Terceiro Setor: você sabe o que é?

Na organização de sociedade atual, o Estado é o “Primeiro Setor”, o Mercado o “Segundo Setor” e as Entidades da Sociedade Civil formam o “Terceiro Setor”.

Portanto, o denominado “TERCEIRO SETOR” é formado por entidades da Sociedade Civil de fins públicos e não lucrativos, com capacidade de gerar projetos, assumir responsabilidades, empreender iniciativas e mobilizar recursos necessários ao desenvolvimento social do país.

Houve nos últimos anos uma grande expansão do Terceiro Setor no Brasil, a tal ponto que na virada do milênio mais de 250 mil entidades faziam parte deste segmento, empregando mais ou menos 2 milhões de pessoas, e movimentando, em 1998, recursos em torno de 1,2% do PIB o que representava aproximadamente 12 bilhões de reais.

Segundo publicações da área, naquele ano o “Terceiro Setor” favoreceu mais de 9 milhões de pessoas ou seja 6% aproximadamente da população total do país. Segundo estimativas da mesma fonte, 10 % da população brasileira, ou seja 15 milhões de pessoas doaram para os fins do Terceiro Setor.

Outro dado importante é que já superam os 12 milhões os voluntários que lutam por esta causa no Brasil. Em países da Europa e nos EEUU, este setor movimenta quase 6 % do PIB, empregam mais de 12 milhões de pessoas diretamente e beneficiaram na década de 90 mais de 250 milhões de pessoas.

O Terceiro Setor é marcado por:
1) Iniciativas privadas não orientadas para o lucro;
2) Iniciativas na esfera pública não realizadas pelo Estado;
3) Iniciativas destinadas ao interesse comum e solidárias;
4) Uma estrutura formal;
5) Autonomia;
6) Função política na sociedade.

Dessa forma, a OSC Patriotismo é organização pertencente ao denominado Terceiro Setor" que atende a todos esses requisitos.

Participe, conheça detalhes e divulge nosso trabalho. Você é importantíssimo e pode colaborar!

Patriotismo - Macatuba - 9/16/2005

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática