antigo e com méritos, a honraria da incineração. Contudo, no Cerimonial deste ano ela coube ao Macatubense Mário Ferreira, com 82 anos de idade, membro fundador da organização Patriotismo.

Isso foi possível porque o cerimonial da AFA (Academia da Força Aérea) delegou a função de conduzir a haste com fogo até o interior da pira. Mário foi acompanhado pelo presidente da OSC Patriotismo, Luiz Eduardo Franco e assessorado pelo responsável cerimonialista, Sub-oficial Orsi.

“Era eu quem, na escola Valezi e por cerca de 30 anos, hasteava e arriava a bandeira todo dia. Estar aqui é muito emocionante, uma honraria”, declarou Mário, que há 50 anos começou a carreira de servente na Escola Fernando Valezi, onde por décadas era o encarregado de hastear e arriar diariamente a Bandeira Nacional. “Um dia estava numa festa em Lençóis e quando olhei para o relógio já era 5 horas da tarde. Tive que chamar um taxi para voltar a Macatuba a tempo de retirar a bandeira. Nunca falhei um dia sequer.” arrematou Mário, emocionado.

Palestras Preparatórias

A participação das Forças Armadas não se limita ao cerimonial. Em parceria com a organização Patriotismo, cada força convidada para o comando do cerimonial do ano realiza eventos preparatórios. Neste ano uma equipe precursora da FAB (Força Aérea Brasileira) percorreu escolas estaduais do município, falando aos jovens sobre a carreira militar e sobre a estrutura da AFA (Academia da Força Aérea).

Escolas locais e da Região

Por sua vez, a organização Patriotismo falou sobre o evento e Símbolos Nacionais nas escolas municipais de Macatuba, Pederneiras e Lençóis Paulista.

A importância da participação não só das Escolas de Macatuba, mas também da Região neste Evento vem sendo fundamental para os fins cívico-pedagógicos do Cerimonial.

O Colégio Prevê-Objetivo de Pederneiras, enviou uma delegação composta de 50 pessoas, formada por alunos , Professoras e Diretora Pedagógica.

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Idalina Canova de Barros, da cidade de Lençóis Paulista (SP), também enviou alunos, acompanhados de professoras e da coordenadora pedagógica, Profª Osires. A 4ª série “a” daquela escola, da Profª Cida Cavalheiro, teve participação especial no Cerimonial, executando o Hino à Bandeira em LIBRAS – a Lingua Brasileiras de Sinais.

Aeronáutica

A beleza da festa cívico-militar deste ano é o resultado da simpatia com que o Brigadeiro do Ar Marco Antonio Carballo Perez, Comandante da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, recebeu a delegação macatubense durante as visitas e ações preparatórias. Como no mesmo dia e horário é realizada a cerimônia militar na AFA, o comandante foi representado pelo Sub-Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Augusto Reis, Comandante do que hoje comanda a parte militar deste Cerimonial.

Exército e Marinha

Outra inovação deste ano, foi a equiparação dos efetivos. Todas as forças compareceram com o mesmo número de integrantes: 24, na formação de 4 colunas de 6 homens.

O Exército Brasileiro esteve representado pelo Chefe da 6ª Circunscrição de Serviço Militar desta 2ª Região, Comando Militar do Sudeste, Tenente Coronel Henrique Ribeiro Rhoden e a Marinha do Brasil pelo Capitão de Fragata, Marco Antonio Dutra Janino, Comandante da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, em Barra Bonita (SP).

Bombeiros

A visita realizada pelo Prefeito Municipal Dr. Coolidge Hercos Júnior, acompanhado da organização do cerimonial, ao Tenente Coronel Perez Santiago Rodrigues, Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru, garantiu a destacada participação dos Bombeiros e seus equipamentos no evento deste ano. A Bandeira Nacional de 12 panos, afixada no alto da escada “magirus” na avenida defronte o local do evento, foi novamente o destaque. O representante do comando do 12º Grupamento de Bombeiros foi o 1º Tenente Celso Ricardo.

Na programação dos preparativos para o cerimonial deveriam acontecer palestras dos Bombeiros nas escolas do município. Contudo, com o adiamento das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), restou prejudicado o calendário das palestras, que serão realizadas no início do próximo ano.

TG Bauru

A Bandeira Nacional afixada na escada “magirus” da viatura dos Bombeiros, pelo 2º ano consecutivo foi gentilmente emprestada pelo comandante do Tiro de Guerra da cidade de Bauru, Sgt Vagner Luis da Costa. A exemplo do que aconteceu no Cerimonial de Incineração do ano anterior (2008), o conjunto (magirus / bandeira) foi um dos destaques do evento cívico-militar.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de São Paulo também participou do Cerimonial de Inicineração.

O Capitão Jorge Luis Dias, comandante da 6ª Cia da Polícia Militar em Pederneiras (SP), prestigiou o evento. O 2º Batalhão da Polícia Rodoviária (2º BPRV), comandado pelo Major PM Mercadante, esteve representada pelo 2º Sargento Edmilson.

O efetivo destacado em Macatuba, comandado pelo Sub-Tenente Silvanei Daniel Domingos, não só participou do Cerimonial, como integrou a equipe de parceiros da organização, garantindo a segurança das crianças das escolas municipais Odila Galli e Waldomiro Fantini, que caminharam pela principal avenida da cidade até o local do cerimonial.

Deputados

O Deputado Estadual Dr. Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) compareceu e participou do cerimonial, hasteamento da Bandeira do Estado de São Paulo no dispositivo de mastros. No dia anterior, o Deputado Gondim registrou o evento e projeto de Macatuba nos anais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Impedidos de comparecer por alongamento de sessões na Câmara Federal, o Deputado Federal José Paulo Tóffano (PV) enviou mensagem e também fará um pronunciamento na Tribuna da Câmara Federal para registrar nos anais da Câmara dos Deputados a busca de reconhecimento de Macatuba, como “Capital Nacional do Patriotismo”. Representou o Deputado Tóffano, o assessor parlamentar Edicarlos Santos.

Por sua vez, o Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS) enviou mensagem ao Prefeito Dr. Coolidge Hercos Júnior (PMDB), informando o empenhamento da verba de R$243.750,00 para a construção da Praça Cívica em Macatuba, desejando que o Cerimonial do próximo ano aconteça naquele local, já incorporado aos equipamentos urbano da cidade. O prefeito anunciou que essa Praça Cívica será o resultado da remodelação da Praça da Criança, nas proximidades do Teatro Municipal de Macatuba e será uma referência não só aos turistas, mas para a Educação do Município, posto que planejados espaços para trabalhos e pesquisas extra-classe, com marcos históricos e equipamentos sobre Símbolos Nacionais, Civismo, História do Brasil e das Nações do planeta. Representou o Deputado Jardim no cerimonial, o chefe de gabinete, Sérgio Murilo.

PARCERIAS

A participação da Legião Mirim de Macatuba no cerimonial foi fundamental, indo desde a preparação dos adesivos contendo o logotipo da divisa oficial do município (Macatuba – Capital Nacional do Patriotismo) e duas fitas verde-amarelo, ofertadas aos visitantes que participaram do evento, até espaço para palestra e organização das Bandeiras dos Estados Brasileiros, que ingressaram na área do cerimonial conduzida pelos legionários mirins (vide relação abaixo), coordenados pelo ex-legionário Everson dos Santos - Evinho - que foi auxiliado pela secretária da Legião Mirim, Josiele de Almeida. O Presidente da Legião Mirim de Macatuba, Sr. Miguel Dias e o encarregado de disciplina Silvano Barbosa dos Santos também participaram do cerimonial e no auxilio dos organizadores.

As Escolas Estaduais Dr. Osmar Francisco da Conceição, Fernando Valezi e Fanny Altafim Maciel estiveram presentes com alguns professores e alunos durante o Evento.

As Escolas Municipais Waldomiro Fantini, CAIC-Cristo Rei e Odilla Galli, enviaram seus alunos para a festa cívica, acompanhados dos professores, diretores e pessoal da Secretaria Municipal de Educação.

O SEBRAE-Bauru esteve representado pela Diretora de Projetos Isa Franceschini, acompanhada dos consultores Leal e Sakai, pessoas fundamentais para o sucesso dos trabalhos no Circuito Turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista”. Esse trabalho é que possibilita a Macatuba postular não só a inclusão do Cerimonial de Incineração no calendário turístico do Estado de São Paulo, mas junto com os outros 9 municípios, somar para tornar o Turismo Regional como alavanca de desenvolvimento econômico e Social.

À Delegacia Regional de Turismo da Região Turística “Coração Paulista”, com sede em Bauru, na pessoa do Delegado de Turismo, Dr. Ricardo Franceschi, o município agradeceu o apoio que vem dando ao circuito turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista.

Igualmente ao CODER – Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional e ao Instituto Soma, que desempenha o papel de governança no Circuito Turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista” também estiveram no cerimonial e são parceiros nessa realização.

O LIONS CLUB de Macatuba também colaborou, cedendo o salão de festas para o almoço oferecido pelo Município às Autoridades Civis e Militares que participaram do Cerimonial de Incineração.

As alunas e professora de corte e costura do SESI, unidade de Macatuba, contribuíram com o Depto. de Cultura, na confecção de bandeirolas que enfeitaram a principal avenida da cidade.

Voluntários da Patriotismo também colaboraram: O Profº Claudinei Cipoli, que gentilmente produziu um CD com textos de registro e agradecimentos, executado pelo sistema de som na área do Cerimonial; O bacharelando em Design (Comunicação Visual), Luiz Eduardo Franco Júnior, que produziu o cartaz de divulgação do evento; Sandro Daniel Minetto de Carvalho, especialista em informática, que dá suporte nessa área para todas as ações da Patriotismo; Advogada Emília Damasceno, que juntamente com Dábila Cristina da Silva, e as funcionárias municipais Daniely Daré Giglioli Ruizi e Regina Aparecida Miguel Silva, cuidaram da recepção às autoridades no local do evento.

A empresa NOVA JEANS, de Macatuba, colaborou na confecção de uma toalha que ornamentou a mesa de recepção das autoridades. Feita em tecido Jeans, essa toalha foi pensada e fabricada para divulgar a matéria prima da principal atividade industrial urbana da cidade: confecção.

O Condominio Edificio Capri, também colaborou, autorizando a um dos moradores que permitisse a fixação de duas Bandeiras Nacionais no alto do prédio (14º andar) situado na principal avenida da cidade. As bandeiras, com cerca de 5x4 metros cada uma, divulgaram o Cerimonial a todos que circularam pela avenida.

IMPRENSA A Rádio Comunitária, dirigida pelo Vereador Presidente da Câmara Municipal de Macatuba – o Sargento Funes – também ajudou a realizar com sucesso o cerimonial, garantindo importante espaço de divulgação do evento.

A mídia falada, escrita e televisiva da região centro-oeste também colaborou. Em especial as emissoras Rádio 89 FM de Barra Bonita (Dr. AURÉLIO SAFFI), RÁDIO DIFUSORA de Lençóis Paulista (reporter NILTON), JORNAL DE MACATUBA, O ECO, TRIBUNA, JORNAL DE CIDADE; JORNAL DO COMÉRCIO DE JAÚ, e outros tantos órgãos de imprensa regional, que fizeram chegar à população da região todas as informações sobre o Cerimonial e transformações que estamos realizando.

Legislativo e Servidores

Os Vereadores da Câmara Municipal de Macatuba também ajudaram no Cerimonial, não só pelo apoio no projeto de transformação da cidade com investimentos no Turismo Regional, mas principalmente por fornecer o subsídio legal necessário à ações abrangentes e parcerias que vêm sendo realizadas pela Patriotismo em Macatuba. O Secretário da Câmara João Sérgio Pimentel vem sendo um colaborador-voluntário importante nos projetos de transformação que a Patriotismo desenvolve na cidade e região.

O Dep. Milton Monti colaborou, enviando o “caminhão palco”, que foi utilizado no Cerimonial de Incineração e sistema de som.

Os servidores da Prefeitura Municipal de Macatuba, colaboradores comprometidos com as causas de interesse da população, que como sempre não mediram esforços para que esta cerimônia acontecesse da melhor forma, em todo seu brilho e significado.

Executivo Municipal

Macatuba reconhece a importância deste momento de muitas construções. A história já registra os avanços obtidos pelo Prefeito COOLIDGE HERCOS JÚNIOR, o Dr. Colidge, e sua equipe de Governo. Esses cidadãos é que realmente fizeram, fazem e farão a diferença nesse trabalho de transformação da cidade num ícone da cidadania no país e nos possibilita encher o peito para exclamar: “MACATUBA – CAPITAL NACIONAL DO PATRIOTISMO”

Legionários Mirins

Veja a lista dos legionários que conduziram as Bandeiras junto aos dispositivos afixados no pátio de manobras do terminal rodoviário “Prefeito Fernando Valezi”, no centro de Macatuba. O Cerimonial Público determina que as bandeiras obedeçam a regra de precedência, de tal forma que a ordem de ingresso no recinto se dá pela antiguidade da data de fundação de cada estado brasileiro:

BANDEIRA = LEGIONÁRIO

Brasil = Franceline Batista Rodrigues
São Paulo = Wilson Sabino Pereira
Macatuba = Graciele Aparecida da Silva
Bahia = Carolina Aleixo do Prado
Rio de Janeiro = Michele Braz
Maranhão = Lorraine de Assis
Pará = Joyce Fernanda Faria
Pernambuco = Vanielle Franco da Silveira
Minas Gerais = Fagner Júnior de Almeida
Goiás = Jéssica Maldonado
Mato Grosso = Luan Leonardo Nicola
Rio G. do Sul = Darliza Aparecida Silva
Ceará = Marieli Araújo
Paraiba = Giane Martins
Espirito Santo = Ana Cláudia da Silva
Piaui = Edson Perboni
Rio G.doNorte = Jonatha Luiz Francisco
Santa Catarina = Yara Gonçalves Cardoso
Alagoas = Luiz Fernando Montanholi
Sergipe = Elerson Mendes
Amazonas = Ana Flávia Lopes da Silva
Paraná = Larissa Drielle Betamim
Acre = Luana Sbaraglini
Distrito Federal = Thiago Moura Hespanhol
Mato G. do Sul = Bruna Barbosa
Rondônia = Luiz Felipe Leme
Tocantins = Thallis Ricardo Bento
Amapá = Natane Helen
Roraima = Isabela Aparecida Basílio

Esses Legionários e os demais colaboradores já inscreveram seus nomes na Historia do Cerimonial.

Nossos agradecimentos.

-------------------

ORDEM DO DIA

Durante o Cerimonial Peculiar de Incineração, o comandante da Força Militar convidada e encarregada de comandá-lo em Macatuba, divulga um texto alusivo à data. É a denominada “Ordem do Dia”. Neste ano o Brigadeiro do Ar Marco Antonio Carballo Perez, comandante da AFA (Academia da Força Aérea) foi quem emitiu essa ordem, lida durante o cerimonial. Veja o texto:

ORDEM DO DIA DO EXMO SR CMT DA AFA ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA

BANDEIRA DO BRASIL. AUGUSTO SÍMBOLO DE NOSSA NACIONALIDADE, ÍCONE ABSOLUTO DE SOBERANIA E IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO.

AO VÊ-LA BRANDIR MAJESTOSA, NOS MAIS DISTINTOS LUGARES, ARREBÁTA-NOS UM SENTIMENTO DE ORGULHO, QUE NOS REMETE À LEMBRANÇA DA PÁTRIA AMADA E DESTA HONRADA NAÇÃO DE GENTE AGUERRIDA.

QUEM MAIS PODERIA EXPRESSAR, COM TAMANHA FIDELIDADE, A GRADEZA DE NOSSO BRASIL? AS CORES VIVAS QUE OSTENTA TRADUZEM OS ENCANTOS DESTA TERRA, SEJA NO VERDE DAS MATAS, NO AMARELO DE SUAS RIQUEZAS, NO AZUL ESTRELADO DESTE INCOMPARÁVEL CÉU QUE SOBRE NÓS SE ESTENDE OU NA EXPRESSÃO “ORDEM E PROGRESSO”, QUE, REPOUSANDO EM ALVA FAIXA, APONTA-NOS, IMPASSÍVEL, A DIREÇÃO.

É JUSTO LEMBRÁ-LA. É SALUTAR QUE O FAÇAMOS COMO NAÇÃO, POIS NELA CONTEMPLAMOS A HISTÓRIA DE UM POVO ABNEGADO, QUE NÃO SE INTIMIDA ANTE AOS DESAFIOS E NEM MENSURA ESFORÇOS PARA ALCANÇAR OS SEUS NOBRES OBJETIVOS.

A NOSSA VENERADA BANDEIRA É UM RETRATO FIDEDIGNO DA ALMA BRASILEIRA, QUE ESPELHA O PASSADO DE GLÓRIAS E O FUTURO DE VITÓRIAS RESERVADO ÀQUELES QUE FAZEM DE SEU IDEAL UMA NAÇÃO, A PONTO DE, POR ELA, SACRIFICAREM, ATÉ MESMO, AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS.

E, NESSE ESPÍRITO, ATRAVÉS DESTE SINGELO ATO DE CIDADANIA, ALÇAMOS A NOSSA QUERIDA BANDEIRA DO BRASIL, CONFERINDO-LHE A MAIS HONROSA POSIÇÃO FRENTE À GUARNIÇÃO DE AERONÁUTICA DE PIRASSUNUNGA, E CINGINDO-NOS DO MAIS DIGNO SENTIMENTO PATRIÓTICO.

“SALVE, LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA!”

Pirassununga, 19 de novembro de 2009

Brig Ar MARCO ANTONIO CARBALLO PEREZ

Comandante da Academia da Força Aérea

-------------------

Palestras

A equipe precursora, comandada pelo 1º Tenente Aviador Dayve Moraes Filho chegou na cidade na quarta, dia 18 de novembro. Após reunião com a organização do Cerimonial, foi cumprida agenda de palestras nas escolas estaduais, que em Macatuba são três: EE (Escola Estadual) Fernando Valezi, EE Fanni Altafim Maciel e EE Dr. Osmar Francisco da Conceição.

Integraram a equipe nessas palestras, além do 1º Tenente Aviador, o Sub Oficial Orsi, os Sd Múcio e Cb SAD Michellim.

Em função da transferência das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) da semana antecedente (de 10 a 12 de novembro), as palestras do período da manhã e na Escola Fanni Altafim Maciel não puderam ser realizadas. Foi solicitado o retorno da equipe para o início de 2.010, quando, então serão completadas as visitas.

As palestras foram realizadas nos períodos da tarde nas duas outras escolas e encerradas, no período noturno, na EE Dr Osmar Francisco da Conceição, com o pátio interno da escola tomada alunos do ensino médio, professores e alguns moradores das imediações da escola ou familiares dos alunos.

Houve apresentação de um vídeo institucional da AFA (Academia da Força Aérea), onde todos puderam conhecer detalhes não só da academia, mas também das carreiras militares. O palestrante foi o 1º Tenente Aviador Dayve Moraes Filho, que na AFA exerce funções de chefia no setor de Doutrina.

A presença de membros da AFA na cidade para palestras é fato inédito e despertou muito a atenção dos jovens. Principalmente das meninas, que puderam ver detalhes sobre a participação das mulheres nas forças armadas.

Essas palestras são inéditas em Macatuba e chegam num bom momento na vida dos alunos que participaram. São jovens que estão ou em breve estarão diante de um grande impasse, que é o momento da escolha da profissão e dos caminhos a serem seguidos para a realização profissional. É uma decisão importante na vida de todo jovem, que pode influir durante a vida toda. Possibilitar a eles não só informações, mas o contato direto com membros da Força Aérea Brasileira, ouvindo suas experiências, foi e é muito importante para essa decisão. Esperamos que isso possa mudar o rumo na vida profissional desses jovens macatubenses”, declarou o presidente da organização Patriotismo, Adv. Luiz Eduardo Franco, que acompanhou o palestrante e equipe nas escolas.

FORMATO DIFERENTE

A realização do cerimonial fora dos quartéis não é comum. Em Macatuba o cerimonial é diferente, pois além de ser realizado em praça pública, a iniciativa do cerimonial é que motivou a parceria firmada em 2007 entre o Município, a OSC Patriotismo e representações das Forças Armadas. Ela é que vem possibilitando alternância no comando do cerimonial, que neste ano caberá à Aeronáutica Brasileira.

Macatuba pretende incluir o cerimonial no calendário regional de turismo, como atrativo do Circuito Turístico “Caminhos do Centro-oeste Paulista”.


EVENTO PRESTIGIADO

Autoridades militares e civis, de diversos pontos do Estado, prestigiaram o Cerimonial de Incineração em Macatuba neste ano de 2009.

Abaixo, a relação dos que assinaram o livro de presença no local do evento:

Jorge Luiz Dias (Capitão da PM CMT – 6ª Cia – Pm )
Alexandre Henrique Oliveira de Freitas (SD. EP. 6ª CSM)
Johnny Assumpção Guelfi (Aux. Fusex – 6ª CSM)
Guilherme dos Santos (Aux. 3ª seção – 6ª CSM)
Paulo Sérgio Ribeiro Tolentino (Aux. SPP – 6ª CSM)
Geraldo Batista Santana (Aux. 4ª seção – 6ª CSM)
Arivaldo A. Brito (Aux. 3ª seção – 6ª CSM)
Marli Minetto Presidente do Lions Clube)
Tenente Coronel Henrique Ribeiro Rhoden (Chefe da 6ª CSM)
Daniel da Graça Orose (Chefe informática Carlos Alberto da Silva (2º Tenente Chefe – 2ª seção – 6ª CSM)
Marcos Antonio Alves Guerra ( 2ª Tenente Chefe setor financeiro)
Jorge Luiz da Rocha Floret Aux ( 6ª CSM)
Rodrigo Perez Negrisoli (Enc. Seção de Saúde da Marinha)
Augusto Lira (Subcomandante de cadetes – AFA)
Paulo Maques (Militar)
Antonio Carlos Perucci Junior (Divisão de meio Ambiente)
Vinicius Kruger dos Santos (Soldado)
Gabriel Correia Leite (Soldado)
Leandro Souza de Sá (Soldado)
João Raphael de O. Lima(Soldado)
Paulo Ricardo de Almeida (Soldado)
Dejair Martins Pereira (Pres, do Sindicato das Industrias de açúcar)
José Carlos Nogueira (2º Sargento Marinha)
Daniel Luiz de Abreu (1º Sargento Marinha)
Renato Alves do Couto (2º Sargento Marinha)
Richadson dos Santos (1º Sargento Marinha)
Marcio da Costa Gastanes (3º Sargento – Marinha)
Adriano Ap. Queiroz (Secretario Mun. De Esporte)
Sergio Murilo (Chefe de Gabinete – Dep. Arnaldo Jardim)
Edmilson Carlos de Oliveira (Representante Cmt do 2º BPRV)
Marcelo Ferreira Dias (Soldado – Corpo de Bombeiros)
Ailton José Farinha (Soldado – Corpo de Bombeiros )
Laidinel Leda (Membro do lions)
Celso Scarparo (Membro do Lions)
Andréa T. Artioli Martins (Coordenadora Pedagógica)
Joaquim Santana dos Santos (Vereador)
Nelson Dias França (Membro do Lions)
José Domingues Maciel (Membro do Lions)
Solange C. D. Maciel Camargo (Membro do Lions)
Luiz Antonio Camargo (Membro do Lions)
Walmir J. Chiari (Funcionário Publico)
Rosemeire V. P. da Rosa (Funcionária Pública)
Michele Obeid (Presidente Bauru e Região Convention Evisitors Bureau)
José Roberto Valardão (Auxiliar de Secretaria)
Luiz Carlos de Oliveira Barros Junior (Soldado PM – Bombeiro)
Luiz Carlos Gondim (Deputado Estadual)
Marcio Henrique Paulino Ono (Procurador Jurídico )
Vandré Luiz Venâncio Pires (Secretário de Compras)
Osmar Navarro (COMTUR Pederneiras)
José Leite de Sousa (ACIP – Diretor)
Sérgio Consultor – Turismo)
Edson dos Santos (Assessor Parlamentar)
Carlos A. Leal (Consultor – Turismo)
Isamaria F. Tebaldi (Analista – Sebrae)
Silvanei Daniel Domingos (Subtenente PM)
Valdir Tamborim Agente Administrativo)
Joel Tomé (Membro do Lions)
Brígida M. Tomé (Membro do Lions)
Maria Tereza N. C. Remoli (Grupo Gestor – COMTUR)
Lais Sosio Moreno (Grupo Gestor)
Márcio Paccola Langoni (Coordenação Caminhos do Centro Oeste)
José Antonio M. de Pontes
Alberto Matielo Dias (Presidente ACE)
Manoel dos Santos Silva (Vereador)


------------------------------------

VEJA MAIS: FOTOS e REPORTAGEM da TV RECORD PAULISTA (Jornal SP RECORD Interior, de 19-nov-09)Clique aqui

VEJA MAIS: V I D E O (imagens) editado por voluntário da Patriotismo: Clique aqui

VEJA MAIS: Centena de FOTOS: Clique aqui

OUTROS CERIMONIAIS

HISTÓRIA: CERIMONIAL 2008 (matéria, fotos e imagens): Clique aqui

HISTÓRIA: CERIMONIAL 2007 (imagens em foto-montagem): Clique aqui

Ou, para ver uma foto-montagem do evento de 2007, Clique aqui

VOLTAR ao topo

Patriotismo e colaboradores - Terminal Rodoviário Pref. Fernando Valezi - 11/19/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática