TROCA DE BANDEIRAS NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES

É a Lei 5.700/71 que determina a presença da Bandeira Nacional no topo de um mastro especial, plantado na Praça dos Três Poderes, na Capital Federal (Brasília), “como simbolo perene da Pátria”, permanentemente, “sob a guarda do povo brasileiro”:

A troca da Bandeira Nacional deve ocorrer a cada 30 dias, em solenidade especial, realizada no primeiro domingo de cada mês.

A nova Bandeira deve atingir o topo do mastro antes que a Bandeira substituída comece a ser arriada.

O cerimonial tem por finalidade cultuar a Bandeira Nacional e manter o espírito cívico do cidadão brasileiro. Previsão legal

A Lei 5.700/71 dispõe sobre a presença permanente da Bandeira Nacional no mastro especial, plantado na Praça dos Três Poderes na capital da República Federativa do Brasil, Brasília, DF:

Art. 12. A Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes de Brasília, no Distrito Federal, como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro.
Parágrafo Primeiro - A substituição dessa Bandeira será feita com solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês, devendo o novo exemplar atingir o topo do mastro antes que o exemplar substituído comece a ser arriado.
Parágrafo Segundo - Na base do mastro especial estarão inscritos exclusivamente os seguintes dizeres: "
Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria".

Cerimonial mensal

A sistemática ou regulamentação de cada cerimonial pode sofrer pequenas alterações, variando segundo os costumes e regimentos de cada representante das Forças Armadas encarregado, em rodízio, para realizar essa substituição.

Imagens

Veja alguns vídeos postados na rede mundial de computadores:




ou ainda:




PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A Praça dos Três Poderes, localizada no extremo leste do Plano Piloto, é um dos mais importantes espaço público de Brasília. Mede aproximadamente 26.500 m2 (120 x 220 metros).

Não é uma praça tradicional, pois não possui árvores nem qualquer outro elemento que proporcione sombra às pessoas que nela permanecem. De vegetação, somente as palmeiras imperiais que circundam a grande superfície de água à altura do Congresso Nacional.

Nessa praça é que está o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes de cem metros de altura e que consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo (obs: veja matéria sobre Morro dos Barbosas, S.Vicente (SP), abaixo).

A Praça dos Três Poderes é ponto de visitação turística e de concentrações populares, não só as cívicas, como a troca da guarda do palácio presidencial e o hasteamento da bandeira, mas também das grandes manifestações de reivindicação e protesto.

PATRIOTISMO no YouTube

Nossa organização também publica videos das atividades que desenvolve, na rede mundial de computadores. Confira em: Patriotismobr – clique aqui

Curiosidade – Maior Bandeira

A Bandeira Nacional hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília (DF), com cerca de 280m², não é considerada a maior bandeira hasteada no território brasileiro, hasteada pelo então governador Mário Covas em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.

A maior Bandeira Brasileira hasteada em mastro, com 630 m², está localizada no Morro dos Barbosas, em São Vicente (SP). Um mastro de 60 metros de altura sustenta a Bandeira Nacional, que mede 31m x 20m. e pesa 110 kg.

Ao avistá-la, o turista respira o clima de nacionalismo que aquela cidade histórica possui. É na cidade que diversos pontos turísticos e construções remetem a fatos da fundação da primeira vila do País e da história daqueles que desbravaram e colonizaram o litoral brasileiro.

Essas informações foram obtidas no sitio oficial do município de São Vicente, “primeira cidade do Brasilclique aqui

QUEM FABRICA ?

A Bandeira Nacional que permanece hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília (DF), é fabricada na cidade de Cascavel (PR).

Pesa 52kg. Tem 14 x 20m e leva de 2 a 4 dias para ser confeccionada.

Veja a reportagem levada ao ar por uma retransmissora paranaense:



Patriotismo - Praça dos Três Poderes e Morro dos Barbosas - 6/16/2010

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática