Macatuba comemora Dia da Bandeira com cerimonial

Sob sol escaldante, pontualmente ao meio-dia deste Dia da Bandeira, pelo Cerimonial do Exército Brasileiro foi dado início ao Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras inservíveis.

Evento inédito em Macatuba, o Cerimonial de Incineração contou com inúmeras representações militares, civis, autoridades municipais, dirigentes de departamentos, professores, alunos e significativo público formado por cidadãos boquiabertos com a pompa do evento (vide relação de pessoas/corporações presentes que assinaram lista de presenças junto a mesa de recepção, neste sítio, no atalho próprio), todos postados na Praça Mário Galassi , Vila Santa Rita, altos da cidade de Macatuba (SP), onde a Patriotismo tem sua sede.

" A beleza e significado nobre do evento, a admiração estampada no rosto das pessoas, neutralizou ou minimizou os efeitos desse sol escaldante durante a realização do cerimonial ", completou o advogado Caio Celso Nogueira de Almeida, que se deslocou da cidade de Garça especialmente para assistir e participar do Cerimonial.

Nesta foto, o Sr. Salvador, um cidadão cadeirante, contemplando o cerimonial num gesto patriótico, mostrando que o amor à Pátria não tem idade nem limitações.

CERIMONIAL

A tropa em formação, sob o comando do Ten Cel Vieira, chefe da fiscalização administrativa da 6ª CSM, foi apresentada ao Ten Cel Vladimir Vieira, chefe da 6ª CSM e Cmt da GU Mil Federal de Bauru, e ao Chefe do Executivo Macatubense, Prefeito Coolidge Hercos Junior, que receberam as honras regulamentares.

Em seguida foi procedida a recepção ao Pavilhão Nacional, que tomou lugar de destaque à frente da tropa para, logo após, ser hasteado sob o som e canto do Hino Nacional.

Após a leitura da Ordem do Dia, o Sgt Ubeda, praça mais antigo e de excepcional comportamento, foi quem executou a cerimônia cívica de incineração de bandeiras que se tornaram inservíveis, sob o som e canto do Hino à Bandeira.

O momento da incineração foi o ponto alto da festa. A foto abaixo retrata o exato momento em que o Sgt Ubeda iniciava a incineração. A Pira foi preparada com materiais industriais de sucata, adquiridos como ferro velho na empresa Oioli, em Barra Bonita.

O ferro velho foi tranformado numa peça impecável. Os serralheiros do almoxarifado municipal é que fizeram as adequações, soldando as duas partes dos dutos de ventilação. O acabamento foi dado pela pintura temática, coordenada pelo Chefe de Serviços Externos da Municipalidade, José Roberto Valardão. " Realmente ficou muito bem feita a pira, comentaram alguns dos militares presentes ".

Fizeram uso da palavra o Ten Cel Vladimir Vieira e o Prefeito Dr. Coolidge (vide íntegra do discurso transcrito no final desta matéria).

Após houve a retirada da Bandeira Nacional do local da solenidade, e solicitada a permissão para dar destino à tropa, com agradecimentos do Prefeito Municipal e do Chefe da 6a CSM pela presença de todos, declarada encerrada a solenidade.

Nas fotos que segem abaixo, uma geral dos mimos entregues às Corporações, aos chefes dos Poderes presentes, assim como às Diretoras de Escolas participantes do projeto " Construindo nossa Pátria com as mãos " (vide matérias sobre esse projeto neste sítio, nos atalhos´à sua esquerda ou na página principal).

Durante a dispersão, o grande atrativo foi o veículo do Corpo de Bombeiros e a exposição de materiais e equipamentos de uso dos Bombeiros nas suas atividades diárias. Dai nosso agradecimento especial ao Major Guerxis, Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros sediado em Bauru (SP), que possibilitou essa participação e a realização da exposição, assim como aos bombeiros Cb Achui e Sd Dias, que gentilmente davam explicações sobre suas atividades e equipamentos às crianças e populares curiosos.

Como ato de agradecimento a todas as Corporações, ao Executivo, Legislativo e aos colaboradores para que o evento fosse possível, durante o cerimonail a OSC Patriotismo promoveu a entrega de um mimo (vide foto)a cada uma desses parceiros, com um ofício convidando-os para uma reunião inicial de organização das comemorações no ano próximo futguro (2008), para o dia 11 de agosto de 2008 às . 9h00m na sua sede em Macatuba.

O mimo entregue foi uma atração à parte. Confeccionado por artesãos-voluntários, o suporte com a Bandeira Nacional já faz sucesso em todos os projetos da Patriotismo.

"Ainda mais agora, que esse suporte traz o logotipo da organização na sua base, em alto relevo. Realmente uma lembrança de muito bom gosto", acrescenta Caio Celso Nogueira de Almeira.

Igualmente foram agraciadas as Escolas Municipais, que durante o período de comemorações da Semana da Pátria e do Dia da Bandeira no município-sede da organização (Macatuba-SP), ajudaram a desenvolver e aplicar o projeto " Construindo Nossa Pátria com as Mãos ".

O resultado dessas atividades, consistentes em painéis com as formas e cores da Bandeira impressas pelas mãos das crianças, professores, diretoras e funcionários das Escolas Municipais "Waldomiro Fantini", "Odila Galli Lista" e "Caic Cristo Rei", também estiveram expostos na praça do evento e, até o início das comemorações da Semana da Pátria 2008 ficarão expostas em locais de grande circulação de pessoas no município.

O responsável pelo cerimonial militar do evento, o Ten Spiri , também recebeu um mimo das mãos do Advogado Clodoaldo Roberto Galli , diretor jurídico da prefeitura municipal, como homenagem da Patriotismo ao ilustre colaborador e aos militares reformados.

"Macatuba é uma comunidade que tem por tradição reconhecer os feitos daqueles que deram o máximo de sí para a Pátria. Nossos heróis têm lugar especial no coração da sociedade local. Oportuno, pois, neste momento, homenagear aos militares reformados na pessoa do Ten Spiri. São homens como ele que, mesmo reformados, continuam a cultivar e a espalhar o amor às coisas da Pátria. Dão exemplos aos mais jovens. A homenagem é muito justa", complementou o advogado Luiz Eduardo Franco, Presidente da Patriotismo após o encerramento do cerimonial.

Nesta foto, vemos um flagrante do Prefeito hasteando o Pavilhão Nacional no início do cerimonial.

VEJA NA ÍNTEGRA O DISCURSO do Prefeito Municipal, Dr. Coolidge Hercos Junior:

Boa tarde a todos, quero primeiramente cumprimentar e agradecer a presença das autoridades civis e militares, e de toda a população aqui presente, em especial ao Presidente da Organização de Sociedade Civil Patriotismo, o advogado Luis Eduardo Franco, idealizador desta nobre iniciativa. Dizer também que é um orgulho muito grande para nós macatubenses podermos colaborar com as Forças Armadas, realizando pela primeira vez em Praça Pública este cerimonial de incineração de Bandeiras inservíveis.

SENHORAS E SENHORES

Não é preciso muito esforço para reconhecermos que nosso país vive uma crise institucional sem precedentes, crise esta que abrange diversos setores de nossa sociedade.

E esta crise é causada, sobretudo pela falta de referências moral e ética. Com isso, nossos jovens estão crescendo desprovidos do senso de cidadania. Não há mais a preocupação com o próximo, com as causas da comunidade, com as coisas públicas.

O evento de hoje é apenas uma mostra do trabalho desenvolvido pela ‘Patriotismo’ com o apoio da Prefeitura Municipal, que busca através de seus projetos resgatar valores que com o tempo foram sendo substituídos por modelos que não condizem com aquilo que esperamos de nossos cidadãos.

E a Bandeira Nacional simboliza justamente esses valores que buscamos. Simboliza a união de nosso povo, nossa luta diária para criarmos um País mais justo, uma terra melhor para os nossos filhos.

Mas só atingiremos esse objetivo se cultivarmos o espírito de unidade, se nossas ações forem voltadas para o bem comum, para nossa comunidade e para nossa pátria.

Sejamos então os modelos ideais para nossos jovens, não somente naquilo que dizemos, mas em nossas ações diárias, seja em nosso trabalho, em nossa família e em nosso convívio social.

Quero finalizar deixando aqui todo o nosso apoio à iniciativa de tornar Macatuba a Capital Nacional do Patriotismo, e dizer que acreditamos que a população macatubense fará jus a este título.

E o caminho para isso é um só, e que pode ser resumido nas belas palavras do indiano Gandhi: “DEVEMOS SER NÓS MESMOS AS MUDANÇAS QUE QUEREMOS NO MUNDO”.

MUITO OBRIGADO A TODOS.

(essa a íntegra do discurso proferido pelo Prefeito Municipal de Macatuba (SP), no Cerimonial Peculiar de Incineração de Bandeiras Inservíveis, realizada na Praça Mário Galassi no dia 19 de novembro de 2007, exatamente às 12 horas, com a presença de aproximadamente 1,5 mil cidadãos, segundo estimativa do Jornal regional O ECO, edição ANO 70, nº 6.299, páginas principal e A-5. )

Patriotismo - Praça Mário Galassi - Cerimonial de Incineração - 11/19/2007

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática