A verdadeira riqueza do Projeto LIXO RICO

Humildemente, com olhar firme, Edivaldo Mariano conta que sente orgulho do que faz todos os dias pelas ruas de Macatuba (SP) região central do estado de São Paulo, próximo a Bauru. Ele trabalha na coleta de materiais recicláveis pela cidade.

Sua atividade, apoiadas pelo Projeto “Lixo Rico”, não é solitária. Trabalha com outros companheiros, dentre eles Segundo Rodrigues Viviani e João Batista Anacleto, que também mostram muito orgulho do que estão fazendo na cidade.

Os amigos demonstram concordância com as palavras de Edivaldo com um largo sorriso. E razões não faltam para isso.

Até a implantação do projeto pela Prefeitura, e o ingresso deles na cooperativa de catadores de lixo reciclável, no aterro sanitário da cidade (lixão) Edivaldo e seus amigos disputavam espaço com cães, gatos e urubus famintos. Contam que viram de tudo naquele ambiente insalubre, desumano. Viviam adoecidos. Sentiam vergonha de suas atividades no lixão: "Nóis não podia dizer que trabalhaiava no lixão. Agora nóis pode dizer que trabalha com recicláveis", complementa Edivaldo.

Hoje no projeto e com a coleta materiais recicláveis pela cidade e a entrega no centro de separação e encaminhamento montado pela Prefeitura, a situação melhorou, motivando-os a, convictos e orgulhosos, dizer que a situação de todos é outra. Melhorou não só financeiramente, mas, principalmente, em qualidade de vida e no ambiente profissional.

Edivaldo e seus amigos são brasileiros humildes que demonstram um grande amor pela pátria e pelo que fazem. Mostram isso nos mínimos detalhes de seu trabalho diário.

Dizem que têm consciência de que estão ajudando a construir um futuro melhor, onde os grandes beneficiários serão nossos filhos, a natureza e a qualidade de vida da população macatubense. Estão construindo a grandesa da nossa Pátria.

No carrinho de coleta de materiais recicláveis fornecido pelo projeto "Lixo Rico", Edivaldo instalou uma Bandeira do Brasil, de plástico, que diz ser "simplezinha, mas é a Bandeira do meu Brasil". Foi essa a forma que encontrou para demonstrar o orgulho que sente pelo trabalho, pela cidade, pelo pais. A Bandeira Nacional o acompanha durante todo o dia pela cidade.

Na foto acima mostra um momento do trabalho de Edivaldo e seus amigos, brasileiros que vivem em Macatuba e fazem questão de expressar seu patriotismo.

Estão ajudando a transformar Macatuba na Capital Nacional do Patriotismo. E não demonstram qualquer dúvida nisso: "Conseguiremos. E bem depressa", completa João Batista com um largo sorriso.

Macatuba é especial por sua gente, que faz questão de expressar amor à Pátria nos mínimos detalhes. Um exemplo de construção coletiva das bases firmes da cidadania plena!

Patriotismo - Projeto Lixo Rico - Macatuba, SP - 11/13/2007

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática