Bandeiras do Brasil

Como nação soberana e independente, o Brasil possuiu apenas três bandeiras.

De 1822 a 1889, a Bandeira do Império foi a primeira bandeira do Brasil. Foi instituída em 18 de setembro de 1822, logo após a proclamação da Independência, a partir do projeto de autoria do próprio príncipe regente d. Pedro I.



A Bandeira Provisória da República tremulou como símbolo do Brasil republicano entre os dias 15 e 19 de novembro de 1889, quando o governo provisório instituiu a bandeira definitiva.





A atual Bandeira Nacional, a Bandeira da República Federativa do Brasil, mantém em sua essência a configuração e as cores da Bandeira do Império: losango amarelo, sem tocar as extremidades do retângulo, em campo verde, com a troca das armas do Império pelo emblema da República: esfera azul, com uma faixa branca contendo os dizeres “Ordem e Progresso ”, grafados na cor verde. As 27 estrelas brancas existentes na esfera azul representam os Estados brasileiros, e tal disposição das estrelas na Bandeira Nacional corresponde ao céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30m, do dia 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República.

( Esse material foi elaborado e está sendo divulgado em decorrência de consulta no "Fale Conosco", feita por Almiro C. T. de F., de Lages, SC ).

SAIBA MAIS - CONSULTE outras notícias/artigos contendo materiais completos sobre as Bandeiras que tremularam em território brasileiro.

Através do atalho "Artigos/Notícias", se você clicar no artigo "Bandeiras no Brasil - Imagens, dados e história" encontrará mais informações. Boa pesquisa!

Consulta de Visitante - Patriotismo - 8/19/2007

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática