Armas Nacionais – O porque desse nome

A origem dos brasões de armas remonta às Cruzadas, primeiras brumas da Idade Média. No território fracionado da Europa, em cada gleba, havia um castelo, onde morava um senhor absoluto do local e à volta dele se amontoavam povoados. Nas viagens à Palestina esse senhor levava consigo um cortejo pomposo de vassalos. Para distinguir dos demais, os soldados desses minúsculos exércitos pintavam de cerca cor os seus broqueis. No retorno, os troféus alcançados eram colocados sob o escudo do cavaleiro, como oferta aos olhos do soberano e ao coração da sua dama. Como recordação do passado de bravura, os símbolos marciais eram mantidos e guardados. A isso se dava o nome de blazonar. A palavra brasão vem do alemão “blasen”, que significava “tocar buzina”, pois era ao tom da buzina que os cavaleiros avançavam para o combate. Essa é a origem, em linguagem simples, dos brasões.

Maiores detalhes devem ser pesquisados junto as especialistas e obras de Heráldica. Nos sítios de pesquisas na rede mundial de computadores você também encontrará artigos e dados históricos sobre o tema.

As Armas Nacionais, como Símbolo Nacional que conhecemos, originou com a República, idealizado por Artur Sauer (antigo oficial do exército prussiano e que no Brasil era técnico da Casa Laemmert, famosa gráfica do Rio de Janeiro), foi executado por Luís Gruder, desenhista incumbido de fazer um desenho das armas para ser oferecido ao Governo Provisório. Terminado, o desenho foi levado ao Marechal Deodoro da Fonseca, que o aprovou e teria comentado que “o gládio representava a espada militar que proclamara a República”, demonstrando que, embora leigo em heráldica, fizera uma leitura correta do símbolo e seu significado.

Se necessitar aprofundar sua pesquisa sobre esse Símbolo Nacional, recomendamos a obra “A História dos Símbolos Nacionais”, de Milton Luz, Edições do Senado Federal, volume 47 (essa obra pode ser adquirida no sitio da biblioteca do Senado Federal).

VEJA MAIS: Consulte DEPOIMENTOS Clique aqui

====== MENSAGEM RESPONDIDA ======

Mensagem do site Patriotismo.org.br
-------------------------------------------
Contato
-------------------------------------------
Data : 11/30/2009 8:17:16 PM
------------------------------------------- Nome : Adriana
Email : a----------f@yahoo.com.br
Cidade : Ouro Fino
Mensagem: Gostaria de saber porque as armas nacionais tem esse nome?

Adriana - Ouro Fino - FALE CONOSCO - 11/30/2009

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática