PAVILHÃO PRESIDENCIAL - novas regras

Mudanças no protocolo simplifica, mas desagrada

O Decreto nº 7.419/10, publicado no último dia do ano de 2010 pelo agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu nova redação ao artigo 21 do Anexo ao Decreto 70.274/72 (clique aqui)

Agora não há mais a obrigatoriedade de hasteamento daquela bandeira (Pavilhão Presidencial) como indicativo da presença da Presidente na Sede do Governo ou Residência Oficial.

Isso representa o fim de uma tradição de cerca de 4 décadas, na medida em que acaba com a obrigatoriedade que existia desde 1972 para o hasteamento da bandeira verde com o brasão da República no Palácio do Planalto e na Alvorada como indicativos da presença do Presidente da República nesses locais.

(a foto ao lado é do sitio R7 - www.R7.com - Priscilla Mendes – vide link abaixo)

Nova regra

Pela nova regra o pavilhão permanecerá hasteado sempre que a Presidente estiver na capital federal ou nos locais indicados no decreto. O efeito imediato disso é a diminuição da movimentação dos Dragões da Independência nesses locais, um significativo abalo nesse atrativo turístico, dentro do contexto do turismo cívico na capital federal (clique aqui) . São eles os encarregados do hasteamento/arriamento do Pavilhão Presidencial a cada chegada/saída presidencial . Veja mais sobre os Dragões da Independência (clique aqui)



Vice-Presidencia

O mesmo decreto trouxe uma nova redação no tocante ao Pavilhão do Vice-presidente, que passou a ter o mesmo regramento.
Aqui, ao lado, veja a imagem do pavilhão vice-presidencial.

Decretos

Veja na íntegra o Decreto atual (nº 7.419, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010) (clique aqui)

Veja como era (art. 21 do Anexo ao Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972) e como ficaram as regras do Cerimonial Público nesses pontos (clique aqui)

Criticas

Parte da imprensa criticou as mudanças. A titulo de exemplo, veja a matéria do sitio “R7(www.r7.com.br), de onde fomos buscar a (excelente) foto ilustrativa do arriamento do Pavilhão Presidencial (acima), matéria creditada a Priscilla Mendes (R7 – clique aqui) .

VOLTAR ao topo

Patriotismo.org.br - Brasilia - DF - 1/25/2011

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática