Câmara Federal lembra ação da FEB na 2ª Guerra

O sitio da Câmara dos Deputados divulgou a homenagem prestada aos Pracinhas no plenário daquela Casa, por ocasião dos dos 65 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 80 veteranos estiveram no plenário para receber as homenagens em sessão especial, realizada nesta segunda, 15 de março de 2010.

Em mensagem enviada aos pracinhas – como ficaram conhecidos os soldados - o presidente da Câmara, Deputado Michel Temer, lembrou que mais de 25 mil homens integraram a FEB, e 451 deles perderam a vida na Itália.

Confira a notícia:

Câmara lembra ação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra

(imagem de Elton Bomfim)

Representantes na ativa das três Armas homenagearam os pracinhas na sessão solene promovida pela Câmara.

A Câmara homenageou em sessão solene, nesta segunda-feira, os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), por ocasião dos 65 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 80 veteranos estiveram no plenário para receber as homenagens e foram recebidos por deputados e representantes das Forças Armadas.

Em mensagem enviada aos pracinhas – como ficaram conhecidos os soldados -, o presidente da Câmara, Michel Temer, lembrou que mais de 25 mil homens integraram a FEB, e 451 deles perderam a vida na Itália.

"Permaneceu, entretanto, a lição magnífica daqueles homens que, diante das atrocidades da guerra, em condições extremamente adversas, mostraram-se soldados dignos e, acima de tudo, seres humanos admiráveis", destacou Temer.

Revalorização histórica

O deputado que propôs a homenagem, Ciro Pedrosa (PV-MG), ressaltou a importância da revalorização histórica da FEB e relembrou as vitórias dos soldados brasileiros. Para ele, é preciso resgatar parte da “imensa dívida” que o País tem com os soldados brasileiros que embarcaram para as frentes de combate italianas e arriscaram suas vidas.

"Posso afirmar que, hoje, por força do destino, infelizmente através de tragédias como a do avião da Air France e o terremoto no Haiti, já somamos alguns heróis da atualidade, e o sentimento do povo brasileiro é de um grande orgulho de nossas Forças Armadas", disse.

Pedrosa coordena a Frente Parlamentar Mista da Revalorização Histórica da Força Expedicionária Brasileira, constituída por 199 deputados e 33 senadores. Entre os integrantes da Frente, o deputado Camilo Cola (PMDB-ES), que fez parte da FEB, mas não pôde comparecer à homenagem por motivos familiares.

"Tenho muito orgulho de ser colega e amigo desse grande parlamentar, canhoneiro da Forca Expedicionária Brasileira, que tem exercido um papel importante para o resgate da verdadeira história da participação do nosso País na Segunda Guerra", disse Pedrosa.

Memórias da guerra

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) também homenageou os veteranos e frisou que é preciso se valer de suas memórias sobre a guerra. "Infelizes das nações que perderam a memória desse período trágico, das ameaças contra os direitos das pessoas e dos povos, das feridas sem precedentes que foram causadas, dos impulsos corajosos suscitados para que a liberdade fosse readquirida. As novas gerações devem sabê-lo, e felizmente todos os presentes - não obstante poucos - ainda estão aqui para adverti-las e estimulá-las a essa tarefa de inquestionável magnitude", disse.

Por fim, o músico João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso, filho de um pracinha e dirigente do Grupo Histórico da FEB, falou sobre seu projeto para manter viva a memória desses heróis. Um documentário dirigido pelo próprio Barone, chamado Caminhos dos Heróis, está em fase de finalização e deve ser lançado ainda este ano.

Além da sessão solene, o grupo organizou uma carreata pelas vias de Brasília com veículos militares usados pelo Brasil na Segunda Guerra e uma exposição dos veículos na frente do Congresso Nacional.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo
divulgada em 15/03/2010, 15:33

endereço: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/145838.html NOTÍCIA – clique aqui

=======================

=== 2010 - ATUALIZAÇÃO COM ATALHO a noticias, imagens e documentos ===

1932

Uma briga na Justiça marca a data que relembra os 78 anos da Revolução Constitucionalista. Desde 2002, o Obelisco, onde fica o mausoléu em homenagem aos heróis de 32, está fechado para visitas. Apenas três vezes ao ano o patrimônio é aberto ao público. Projetado pelo escultor Galileo Emendabili, o obelisco carrega a simbologia do número 9 : tem 72 metros de altura (7+2=9); da cripta ao topo tem 81 metros (8+1=9), sendo que 81 também é o quadrado de 9; pela soma aritmética de 72 e 81, também se chega ao número 9 (7+2+8+1=18 (1+8=9)). (vide atalho abaixo)

"Velha e sempre nova"

Vejamos um pouco da importância da Faculdade de Direito do Largo S. Francisco na Revolução de 1932. (veja atalho abaixo)

Aurífero prédio

Além do Obelisco, SP tem outros monumentos que relembram a Guerra de 32. Um deles foi construído com a sobra do montante arrecadado na campanha "Ouro para o bem de São Paulo", que visava reunir fundos para sustento da Revolução. De fato, o Movimento de 1932 teve seu findar antes da aplicação da maior parte dos recursos. E com medo de que Getúlio Vargas garfasse o dinheiro, o comando das forças paulistas doou os fundos à benemérita Santa Casa de Misericórdia, que construiu um prédio que retrata a bandeira paulista, chantado no Largo da Misericórdia, no coração de SP. Os migalheiros, ao passar por ali a partir de agora, no burburinho da esquina da rua Direita, haverão de reverenciá-lo, como merece. Conheça essa história. (ver atalhos abaixo)

Consulte mais detalhes sobre o movimento de 1932, navegando até os atalhos abaixo:
OURO PARA O BEM DE S.PAULO – clique aqui

A REVOLUÇÃO NO LARGO, ou O LARGO NA REVOLUÇÃO – clique aqui

FONTE: esses atalhos remetem à matérias publicadas no sitio "www.migalhas.com.br".

=== CONSULTA NESTE SITIO ===

Existem outras matérias relacionadas com o tema Revolução Constitucionalista de 1932:

( Clique aqui )
( Clique aqui )
( Clique aqui )
( Clique aqui )

VOLTAR ao topo

Elton Bonfim, Marcello Larcher e Newton Araújo - Câmara dos Deputados - 3/15/2010

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática